Como otimizar a venda cruzada de seu negócio? Entenda!

Talvez você não faça ideia do que seja venda cruzada (ou cross selling), mas ela acontece diariamente ao seu redor, seja na empresa em que você trabalha, seja em situações cotidianas de compra em que você é o consumidor.

Ela é responsável por uma fatia considerável do faturamento de uma empresa, porém, por não ser tradicionalmente considerada com cuidado por muitos profissionais de marketing e vendas, seu potencial raramente é explorado a fundo.

Veja, neste artigo, o que é venda cruzada e por que é importante investir tempo e dinheiro nessa iniciativa. Fique por dentro, ainda, de algumas dicas para melhorar as suas. Boa leitura!

O que é a venda cruzada?

Toda vez que você comprou um par de tênis, ofereceram meias. Se você mandou fazer óculos de grau, o vendedor deve ter chamado a sua atenção para um líquido que ajuda na limpeza das lentes. Ao comprar um smartphone, alguém ofereceu a você uma capinha.

Isso é a venda cruzada, responsável por aumentar o ticket médio dos clientes de um negócio. São pequenas vendas secundárias realizadas junto a um produto ou a um serviço principal, que, somadas no final do mês, fazem muita diferença no faturamento.

Essa é uma maneira relativamente simples de aumentar os lucros. Inclusive, como as vendas cruzadas, em geral, são de itens pequenos, é comum que, embora o lucro real seja baixo (pelo valor menor dos produtos), a lucratividade seja altíssima.

Quais as dicas para otimizar a venda cruzada no seu negócio?

Abaixo, relacionamos algumas maneiras bem simples de começar a organizar e a estimular esse tipo de venda. Confira!

Capriche no atendimento

Se a venda principal for bem-feita, a venda cruzada acontecerá naturalmente. Muitas vezes, ela é fruto da confiança que o cliente deposita no vendedor no momento da compra.

Uma vez estabelecida essa cumplicidade, a indicação desse vendedor de um novo produto ganha força, e quase sempre é acolhida pelo consumidor. Investir no atendimento, além do mais, ajuda a fidelizar clientes.

Realize parcerias

Se quiser lucrar mais e aproveitar a marca de uma outra empresa para melhorar o cross selling, você pode fazer parcerias. Por exemplo, se você vende eletrodomésticos, pode aproximar-se de empresas que fabricam itens para a cozinha.

Essa parceria quase sempre barateia o custo do segundo produto. Promoções ou “combos” reunindo ambos tendem a aumentar as chances de venda. Os consumidores sabem reconhecer isso como uma oportunidade.

Utilize a tecnologia como aliada

O ponto mais difícil ao realizar as vendas cruzadas é conseguir compreender quais tipos de combinações dão mais certo. Alguns comércios relativamente pequenos vendem tantos itens diferentes que pode ficar confuso combiná-los. Imagine, então, os grandes.

Nesse ponto, utilizar a tecnologia faz toda a diferença. Com dados precisos das suas vendas obtidos por softwares, você consegue examinar as saídas em conjunto e determinar uma estratégia para oferecer produtos que serão aceitos.

A venda cruzada parece não fazer diferença, mas, ao fim do mês, aumenta muito o seu faturamento. Se você souber otimizá-la e oferecer os produtos certos com tecnologia e gestão de processos, melhor!

Tem alguma estratégia de cross selling infalível que você gostaria de compartilhar com a gente? Deixe uma mensagem nos comentários contando!

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