venda ativa e passiva

Entenda de uma vez por todas as diferenças entre venda ativa e passiva

Se você tem o seu próprio negócio, sabe a importância de entender as diferenças entre venda ativa e venda passiva. Ambos os tipos de venda são utilizados em lojas físicas e virtuais para aumentar o faturamento das empresas. Essas metodologias têm abordagens distintas e podem elevar o nível da sua marca.

Quando os colaboradores da equipe de vendas estão cientes dessas distinções, conseguem cooperar com a lucratividade do negócio. Dessa forma, os clientes em potencial são fidelizados, aumentando as vendas dos seus produtos e serviços.

No entanto, esse assunto pode ser de difícil interpretação para alguns indivíduos que não têm tanto conhecimento em vendas. Por isso elaboramos este artigo para solucionar todas as suas dúvidas. Siga com a leitura!

O que são e como funcionam as vendas ativas e passivas?

A principal característica da venda ativa é a procura do funcionário pelo cliente. O profissional entra em contato com os clientes em potencial para tentar finalizar uma venda. No momento da venda, o colaborador apresenta todas as vantagens de um determinado produto ou serviço para garantir uma boa compra. É uma maneira que costuma ser eficaz, especialmente quando há interesse por parte dos consumidores.

Por outro lado, a venda passiva tem uma outra forma de atrair o cliente, seja por divulgação ou publicidade em veículos de comunicação. A clientela tem o interesse despertado em adquirir um determinado produto e visita ou acessa a sua loja. Diferente da venda ativa, os clientes não são prospectados — geralmente eles entram em contato por conta própria. Não há intervenção direta da empresa com a clientela.

Mas quais seriam as diferenças entre esses métodos de venda? De forma geral, a venda ativa acontece com os clientes que são prospectados a comprar seus produtos. Isso é muito comum no mundo digital, já que os empreendedores usam plataformas como mídias sociais para ter engajamento e alcançar novos clientes. Já na venda passiva, os clientes conhecem seus produtos em divulgações.

Como as empresas podem conciliar venda ativa e passiva?

Nota-se que essas abordagens de venda podem ser rentáveis para as empresas. Talvez algum tipo seja mais atrativo do que outro dependendo do contexto e segmento do seu negócio. Ao passar por momentos difíceis, é essencial ter um plano de emergência para conciliar esses tipos de venda. Essa é uma grande oportunidade para tirar o máximo proveito dos benefícios.

O primeiro passo para fazer isso acontecer é preparar a sua equipe para trabalhar com os dois tipos de venda. Identifique uma forma de fazer com que elas se complementem. Conte com a ajuda de algum software tecnológico que possa integrar todas as informações sobre prospecção de clientes e vendas concretizadas.

Agora você já sabe o que é venda ativa e venda passiva! Como podemos ver, ambos os métodos podem ajudar sua empresa a crescer e têm vantagens exclusivas. As atividades envolvidas nesses tipos de venda caracterizam suas diferenças. Vale lembrar que há maneiras de conciliar essas abordagens e aproveitar o máximo que elas têm a oferecer. Então aproveite, pois essa é a sua chance de conquistar resultados incríveis!

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