Conheça 5  canais para atender seus clientes

A evolução do atendimento ao consumidor tem ajudado, de forma efetiva, no aprimoramento da reputação das marcas. A transformação digital está trazendo muitas vantagens para essa área, por isso, os negócios estão reinventando o modo de atender aos clientes. Diante disso, é imprescindível que as empresas adotem estratégias e técnicas de atendimento ao cliente que possam otimizar o atendimento e melhorar os resultados cada vez mais.

No passado não muito distante, fazer contato com as empresas para receber atendimento era uma prática não muito agradável. Muito tempo se perdia em um call center que acabava por utilizar técnicas que irritavam os consumidores.

Para que você possa inovar no seu atendimento e garantir a satisfação dos clientes, trouxemos 5 técnicas de atendimento infalíveis que serão indispensáveis nos próximos anos. Continue acompanhando e aproveite! Boa leitura!

1. Atendimento remoto

O atendimento remoto, na prática, já é uma realidade. Existem alguns sistemas operacionais que já têm recursos instalados para o acesso remoto, e um exemplo é o Windows na versão Professional.

No entanto, essa técnica de atendimento será mais usada, saindo das possibilidades de gerenciamento de aulas virtuais e de suporte técnico em softwares, para várias áreas. É importante destacar que o atendimento remoto também pode ser ministrado em smartphones, ampliando, assim, o seu leque de possibilidades.

2. Chatbots eficientes

Os chats que são controlados por robôs precisam ter uma ampla atuação de respostas. Para tanto, os empreendimentos devem alimentar os dispositivos com os questionamentos mais frequentes do público consumidor. Sem contar que a identidade da organização precisa ser personificada no avatar do chat, com um visual humano, com um nome e também com expressões verbais corretas.

Essas ferramentas são muito eficientes e oferecem uma oportunidade de automação desse processo, além da possibilidade de manter um tom de proximidade com o cliente e de reduzir custos operacionais.

3. Atendimento virtual

Uma tendência que, certamente, pode reduzir os custos operacionais do seu negócio é o autoatendimento. É uma técnica que deve ser usada na versão presencial, com totens de atendimento e, na sua versão virtual, via FAQs interativos nos sites das empresas. O autoatendimento é muito eficaz, afinal, permite que você atenda à necessidade de uma grande quantidade de clientes que gostam de solucionar as suas demandas sozinhos.

4. Aplicativos mais completos

Os apps mobile são a solução para a necessidade de o negócio interagir e de atender ao consumidor no local em que ele está bem mais acessível: em seu aparelho celular. Com opções de compra, interação com as redes sociais, acompanhamento de pedidos e tantas outras ferramentas, os apps mobile serão cada vez mais usados pelos consumidores.

Porém, é fundamental conhecer a real demanda sobre os apps e o que o seu negócio pode oferecer de diferente. Lembrando que o ideal é manter o aplicativo integrado com todos os canais e apresentar recursos que justifiquem o espaço que a sua marca está desejando ocupar no smartphone dos clientes.

5. Omnichannel e os multicanais integrados

Disponibilizar ao cliente muitos canais de atendimento que tenham a mesma qualidade é, sem dúvidas, uma tarefa complexa. Lembrando que eles devem ser integrados para tornar a experiência de contato do consumidor melhor ainda.

Não se pode repetir demandas abertas em um chat quando a empresa estiver falando com o cliente no call center. O consumidor precisa ter um histórico integrado, que garanta que qualquer atendente prossiga com o pedido feito.

Por isso, é fundamental fazer uso de canais de comunicação, como o Skype, o WhatsApp, o Messenger, entre outros, para que a sua marca esteja sempre disponível nos apps que os clientes já utilizam no seu dia a dia.

Quase todas as tendências têm apontado para a internet e, com o atendimento, não é diferente. A IoT (Internet das Coisas) ganha cada vez mais força, mostrando que todos interagirão com as tecnologias na rotina do dia a dia. Então, não perca tempo e modernize o seu atendimento o mais rápido possível, adotando essas técnicas de atendimento ao cliente que destacamos aqui para que você possa usufruir dos seus benefícios!

 Gostou do texto e quer acompanhar as nossas novidades para aprender mais? Então, aproveite para seguir a nossa página no Facebook!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.