Social Selling: entenda agora o que é e como usar no negócio

BIGODE: O Social Selling é uma técnica que tem como objetivo tornar o processo de vendas mais efetivo por meio da prospecção e interação com clientes em potencial pelas redes sociais.

 A maneira como uma equipe de vendas atua mudou muito com a popularização da internet. Se anteriormente eram usadas outras abordagens, hoje é possível tirar proveito do dinamismo das redes sociais para encontrar os clientes certos e acelerar conversões. Um exemplo disso é o Social Selling.

Neste post, você vai saber como ter um processo de vendas mais certeiro com o apoio dessa estratégia e ainda conferir dicas de como aplicá-lo. Por isso, não perca tempo e continue já a leitura!

Afinal, o que é o Social Selling?

O Social Selling nada mais é do que uma forma de usar as redes sociais para encontrar seus clientes ideias e, assim, começar a interagir com eles e construir um relacionamento mais relevante e de confiança.

Esse método parte do princípio de que as mídias sociais são fontes ricas de prospects. Logo, usá-las a favor do negócio, para interagir com mais qualidade com essas pessoas, tem o potencial de aumentar oportunidades de vendas e estabelecer uma relação mais sólida com a base de clientes, o que leva também a fidelização.

Usar essas plataformas para compartilhar conteúdos, tirar dúvidas e se aproximar do consumidor de forma geral são exemplos do bom uso do Social Selling que causam aumento da satisfação do cliente e facilita toda sua jornada de compra.

Como aplicar essa estratégia no meu negócio?

Agora que você percebe como o Social Selling pode ajudar a alavancar resultados, confira, a seguir, algumas dicas chaves para incorporá-lo no dia a dia da sua empresa.

Identifique sua persona

A persona representa o arquétipo do que seria o consumidor ideal da sua marca. Isso vai além de pensar, por exemplo, no seu gênero, classe social, renda ou idade. Investigar esse conceito está relacionada a uma pesquisa profunda sobre seu público-alvo, o que inclui saber mais sobre os hábitos, necessidades, preferências, dores e desejos desses compradores.

Estudar isso é o primeiro passo para conseguir elaborar o conteúdo certo e definir as melhores abordagens de vendas.

Saiba onde estão seus prospects

O uso das redes sociais ampliou muito ao longo dos anos, tanto que existe uma gama variada delas. Praticar Social Selling não significa necessariamente estar presente em todas, pelo contrário: é preciso ser assertivo para ter melhores resultados.

Assim, procure saber quais são as mídias mais usadas por sua persona para investir pesado nelas para gerar leads qualificados. Por exemplo, o LinkedIn é a rede ideal para achar executivos e fazer contatos profissionais.

Compartilhe conteúdo relevante

Uma vez definidas a rede e o perfil detalhado da persona, elabora conteúdo que ela gostaria de ler e disponibilize-o nas mídias escolhidas. Nesse ponto, é importante lembrar que os materiais compartilhados precisam ser originais, interessantes e verdadeiramente úteis para os usuários, de forma que eles também ajudem a pessoa a sanar dúvidas e se sentir mais confiante para caminhar pelo funil de vendas.

Interaja com o público

Outro importante pilar do Social Selling é estabelecer relacionamento ao caprichar na interação com o público. Aqui, um ponto de atenção é tornar essa comunicação a mais humanizada e personalizada possível. Nada de respostas automáticas e robotizadas. Invista na criatividade e prepare sua equipe para falar com os clientes de forma calorosa e amigável. 

O Social Selling é uma excelente prática para ter mais qualidade na geração de leads e otimizar o processo de vendas de uma empresa, potencializando os resultados. Para tal, é preciso trabalhar na construção dessa estratégia, com o apoio de técnicas e boas ferramentas que ajudem a equipe a analisar e acompanhar dados e insights para elaborar ações nas redes sociais cada vez melhores.

Gostou do conteúdo de hoje e quer saber mais sobre como fortalecer o relacionamento com seu público? Se sim, aproveite o momento e baixe agora mesmo nosso e-book completo sobre como melhorar a experiência e a percepção de valor do cliente

campanhas de marketingPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.