3 dicas para melhorar a satisfação dos clientes na sua empresa

Crescimento de participação no mercado, aumento da lucratividade e maior competitividade em sua área de atuação: talvez esses sejam alguns dos principais objetivos de grande parte das empresas. Contar com uma gestão bem alinhada e com uma equipe motivada para exercer as suas funções é essencial para alcançar esses objetivos. No entanto, de nada adianta se não houver a satisfação do cliente, concorda?

Ao fidelizar o seu público, consequentemente, você vai incentivá-lo a retornar ao negócio. Dessa forma, vai haver um aumento do ticket médio e ainda a promoção do marketing boca a boca — quando o próprio cliente indica seus serviços.

Neste conteúdo, conheça algumas dicas importantes sobre o tema!

1. Amplie canais de atendimento

Ampliar os canais de atendimento ao cliente será essencial para a sua satisfação. Por meio dessa estratégia, o público tem a possibilidade de utilizar a ferramenta que melhor se adapte às suas necessidades para aquele momento, o que possibilita maior interação e um relacionamento mais próximo.

Para isso, esteja presente nas redes sociais de forma efetiva — respondendo aos comentários das pessoas e tirando as dúvidas sempre que elas surgirem. Não se esqueça, ainda, de valorizar o treinamento de sua equipe, uma vez que o contato de qualidade também vai depender da forma como se dá essa interação.

Além dos múltiplos canais, tenha sempre atenção ao feedback de seus clientes. Assim, há a possibilidade de implementar melhorias quando necessário.

2. Aplique pesquisas de satisfação

Para receber esses feedbacks e ter a possibilidade de aplicar mudanças em seu atendimento, aplique pesquisas de satisfação. Entre as principais vantagens de contar com essa estratégia, destacamos:

  • identificar hábitos de consumo;
  • entender quais são os meios de pagamento que eles mais utilizam — e se a sua empresa oferece essas soluções;
  • avaliar como é a percepção do público em relação aos preços dos produtos;
  • conferir quais são os principais canais em que os clientes estão presentes.

Com o objetivo de realizar uma boa pesquisa de satisfação, é preciso:

  • ser objetivo nas perguntas;
  • fazer as perguntas certas, de acordo com o propósito de sua empresa (se o seu negócio acredita que as vendas estão abaixo do esperado, formule questionamentos que contribuam para insights);
  • escolher modelos que se adaptem à sua realidade;
  • utilizar ferramentas específicas.

3. Invista em produtos de qualidade

Por fim, não podemos deixar de mencionar a importância de investir em produtos de qualidade para aumentar a satisfação do cliente. Por meio da pesquisa, você tem a possibilidade de identificar a percepção que as pessoas têm sobre isso. Consequentemente, a sua equipe terá dados importantes para a tomada de decisão, bem como para traçar estratégias efetivas que visam a oferecer um produto com mais qualidade.

Sempre que houver melhorias, não deixe de divulgar em seus principais canais. Afinal, fazer com que as pessoas entendam a sua preocupação em trazer sempre algo de mais qualidade é positivo.

Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre como aumentar a satisfação do cliente e as estratégias que podem surtir um efeito positivo para que haja melhores resultados. Hoje, com amplos canais de comunicação, contar com clientes satisfeitos e que divulguem sua marca de forma proativa contribuirá para que outras pessoas conheçam o seu negócio e, consequentemente, vai gerar mais oportunidades.

Se gostou deste material e deseja ter acesso a outras dicas como essas, basta assinar a nossa newsletter e receber os conteúdos diretamente em sua caixa de entrada!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.