satisfação do cliente

Satisfação do cliente: saiba como usar a favor do seu negócio

A satisfação de clientes é uma preocupação de todo negócio de sucesso. Empresas que conseguem manter os seus consumidores com uma boa relação com a marca têm mais receitas, enfrentam momentos de crise econômica com menos dificuldades e ganham maior engajamento orgânico durante as suas campanhas de marketing.

Portanto, garantir que o cliente esteja satisfeito, certamente, deve ser um dos principais objetivos de todas as empresas que desejam ter os seus produtos ou serviços bem-aceitos no mercado. No entanto, promover uma experiência satisfatória pode trazer muitos outros benefícios, inclusive, no sentido de motivar consumidores em potencial a comprar com você.

Para saber mais sobre o tema, veja quais estratégias usar a favor do seu negócio para estimular a satisfação de clientes! Continue a leitura!

Reviews próprios e de terceiros

Quando o seu cliente fica satisfeito, transforma-se em uma ótima “ferramenta” de marketing — não só porque as chances de ele voltar a comprar o seu produto ou serviço são maiores, mas também porque ele se torna uma publicidade ambulante. Afinal, no dia a dia, um assunto bastante comum entre consumidores é sobre o que adquiriram.

Ou seja, mesmo em tempos de alta tecnologia, o boca a boca continua sendo uma forma muito eficiente de fazer marketing. No entanto, para que as boas impressões que os seus clientes têm recebam maior visibilidade, uma dica é apostar nas avaliações online, atualmente, bastante populares.

Existem muitos sites que funcionam como termômetros para os mais diversos produtos e serviços, sendo essencial a sua empresa monitorá-los e saber o que os seus clientes têm a dizer. No entanto, é possível ter, na sua própria página, um mecanismo que permita aos consumidores a criação de reviews a respeito dos itens que adquiriram.

Portanto, sempre incentive o feedback de consumidores. Nas suas plataformas de vendas, eles podem ser estimulados com o envio de um e-mail logo após a compra ser concretizada.

Tenha um alerta automático configurado no seu CRM para que um pedido de feedback seja enviado logo após o produto ser entregue. A mensagem deve promover o engajamento do consumidor e, em caso negativo, a companhia precisa colocar o time de relacionamento em ação para identificar o que houve de errado, corrigir erros e mudar os seus processos.

No monitoramento de plataformas de terceiros, não deve ser diferente. A companhia precisa garantir que eventuais reclamações tenham respostas. Assim, mesmo que a empresa falhe na prestação de um serviço, o consumidor terá um retorno para as suas demandas.

Feedback espontâneo

Outra forma de usar a satisfação do seu cliente a favor do seu negócio é oferecendo canais para que ele faça um feedback espontâneo. Para tanto, é possível se valer de chats ao vivo, e-mail, telefone, WhatsApp e mesmo outras redes sociais, como o Facebook, além dos demais canais de comunicação que sejam convenientes para o seu empreendimento.

A questão é que, para todos eles, é preciso haver uma equipe preparada para receber esse feedback e, por isso, você pode escolher apenas entre alguns deles para um melhor gerenciamento. De qualquer forma, esses canais colaboram — e muito — na hora de medir a satisfação dos seus clientes.

Já para que os feedbacks ganhem maior visibilidade, uma forma de valer-se, principalmente, dos casos de satisfação do cliente é transformando-os em depoimentos. No site da sua empresa, por exemplo, pode haver um espaço destinado a eles.

Os feedbacks, quando transformados em depoimentos, auxiliam a companhia a conquistar novos consumidores e parceiros comerciais. Sempre que houver uma visita à página, haverá a visualização de um “painel” com relatos sobre a satisfação de clientes antigos e novos. Isso reforça a imagem positiva da marca e facilita o trabalho de vendedores.

Pesquisas de satisfação

Esse é mais um mecanismo importante, sendo as pesquisas de satisfação mais uma forma de avaliar o nível de contentamento dos consumidores — que têm um comportamento mutável e evolutivo — quanto aos seus produtos e serviços ou mesmo com a marca em si. Para tanto, é possível criar pesquisas, que, hoje, são muito simples de desenvolver usando ferramentas gratuitas disponíveis na internet.

Depois, basta pedir para que os clientes respondam-na, o que pode ser solicitado após a conclusão de uma compra. Para garantir um maior número de clientes participantes, você pode dar um brinde, como descontos na próxima aquisição.

As pesquisas podem ser realizadas, também, mesmo que uma compra não tenha sido feita. Entre em contato com um cliente que não faz uma compra há muito tempo e avalie se o motivo está relacionado com a postura do negócio. Assim, você identificará a necessidade de realizar uma oferta especial e quais são os pontos que precisam ser reforçados para criar engajamento comercial.

Ações de fidelização

A satisfação do cliente também pode ser usada na conversão de vendas com as ações de fidelização. Ou seja, já que as chances de clientes satisfeitos voltarem à sua loja para comprar mais produtos são grandes, vale a pena investir em estratégias para motivá-los a fazer isso mais rapidamente.

Não são apenas os programas de fidelidade que entram nessa estratégia, mas também as ações que estimulam os clientes às novas compras. Exemplos são os descontos oferecidos em uma segunda aquisição, as ofertas enviadas por e-mail, os descontos por conta de datas comemorativas etc.

Ao criar um programa de fidelidade, tenha em mente o perfil do seu consumidor, os produtos mais vendidos e quais ofertas podem ser criadas sem comprometer a lucratividade da companhia. Assim, você terá uma estratégia rentável, capaz de atrair novas vendas e que incentive a satisfação de seus consumidores.

Aproximar-se dos clientes por meio das redes sociais é mais uma forma de apostar nas ações de fidelização. Utilize as páginas em determinados sites, como o Facebook e o Twitter, para promover o seu programa de fidelidade e estimular novas compras de modo orgânico e com o apoio de anúncios direcionados. Não deixe, também, de conferir os resultados e avaliar se algo pode ser corrigido para gerar mais receitas.

Atendimento ao cliente

Manter um canal de comunicação estreito com os clientes da sua empresa também é uma maneira de promover a sua fidelização, afinal, desse modo, é possível qualificar o atendimento e, quando esse é feito de maneira adequada, as chances de satisfação estão garantidas.

 A Vórtice é especialista em relacionamento e inteligência, sendo uma plataforma de fidelização. Para isso, nós oferecemos um workflow, no qual é possível modelar, medir e controlar seus processos internos; CRM, oferecendo dados para a criação de estratégias de fidelização; e BI, que transforma os dados em conhecimento.

Redução de filas no estabelecimento

O que os empreendedores mais ouvem e dizem é: “o cliente tem sempre razão”, mas você também está preocupado com o tempo do seu consumidor? A questão é que, além de querer o seu produto, o cliente tem inúmeros outros compromissos e, por isso, manter a sua loja organizada e com um fluxo operacional ágil é fundamental.

Conte com um bom sistema de vendas. Ele dá agilidade para os times da área e auxilia na otimização da experiência do consumidor. Consequentemente, a fidelização do cliente também é promovida, já que ele identificará o seu estabelecimento como o lugar em que é possível cumprir seus objetivos sem perder muito tempo.

Além disso, busque alternativas para melhorar a organização, por exemplo, mantendo um sistema PDV online na sua empresa, que permitirá que você realize vendas com um clique. Ademais, utilizar um programa para controle de vendas e estoque acelera e organiza as transações, além de controlar o estoque automaticamente, assim que uma transação é efetuada. Dessa forma, você ganha tempo, dinheiro e muitos clientes satisfeitos.

A satisfação de clientes é algo tão importante quanto bons processos de marketing. A promoção de uma boa relação com o consumidor permite que a marca tenha mais engajamento em suas campanhas de publicidade, consiga promover produtos com mais retorno e seja competitiva em médio e longo prazo.

 

Ademais, utilizar um programa para controle de vendas e estoque acelera e organiza as vendas, além de controlar o estoque automaticamente assim que uma transação é efetuada. Dessa forma, você ganha tempo, dinheiro e muitos clientes satisfeitos.

Nossa dica final é que você conheça o nosso parceiro GestãoClick, um ERP cloud, no qual você encontra as funcionalidades acima e ainda pode controlar diversos outros setores da sua empresa.

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