Saiba mais sobre a importância da gestão da informação nas empresas

A gestão da informação nas empresas está diretamente relacionada à implantação da tecnologia da informação. Afinal, dados, estatísticas e planilhas sempre existiram, mas a capacidade de organizá-los em segundos veio junto às ferramentas modernas.

Essa é a chave para acabar com processos lentos e alinhar o seu time e as metas que todo negócio persegue e das quais depende o seu crescimento.

Veja, neste artigo, por que fazer a gestão da informação nas empresas e como a TI participa e viabiliza esse processo. Entenda, ainda, algumas vantagens de gerir dados que são indispensáveis para o crescimento do seu setor. Acompanhe a leitura!

Por que fazer gestão da informação nas empresas?

Mapear processos, gerar dados sobre metas mensais, avaliar a performance dos colaboradores, medir e otimizar os processos de vendas etc. — esses são só alguns exemplos de quantas tarefas podem ser mais fáceis se o lide com os dados for facilitado.

Situações em que o gerente de um determinado setor é muito requisitado operacionalmente — e, portanto, não consegue se entregar às tarefas estratégicas — são contextos perfeitos para a implementação da tecnologia da informação nas empresas.

A integração entre a TI e o seu operacional garantirá melhores maneiras de padronizar procedimentos e liberará mais tempo para você pensar estrategicamente.

Quais são as vantagens da gestão da informação?

Abaixo, listamos alguns benefícios de gerir suas informações. Tenha em mente que todos eles estão relacionados à melhoria dos processos, à comunicação interna e à escalabilidade do seu setor, de alguma maneira.

Otimização de processos

Bons processos são fundamentados em boas práticas, compartilhados com o time e simples de aprender e ensinar. Além disso, eles devem poder ser medidos e ajustados continuamente, coisa que a gestão da informação pode fazer com facilidade e agilidade.

Definição de benchmarks

Como você coletará os melhores números e transformará em metas? E, posteriormente, como avaliará se essas metas foram batidas ou quão distante o time ficou delas e por quê? Gerir processos significa ter cada ação no setor orientada a números.

Identificação de nichos e tendências

Do ponto de vista das vendas, é possível compreender o público-alvo, compará-lo com as pessoas que efetivamente compram de você e entender as semelhanças.

Analisando os consumidores potenciais do seu site e outras ferramentas de contato digital com o cliente, é possível identificar nichos e tendências de mercado, o primeiro passo para lançar novos produtos.

Reformulação de estratégias

É recomendável que as estratégias sejam repensadas a cada novo ciclo de planejamento. Mas é difícil saber onde estão os gargalos das ações antigas, o que faz muita gente agir de maneira conservadora por falta de indicadores de marketing, por exemplo.

Com a gestão da informação, você saberá exatamente onde está o problema e ainda terá sugestões de insights para resolvê-lo.

A Vórtice oferece ferramentas de relacionamento com o cliente e inteligência de negócios. Além disso, é possível realizar a integração entre ambos e customizar funções de acordo com as necessidades da sua empresa ou do seu setor.

Se você tiver a oportunidade de implantar essas soluções, tenha certeza de que a gestão da informação nas empresas será válida no seu dia a dia. Entre em contato com a gente e fale com os nossos consultores!

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