Programa de fidelidade

Saiba iniciar um programa de fidelidade como um profissional

Programa de fidelidade nada mais é do que um programa de incentivo contínuo criado pelas empresas ou varejistas que visa a recompensar os clientes ou encorajá-los a comprar novamente. O programa é composto por uma série de ações que fazem com que a empresa retenha os melhores e mais fiéis clientes, oferecendo a eles recompensas devido às compras frequentes.

Os instrumentos mais utilizados pelas empresas são os cartões de fidelidade, milhas ou o acúmulo de pontos para serem trocados por prêmios ou produtos. Para criar um programa de fidelidade que realmente cumpra seus objetivos, não basta apenas selecionar os prêmios a serem utilizados, mas sim, seguir uma série passos.

Dessa forma, para ajudá-lo, separamos neste post tudo o que você precisa saber para iniciar um programa de fidelidade. Fique com a gente e confira!

at1

Entenda por que o cliente não volta

O primeiro ponto a se levantar é descobrir os motivos que fazem com que os clientes não retornam à empresa. As razões podem ser as mais diversas, tais como a dificuldade financeira devido à crise, melhores preços praticados pela concorrência, atendimento precário da empresa, dentre outros.

Assim, através desse estudo, consegue-se detectar os problemas e melhorar o serviço ou produto. É importante que o programa de fidelidade só seja criado após a solução dos gargalos que atrapalham a fidelização das pessoas.

Para ajudá-lo, veja 4 maneiras de medir a satisfação dos clientes.

Conheça o cliente

Se você quiser que sua empresa possua clientes apaixonados por ela, a receita é muito simples: basta oferecer a eles os produtos ou os serviços que desejam.

Por isso, é fundamental conhecer o perfil de seus clientes, saber quais são os seus hábitos e o que eles procuram, pois somente assim sua empresa será capaz de atendê-los e torná-los clientes fiéis.

banners-blog-vortice-texto-2

Crie um nome chamativo e que seja bem aceito

O nome do programa de fidelidade é um dos detalhes mais importantes, pois é ele que será divulgado na loja/empresa, nas mídias e fará o primeiro contato com os clientes. Assim, é fundamental nomear o programa de uma forma que chame a atenção das pessoas e seja fácil de memorizar.

Ademais, é importante também desenvolver uma identidade visual para o programa: a criação de uma marca demonstra profissionalismo e seriedade, ajudando bastante na aceitação do público.

Crie grupos de elite

Desenvolva o programa de fidelidade de forma que os clientes possam subir de categoria de acordo com a quantidade de compras e de dinheiro gasto com a empresa. A criação de grupos de elite que tenham maiores bonificações incentiva os clientes a consumirem mais e aumenta a proximidade com a marca.

Mas lembre-se sempre de dar uma atenção maior aos clientes de elite: quanto mais exclusivo for o seu tratamento mais desejado será o serviço.

Defina o incentivo e as bonificações

Obviamente, o grande foco do programa de fidelidade são os incentivos e prêmios dados aos clientes. Dentre os mais famosos e mais utilizados, podemos destacar:

  • Acesso a preços diferenciados;
  • Descontos exclusivos em novas compras;
  • Sistema de acúmulo de pontos para serem trocados por novos produtos ou serviços;
  • Participação de sorteios;
  • Participação em campanhas exclusivas.

Dessa forma, fica claro o porquê de ser fundamental conhecer os clientes, pois somente assim é possível escolher incentivos e benefícios atrativos, fazendo com que o programa de fidelidade seja um sucesso.

Além disso, é importante saber que a criação do programa de fidelidade deve estar bem alinhada à estratégia de CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão do Relacionamento com o Cliente). Isso é essencial para a sua aceitação e também para a condução de todo o negócio.

Para ajudá-lo a desenvolver um programa de fidelidade extremamente profissional, veja 4 dicas fundamentais para a fidelização de clientes.

Quer saber mais sobre fidelização no varejo_ (1)Powered by Rock Convert
campanhas de marketingPowered by Rock Convert
crm e programas de relacionamentoPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.