Retenção de alunos: boas práticas na gestão de processos

A retenção de alunos tem que ser um dos objetivos principais de qualquer instituição de ensino. Mantê-los por perto não significa apenas a conclusão dos cursos e a consequente melhoria na receita da instituição — mas, também, um melhor posicionamento de mercado para a marca de sua organização.

Geralmente, alunos que deixam a instituição saem insatisfeitos. Portanto, mantê-los por perto ajuda a criar uma imagem positiva sobre a IES.

Porém, para que isso seja possível, é necessário investir em uma gestão de processos bem estruturada, focando na permanência de quem estuda. Existem algumas boas práticas que fazem a diferença. Confira a seguir o que deve ser feito nesse sentido e entenda mais sobre o tema!

Adote o processo de jornada de fidelização

A jornada de decisão de um aluno começa no reconhecimento, por parte dele, dos problemas que possui e do que ele deseja em uma instituição de ensino. A partir daí, ele começa a considerar as opções e, então, toma sua decisão.

Utilizar esse trajeto é importante para atrair os alunos, mas para fidelizá-los é necessário usar a jornada de fidelização.

Ela começa pelo monitoramento dos leads e, então, passa para a avaliação e criação de campanhas. Por fim, há o encantamento, para o qual é necessário utilizar, entre outros pontos, uma central de atendimento para o cliente.

Adotar a metodologia envolvida nesse trajeto é importante porque ajuda a IES a identificar, exatamente, em qual ponto está cada um dos alunos. Assim, dá para agir de maneira segmentada para aproveitar ao máximo as oportunidades.

blog-left-contato

Automatize tarefas para tornar o processo mais eficiente

Uma instituição com um grande número de alunos não pode atuar de maneira manual. Isso compromete a produtividade e, frequentemente, se torna inviável, o que culmina na perda de aproveitamento de oportunidades de fidelização.

Sendo assim, uma das boas práticas consiste, justamente, em automatizar tarefas. A criação de workflows, como ao sistematizar processos, facilita a retenção dos alunos.

Também dá para investir em questões como a segmentação automática da base de alunos, assim como na automação dos esforços de marketing. Criar um fluxo de nutrição para favorecer a fidelização, por exemplo, fica mais simples ao se utilizar recursos automáticos.

Use o CRM como ferramenta de apoio à retenção de alunos

Outra possibilidade importante para favorecer a retenção de alunos é o uso de CRM. Ele é importante na aplicação da jornada de retenção, já que permite um monitoramento completo dos pontos de contato e do relacionamento entre instituição e alunos.

Essa ferramenta permite, por exemplo, que a gestão acesse, sempre que for necessário, informações completas sobre cada aluno.

Isso garante maior capacidade de gerar um atendimento personalizado, compreendendo de maneira completa quais são as dores, dificuldades e exigências de cada aluno.

Colete e analise as métricas de evasão escolar

Como a evasão escolar é o exato oposto da fidelização, é fundamental reconhecer o que está fazendo com que os alunos deixem a instituição. Para tanto, uma das boas práticas consiste em coletar e analisar métricas nesse sentido.

Questões como notas baixas, empregabilidade, distância até o local de estudo, motivação, alinhamento à técnica de ensino e pontos relacionados precisam ser avaliadas.

A partir daí, fica mais fácil compreender quais motivos devem ser mitigados dentro de cada grupo de alunos, favorecendo a permanência em médio e longo prazos.

Com a aplicação dessas práticas, é possível maximizar a retenção de alunos, favorecendo os resultados da instituição.

Como o CRM é uma ferramenta importante nesse momento, é imprescindível ver como a solução ajuda a entender a dor do cliente e saber como seu uso faz a diferença no seu negócio.

Quer saber mais sobre fidelização no varejo_ (1)Powered by Rock Convert
campanhas de marketingPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.