Relacionamento com fornecedores

Vantagens de um bom relacionamento com fornecedores

O sucesso de todo negócio depende de uma série de fatores: é preciso conhecer e conquistar os clientes, oferecer produtos e serviços de qualidade, garantir um bom atendimento e ter um preço competitivo, por exemplo. E, para que o ecossistema de sua empresa funcione bem, é importante observar e potencializar o relacionamento com fornecedores e parceiros.

Um bom gestor sabe que construir relações de confiança com aqueles que são diretamente responsáveis pelo funcionamento do seu negócio pode ser uma ótima maneira de se destacar da concorrência e deixar os clientes ainda mais satisfeitos.

E é por isso que, neste artigo, vamos discutir quais são as principais vantagens de ter os seus fornecedores como aliados em relações que sejam boas e construtivas para todas as partes. Que tal descobrir mais sobre o assunto? Confira!

Descubra a importância de manter um bom relacionamento com fornecedores

Saber se relacionar com as pessoas e empresas fornecedoras de insumos para o seu empreendimento pode ser um desafio. Afinal, as suas prioridades não são as mesmas que as deles e isso pode dificultar a negociação de prazos para pagamentos e entregas. No entanto, aprender a gerenciar essas relações pode gerar muitas vantagens no dia a dia do seu negócio. Continue lendo e conheça algumas delas.

Conquiste diferenciais competitivos

Em um mercado cada vez mais competitivo, é muito importante que o empreendedor desenvolva estratégias para se fortalecer e se diferenciar dos concorrentes. Nesse cenário, contar com parceiros estratégicos que podem oferecer condições especiais de compra e que têm interesse em crescer junto pode ser fundamental.

Com isso, se você tem a política de cultivar um bom relacionamento com fornecedores, pode conseguir preços melhores, prazos mais amplos para o pagamento e entregas mais ágeis. Assim, vai ser bem mais fácil repassar boas condições de compra para os seus clientes.

Impulsione sua carteira de clientes

Uma das maiores vantagens das relações de parceria com os fornecedores é a possibilidade de expandir a sua cartela de clientes. Bons parceiros sempre indicam os serviços um do outro. Por isso, é fundamental consolidar um bom relacionamento com aquelas empresas que você admira e cujo trabalho você indicaria ao seu próprio público. Acredite: essa rede de indicações é altamente vantajosa e pode render ótimos frutos.

Otimize seus processos

Fortalecer as relações com os fornecedores também significa conhecer melhor os processos e o modo de trabalho de cada um. Com um diálogo aberto e franco com os seus parceiros, você pode organizar melhor a sua cadeia de produção e de venda, seus prazos internos e as entregas para os clientes. E, claro, processos mais eficientes geram melhores resultados.

Pratique preços diferenciados

Criar uma parceria requer condições diferenciadas de compra. Você pode negociar melhores preços em troca de exclusividade, por exemplo, ou assinar um contrato de longo prazo. O importante aqui é entender as necessidades do seu fornecedor, oferecer condições interessantes para ambos e, assim, conseguir repassar melhores preços aos seus clientes, mantendo ainda uma boa margem de lucro.

Ebook Automação de ProcessosPowered by Rock Convert

Cresça em conjunto com seus parceiros

Um bom relacionamento com fornecedores é também muito interessante em longo prazo, já que empresas que procuram crescer juntas tendem a ser muito mais fortes no mercado. Crie metas e objetivos em longo prazo e defina quais são os parceiros que você gostaria que estivessem com você. Compartilhe as suas metas e pensem juntos em formas de tornar o processo mais interessante, pois vai valer a pena!

Saiba como melhorar sua relação com seus fornecedores

Agora que você já sabe como é importante manter um relacionamento de parceria com seus fornecedores, pode estar se perguntando como fazer isso. Por isso, trouxemos algumas dicas bem simples, mas que ajudarão muito na conquista de novos parceiros. Veja mais a seguir!

Encontre parceiros com valores semelhantes aos seus

Para que qualquer relacionamento funcione bem, é importante ter afinidade. E, no caso das parcerias de negócios, isso se mostra com bastante força. Dessa forma, além dos aspectos práticos da relação, analise também o comprometimento e a ética de trabalho dos novos fornecedores. Firmar contratos com pessoas que estejam bem afinadas com os valores que defendem ajuda você a criar um relacionamento de cooperação mútua e evita muitas dores de cabeça.

Crie uma estratégia de crescimento para a parceria

Quando as pessoas trabalham em conjunto rumo a um mesmo objetivo, os resultados costumam ser muito gratificantes. Dessa forma, encare o relacionamento com fornecedores como um investimento de longo prazo e crie, com eles, um plano de crescimento. Dessa forma, todos poderão ter uma previsão de demanda, dos custos e das entregas. Além disso, poderão, com isso, se organizar melhor para atender aos pedidos.

Comunique-se com bastante clareza

Por mais valorosa que seja a sua empresa parceira, todos estão concentrados inevitavelmente nos seus próprios interesses. Portanto, aprender a se comunicar com clareza é essencial para evitar um mal-entendido que venha a prejudicar a relação com a outra empresa.

Garanta que o contrato será bem completo e procure fazer pedidos e solicitações por escrito, de maneira bem detalhada. É importante alinhar expectativas e não deixar dúvidas ou condições que não estejam bem especificadas.

Cumpra a sua parte no acordo

Assim como você, seus parceiros também têm expectativas e compromissos. Dessa forma, para manter um bom relacionamento com fornecedores, é importante que você honre as datas de pagamentos e os acordos firmados. Isso evita a quebra da confiança e assegura que a parceria durará muito mais tempo!

Aposte na tecnologia para a integração dos processos

Cada vez mais, a tecnologia oferece novos meios para otimizar processos e facilitar o dia a dia das empresas. Por isso, contratar um bom software vai ajudar você a gerenciar melhor suas parcerias e a alinhar os prazos e métodos de trabalho. Será bem mais tranquilo para todos os envolvidos controlar a cadeia de vendas e atuar em conjunto para o crescimento real do empreendimento.

O bom relacionamento com fornecedores é um dos pontos cruciais para o empreendedor que quer se destacar e alcançar sucesso no mercado. Agora que você já sabe quais são as principais vantagens de se construir parcerias estratégicas com os fornecedores e como fortalecer suas relações, basta determinar quais são os seus parceiros mais importantes e traçar um planejamento para otimizar as trocas.

Como você já está por dentro do assunto, entre em contato com a gente e conheça as nossas soluções para ajudá-lo a impulsionar seu negócio.

crm e programas de relacionamentoPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.