Relacionamento com clientes: como usar a tecnologia para novas ações em 2020

A comunicação e o relacionamento com clientes ajudam a formar a experiência que uma pessoa tem com uma marca, um fator que é definitivo para fidelizar ou perder de vez um consumidor. Atualmente, não basta uma empresa ter um bom produto ou serviço, mas a maneira como ela investe nas interações com seu público e as percepções sentidas por esses indivíduos são aspectos decisivos na sua jornada de compras.

Nesse ponto, tanto para reter quanto para prospectar clientes, uma empresa nos dias de hoje precisa considerar o relacionamento e o atendimento como grandes prioridades e, para melhorá-los, a tecnologia é uma grande aliada. Neste post, você vai conhecer estratégias e dicas para usar a tecnologia para se relacionar com clientes de forma inovadora e surpreendente em 2020. Continue a leitura para saber mais!

Use as redes sociais como aproximação

Milhares de pessoas estão constantemente conectadas nas suas redes sociais. Logo, uma empresa não pode ficar de fora delas, e mais, deve-se usá-las como ferramenta para impulsionar a comunicação com seu público.

Além de ser mais conveniente para o usuário, essa iniciativa proporciona uma assistência mais prática, permitindo que o consumidor seja atendido diretamente em seu canal de preferência. Isso contribui para que sua experiência seja ainda mais positiva. Para o sucesso, deve-se ter em mente que a equipe precisa prezar pela cordialidade, eficiência e rapidez nas respostas.

Tire proveito do WhatsApp

Dentre tantas mídias sociais e apps no celular, o WhatsApp é o favorito, o aplicativo mais usado pelos brasileiros. Sabendo disso, marcas estão investindo cada vez mais em diferentes formas de usá-lo para potencializar o relacionamento com o cliente.

De fato, a agilidade e facilidade as quais o app oferece para trocar mensagens de texto e voz são aspectos benéficos para empresas. Assim, considere ter o aplicativo como um canal de relacionamento e comunicação disponível para os seus clientes. Opte pela conta profissional (disponível na versão WhatsApp Business) e tenha uma equipe dedicada para responder rapidamente às demandas dos clientes.

Impulsione o fluxo de e-mails

E-mails ainda são boas ferramentas de divulgação e, para fortalecer o relacionamento com clientes, no entanto, o fluxo de mensagens precisa ser gerenciado da forma certa para gerar bons resultados. Ou seja, o que você precisa evitar é enviar uma enxurrada de mensagens sem sentido para seu consumidor, que apenas terão espaço na caixa de spam.

Muitas empresas apenas usam e-mails para enviar as mesmas promoções para toda sua base. A ideia é justamente fugir dessa proposta: personalize seu fluxo de e-mails de forma a criar um ciclo de troca e conversa com seu consumidor, entregando mais valor e significado.

Por exemplo, segmente seu público e planeje uma série de conteúdos e campanhas que atraiam sua atenção. Envie vídeos, artigos relevantes, textos carinhosos na data de aniversário, tutoriais úteis, entre outros. A questão é mostrar para seu cliente que você está enviando uma mensagem para estreitar laços e ajudá-lo no que ele precisa, e não somente para vender algo.

Aposte no CRM

CRM (Customer Relationship Management) é um software voltado para a gestão do relacionamento com o cliente. Contar com essa ferramenta é essencial para empresas que desejam otimizar o atendimento e as interações com o público, uma vez que esse sistema registra todas as informações sobre um consumidor e auxilia gestores a entender mais sobre sua jornada, necessidades, dores e expectativas.

Dessa forma, o CRM é um recurso indispensável para dar suporte às estratégias de captação e fidelização de clientes, garantindo que a empresa tome decisões mais acertadas.

O consumidor moderno na era digital é exigente e busca agilidade e eficiência na hora de pesquisar, se comunicar e comprar com uma marca. Portanto, se você deseja melhorar o relacionamento com clientes e aprimorar a reputação da sua empresa, ferramentas tecnológicas devem estar em pauta no seu plano de ação para 2020. Considere esses recursos para conquistar seu público e ampliar as oportunidades de negócio!

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