Como ter uma receita recorrente e a importância disso para o seu negócio

No modelo de negócio baseado na receita recorrente, a empresa recebe pagamentos contínuos de um grupo de clientes pelo fornecimento de produtos ou serviço. É uma estratégia usada por academias de ginástica, TV a cabo e até mesmo de serviços como o Netflix.

A grande vantagem desse sistema é a possibilidade de construir uma carteira fidelizada, que consome regularmente determinado produto. Dessa forma, a empresa garante um faturamento previsível todo mês, assegurando certo nível de estabilidade.

Cabe ao negócio analisar dados relacionados ao comportamento do consumidor para entender qual é a abordagem mais acertada e, assim, ter uma receita recorrente e estimular a retenção. Quer saber mais? Continue a leitura e entenda como aplicar esse modelo!

Quais estratégias adotar para conseguir uma receita recorrente?

São muitas as ideias que uma empresa pode ter para atingir uma receita recorrente. As mais comuns são:

Clube de assinatura

Esse é o caso de serviços como TV a cabo, Netflix, Spotify e tantos outros. O cliente paga uma taxa mensal para ter acesso a um conteúdo exclusivo ou serviço contínuo.

Mas essa tática não se limita a serviços. Também existem clubes de assinatura de produtos, nos quais o consumidor paga para receber em sua casa, com praticidade e conveniência, itens como vinho, livros, lanches saudáveis etc.

Programas de fidelidade

Uma forma de estimular a receita recorrente é por meio de planos de fidelidade. Nesse método, a empresa cria uma promoção e incentiva o cliente a continuar comprando até atingir certo número de pontos para resgatar seu benefício.

Projetos pontuais

É um rendimento ligado à execução de projetos específicos. Por exemplo, uma empresa contrata um fornecedor para construir um e-commerce, trabalho este que pode demorar cerca de três meses. Dentro desse período, existe um acordo ou contrato que estipula um pagamento recorrente.

Quais são as vantagens desse modelo?

Saber que sempre haverá dinheiro entrando no fluxo de caixa é uma excelente notícia. Por isso, uma abordagem de vendas baseada na receita recorrente é o caminho adotado por muitas instituições. Conheça, a seguir, os principais benefícios dessa escolha:

Aumentar a fidelização de clientes

Para estabelecer um modelo de receita recorrente, é preciso ter um volume considerável de clientes, certo? Logo, se você tem um grupo de pessoas dispostas a consumir continuamente a sua solução, isso é um bom sinal em termos de experiência e satisfação do consumidor. Acertar nessa abordagem significa que você conta com um público permanece fiel à sua marca.

Planejar o futuro do negócio

A previsibilidade de receita é uma importante vantagem. Graças a isso, a empresa passa a ter maior estabilidade, condições de melhorar sua organização financeira e capacidade de projetar seu futuro. Ou seja, com uma fonte de receita recorrente, fica mais fácil planejar investimentos e apostar em um projeto de expansão mais estruturado.

Favorecer o crescimento

Associado ao tópico anterior, quando há uma previsibilidade sobre o quanto se receberá no final do mês, você é capaz de otimizar a forma como usa recursos e buscar meios de crescer de maneira sustentável.

O modelo recorrente também permite que uma empresa ganhe escala, conseguindo aumentar o faturamento — com o aumento do número de assinantes, por exemplo — sem elevar seus custos proporcionalmente.

Ter uma receita recorrente é, no final das contas, investir em uma estratégia que contribui para a sustentabilidade de um negócio. Esse modelo permite que uma empresa anteveja seus lucros e se planeje da melhor forma. No mais, é um modelo que propicia o estreitamento de laços entre instituição e clientes, os quais se sentem motivados a voltar a fazer negócio com a marca.

Agora que você entende melhor como funciona a receita recorrente, também vai gostar de ler sobre a importância de mapear processos. Continue se informando! 

Quer saber mais sobre fidelização no varejo_ (1)Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.