Prospecção de cliente

Prospecção de clientes: 4 dicas indispensáveis

A ajustada prospecção de clientes deve ser cautelosa: afinal, o melhor é atrair aqueles clientes que realmente precisam de seus produtos e apresentem grandes chances de fidelização à sua marca, de maneira a propagar as qualidades de seu negócio.

Conquistar mais clientes comumente é um grande desafio para empreendedores e donos de negócio. Porém, se você tiver uma boa organização e impecável planejamento, pode se tornar capaz de alcançar excelentes resultados.

Para que você multiplique a lista de contatos, confira 4 dicas indispensáveis para realizar uma prospecção de clientes perfeita:

1. Estabeleça um foco

Para conseguir alcançar um objetivo, é preciso ter um foco definido e trabalhar com base nele. Muitas empresas acabam se prejudicando por tentar diversas estratégias e, por isso, acabam sem sucesso. Isso acontece porque elas não estão focadas no verdadeiro objetivo por trás de suas ações de relacionamento e vendas.

Com um foco estabelecido, organize as iniciativas imperativas e mais viáveis para alcançar seus propósitos. Essa é a melhor forma de atingir seu público-alvo e, consequentemente, prospectar mais clientes.

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2. Ofereça os produtos a quem precisa deles

Seja qual for o seu produto ou serviço, certamente ele é perfeito para um determinado tipo de pessoa. Alguns consumidores preferem determinada paleta de cores para a família de artigos, outros privilegiam o fator preço ou a qualidade oferecida.

Dessa forma, você precisa atrair quem prioriza as características que seus produtos apresentam. Um erro comum é criar um produto específico e tentar atingir todas as pessoas, sem uma definição mais precisa de sua audiência.

Por exemplo: se você trabalha com alimentos naturais e saudáveis, precisa focar seus esforços para aquelas pessoas que buscam esse estilo de vida. Demarque um perfil de público que use os seus produtos e crie estratégias específicas para, enfim, prospectá-los.

3. Peça indicações aos clientes

Há muito tempo, as pessoas confiam nas opiniões umas das outras. É como se um consumidor confiasse no “selo de aprovação” que um amigo dá sobre determinado produto ou serviço. Por esse motivo, se alguém indicar os seus produtos ou serviços aos amigos e parentes, haverá grandes chances de alcançar novos compradores por intermédio de clientes fiéis.

A técnica é boa ao menos por dois motivos. Primeiramente, você pode criar campanhas para que seus clientes fidelizem-se à sua marca. Em segundo lugar, as chances de conquistar novos clientes são muito maiores, pois são amigos trazendo novos amigos para conhecer a empresa.

4. Esteja também nos veículos online

Para conseguir melhores resultados é preciso estar sempre presente na mente do consumidor. A internet possibilita essa aproximação de maneira rápida e eficiente. Mas lembre-se que estar online é muito mais do que criar apenas uma página no Facebook ou em outra rede social. Deve-se fazer presente de maneira adequada, criando um relacionamento com quem gosta de sua marca.

Crie um canal de comunicação para que seus clientes entrem em contato com você, e que você também possa retornar a eles com resolução de questões e anúncio de promoções. Isso pode ser feito através de uma página de contato no seu site, chat online ou até pelo já tradicional inbox no Facebook, por exemplo.

Uma presença online proativa e marcante ajuda a fidelizar os clientes antigos e a prospectar clientes novos. Vale a pena ainda usar conteúdos relevantes em seu blog e redes sociais, de sorte a chamar a atenção de visitantes para as suas páginas online e aguçar a curiosidade de outras pessoas. Além disso, por meio de curtidas e compartilhamentos das publicações, você conseguirá alcançar um número muito maior de pessoas.

Pronto! Agora você já conhece algumas dicas de prospecção de clientes e já pode adotá-las para ter resultados no seu dia a dia. Lembre-se de que uma boa prospecção é meio caminho andado para a venda. Afinal, vender para quem realmente precisa e está procurando uma solução como a sua é bem mais fácil e rápido do que vender às cegas.

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