Programa de recompensa

5 características de um programa de recompensa eficaz

A utilização de um programa de recompensa é cada vez mais indicada como estratégia de fidelização de clientes. Salões de beleza, restaurantes, pizzarias, supermercados e vários outros tipos de estabelecimentos aderiram ao programa para reter clientes e aumentar seus lucros.

Mas, não basta somente implantar um programa de recompensa e pronto! Ele tem que ser eficiente, trazendo benefícios para o cliente, para a empresa e estreitando o relacionamento entre ambos.

No post de hoje, vamos falar sobre algumas características que um bom programa de recompensa deve ter. Acompanhe!

1. Regras que beneficiem o consumidor

Para que um programa de recompensa seja eficaz, é importante deixar regras claras e que beneficiem os principais clientes de seu estabelecimento. Afinal, o lucro de sua empresa vem destes clientes, certo? Por isso, é importante conhecer bem seus principais consumidores e crie um programa que traga benefícios para eles.

Os clientes devem se sentir motivados a continuar consumindo em seu estabelecimento. Além disso, precisam saber que o programa visa beneficiá-los e não somente induzi-los a aumentar o consumo.

2. Premiações atraentes

Já pensou em que tipo de prêmios seus clientes gostariam de ganhar? Eles devem receber algo que seja atraente o suficiente para mantê-los ativos.

Para não errar na escolha da premiação, faça uma pesquisa e pergunte a eles o que gostariam de ganhar. Pode ser algo que seu estabelecimento já ofereça, como um produto com valor maior do que estão acostumados a comprar.

3. Parcerias que agreguem valor ao cliente

Se você pensa em fazer parceria, procure uma empresa séria, que honre o compromisso e ofereça um atendimento diferenciado, do contrário, pode gerar uma experiência ruim para o cliente e manchar a imagem de sua empresa.

Se você é dono de uma loja de roupas, pode fazer parceria com um salão de beleza ou loja de sapatos, para que ofereçam descontos. Quando você oferece ao cliente algo que é relevante, ele fica satisfeito e isso gera credibilidade para seu negócio.

4. Um sistema de pontuação organizado

Uma ação séria exige um método confiável. Portanto, para que seu programa de recompensa seja eficaz, ele precisa de um sistema de pontos bem organizado.

Se você tem um pequeno negócio, pode utilizar cartões simples, de papel, nos quais o atendente carimba ou assina a cada compra realizada. Para um negócio maior, vale a aquisição de cartões magnéticos, parecidos com cartões de banco. Além disso, o cartão pode ser personalizado.

5. O programa de recompensa deve melhorar o relacionamento

Vale ressaltar que programas de recompensa não devem ser vistos como a principal forma de retenção de clientes, mas, como uma estratégia para estimulá-los a continuar comprando em seu estabelecimento.

Sua empresa deve apostar no relacionamento com seus clientes e pode utilizar o programa de recompensa para estreitar os laços. A partir do momento em que o vínculo entre cliente e empresa se torna mais estreito, a empresa identifica as necessidades do público e oferece o que eles desejam, trazendo benefícios mútuos.

Gostou das dicas? Acha que essas características tornam um programa de recompensa eficiente? Conte pra gente, deixando seu comentário no post.

 
Quer saber mais sobre fidelização no varejo_ (1)Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.