automação de vendas

Por Que a Automação Comercial é Tão Importante Para o Dia a Dia da Sua Empresa?

A automação comercial é um dos pilares mais importantes em qualquer negócio. Trata-se da etapa que dá origem às vendas e, consequentemente, representa a sobrevivência organizacional a curto, médio e longo prazo.

Um aspecto de grande relevância sobre a atividade comercial é que ela sofreu profundas mudanças nos últimos anos. Com o advento da internet e de diversas ferramentas que fazem a utilização dela, quase todas as atividades empresariais se tornaram passíveis de algum tipo de automação, o que foi especialmente sentido no caso da gestão de vendas.

Diante disso, no artigo de hoje vamos discutir a importância e os caminhos para uma automação comercial efetiva em sua organização.

Por Que Automatizar?

Como em todos os casos em que a automatização é explorada, a grande intenção é reduzir o contato humano nas etapas, tornando-as mais autônomas. Isso traz uma série de benefícios, como:

  • Aumento da escala de operação, bem como do alcance;
  • Redução dos gastos com mão de obra;
  • Redução dos riscos de falhas;
  • Aumento da agilidade dos processos;
  • Domínio das informações pela empresa e não apenas por pessoas.

Essas são apenas algumas vantagens da automação comercial, dentre muitas outras que podem se revelar em cada caso. Vejamos como isso se revela para as atividades comerciais da empresa.

Otimizando o Processo Comercial

Quando falamos sobre a gestão de vendas  propriamente dita pensamos em um processo organizacional amplo. Iniciado ainda na prospecção e cadastro de clientes e evolui até o pós-venda.

Ao longo desse caminho o processo permeia diversas outras atividades empresariais altamente críticas. Isso significa que a gestão da cadeia, assim como sua automação de processos, envolve aspectos internos e externos à instituição, levando às seguintes dinâmicas:

Automatizando o Contato Com o Cliente

A primeira frente de otimização das atividades comerciais se refere ao contato direto com os clientes. Partindo da prospecção, temos as técnicas de marketing digital, que trabalham de maneira autônoma o início do funil de vendas e intensificam as oportunidades comerciais. Trata-se de um trabalho amplo que pode contar com vários passos até que a venda seja concretizada.

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Ainda pensando de uma perspectiva externa, outras possibilidades existem para automatizar etapas das vendas. Elas incluem pagamentos, contatos com os clientes e gestão dos follow-ups, por exemplo. Ferramentas como o CRM podem ser de grande auxílio para tanto.

Gestão Interna: Integrando o Processo Comercial ao Restante da Organização

A outra perspectiva de automação do processo comercial se refere à gestão interna do negócio. É essencial fazer com que as interfaces entre as áreas funcionem de maneira efetiva para que bons resultados alcancem os clientes.

Um bom exemplo de processos que devem trabalhar de maneira integrada é o de vendas com a gestão de estoque. Eles possuem uma relação intrínseca que, caso não funcione bem, ameaça impossibilitar o atendimento ao público consumidor.

Outra relação de igual importância é a desses dois processos com o controle financeiro. As finanças empresariais representam um dos fatores mais críticos de qualquer organização e estão diretamente ligadas às vendas e ao estoque. Sendo assim, gerir a interface entre essas áreas significa gerir a saúde do negócio.

Para que esse controle integrado seja possível existem recursos que suportam as atividades. Um dos melhores exemplos é o sistema ERP online  que se trata de um software desenvolvido com o objetivo de recriar a organização em um ambiente virtual, de forma a permitir uma visão abrangente de suas informações e uma gestão efetiva.

Além de estabelecer as devidas relações entre as áreas, trata-se de um sistema que trabalha com a automação de diversas etapas processuais.

O Processo Comercial no Século 21

No mercado atual existe uma intensa briga por espaço. Com a globalização, aspectos físicos já não são limitações para as organizações e, dessa forma, é necessário expandir as operações ao máximo, com o menor custo possível.

Trata-se de uma tarefa desafiadora, mas que tem se tornado cada vez mais viável nos últimos anos. A automação de processos contribui de maneira extensa com essa transição, ampliando os horizontes organizacionais no principal palco de batalha dos negócios na atualidade: a internet.

Negócios que desejam prosperar daqui para a frente devem aceitar essa realidade e investir tanto quanto possível em processos cada vez mais autônomos.

 

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