Descubra 4 benefícios do plano de fidelidade para a sua empresa

Clientes satisfeitos são um dos maiores ativos de um negócio. Se você está interessado em adquirir algo, certamente, ficará mais seguro com sua compra se receber uma recomendação de um amigo ou parente. É por isso que empresas ganham muito ao investir em técnicas para melhorar a retenção e o relacionamento com o cliente, como um plano de fidelidade.

Um programa de fidelidade é desenvolvido para oferecer diferentes vantagens para o cliente e, assim, estimulá-lo a retornar e fazer uma recompra. Seus benefícios para a empresa são inúmeros e, neste post, você conhecerá 4 dos principais deles e entenderá por que essa estratégia é tão válida para o seu negócio. Continue a leitura e saiba mais!

1. Aumento de vendas

Um dos ganhos mais notáveis com a criação de um plano de fidelidade é o crescimento das vendas. No fim das contas, os participantes desse programa desejam ganhar algo — acumular pontos, conquistar um prêmio, ter um desconto, etc. — e, para isso, precisam comprar mais para resgatar o benefício.

De quebra, essa iniciativa propicia também o aumento do ticket médio, principalmente se as regras do programa estiverem atreladas a algumas condições, como “pague dois, leve três” ou um valor mínimo de compra.

2. Elevação da rotatividade de produtos

Por meio de um plano de fidelidade, você pode oferecer aos clientes:

  • descontos;
  • um brinde grátis;
  • pontos;
  • acesso a promoções ou produtos exclusivos; entre outros.

Assim, o programa também é uma oportunidade de estimular a rotatividade dos itens que você tem em estoque. Você pode disponibilizar esse item como recompensa ou com um desconto imperdível.

3. Favorecimento do engajamento

Clientes que participam de programas de fidelidade se sentem valorizados e satisfeitos com a empresa, assim, tendem a se envolver mais com o negócio. No mais, quando as pessoas se sentem felizes com um serviço, é provável que falem sobre isso com outras ou passem a recomendá-lo, impulsionando o marketing boca a boca.

4. Promoção da retenção de clientes

Em um gancho com o tópico anterior, clientes satisfeitos e engajados estão inclinados a gastar mais do que novos consumidores, uma vez que confiam e dão preferência para a empresa. Afinal, além de receberem um produto de qualidade, sabem que, a cada compra, desfrutam de vantagens, portanto, permanecem fiéis à marca. Como se vê, o plano de fidelidade é uma importante estratégia de retenção, visto que contribui para que o usuário permaneça envolvido com o negócio.

Nesse ponto, cabe ressaltar que um plano de fidelidade deve ser bem planejado, executado e monitorado para que os resultados sejam, de fato, significativos para a empresa. Para tal, vale a pena contar com um sistema que ajude os gestores a gerenciá-lo, como o CRM.

O CRM é um programa que cuida do relacionamento com o cliente e do banco de dados com as informações dele. Ele tem um conjunto de funcionalidades que dão suporte ao programa de fidelidade da empresa, como emissão de vouchers, portal para resgate de recompensas, avaliação de dados sobre o comportamento do consumidor e o andamento da campanha, entre muitos outros. Ter uma ferramenta como essa como aliada é essencial para o sucesso da sua estratégia!

Práticas para melhorar o relacionamento com o consumidor são sempre bem-vindas e favorecem muito a imagem e a lucratividade de um negócio. Por isso, aposte em um plano de fidelidade para conquistar seu cliente, garantindo que ele seja mais do que um comprador, mas um fã e defensor da sua marca. No fim, ambas as partes saem ganhando!

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