problemas com a venda casada

O que é venda casada e o que devo fazer para evitar esse erro?

Você sabe o que é venda casada? Esse tipo de venda acontece quando um cliente faz uma compra e o estabelecimento condiciona a venda em outro produto ou serviço. É provável que você já tenha frequentado algum restaurante, por exemplo, e colaborado involuntariamente com esse ato ilegal. Muitos indivíduos não percebem a forma como ela acontece por falta de conhecimento ou acabam persuadidos a efetuar a compra.

Essa prática viola os direitos do consumidor e existe uma legislação que a proíbe. No entanto, algumas empresas insistem em disfarçar esse procedimento para tentar lucrar de forma ilegal.

Os empreendedores devem estar conscientes desse assunto para evitar transtornos. Por isso, neste artigo, trazemos algumas dicas para manter o seu negócio legalizado. Boa leitura!

O que é venda casada e como ela funciona?

Venda casada, em linhas gerais, é o condicionamento da compra de um serviço ou produto à aquisição de outro produto ou serviço. Essa prática pode ser caracterizada de outras formas no mercado e, como exemplo, temos a maneira indireta de convencer a clientela a adquirir um produto que ela não tenha interesse em comprar. Essas atitudes são pensadas para que as empresas lucrem ainda mais com as compras dos clientes. Entretanto, os proprietários podem ser multados pela prática indevida.

Muitas pessoas não sabem o que é venda casada, por isso, mostraremos, neste artigo, alguns exemplos dessa prática. Para começar, temos a consumação mínima em bares e restaurantes. Nesse caso, os estabelecimentos forçam o cliente a gastar um determinado valor para frequentar o espaço. Isso viola totalmente o direito do consumidor de comprar a quantidade desejada sem influência ou obrigação de outras partes.

Como evitar a venda casada na loja?

Segundo o artigo 39 e seu inciso I da Lei 8.078/1990, o Código de Defesa do Consumidor, “é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas: I – condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos”. Embora exista uma lei defendendo o direito do consumidor, muitas empresas insistem em infringi-la para lucrar.

Por outro lado, os empreendedores conscientes devem implementar atitudes que evitem esse ato ilegal. Primeiro, sempre tome cuidado com as palavras ditas ao cliente, pois qualquer gíria ou trocadilho pode ser mal interpretado, por isso, é melhor evitá-los. Tenha bastante atenção à elaboração do contrato e sempre explique tudo de forma clara. Esclareça todas as dúvidas dos clientes e priorize a honestidade.

Como a venda casada prejudica as lojas?

Por mais que a prática da venda casada possa auxiliar, de forma irregular, o faturamento da sua empresa, ela não é vantajosa. Além de seu negócio infringir uma lei, o empreendimento pode ser drasticamente prejudicado.

Há alguns casos em que esse tipo de venda não é considerada um crime — por exemplo, as promoções “leve 2 pague 1”. Elas não restringem a compra dos clientes e não há uma maneira de medir o preço proporcional a uma quantidade exata. Outros casos são os de oferta de porções menores ou de um peso mínimo para a compra de um produto. Essas circunstâncias podem causar prejuízos financeiros e não estão incluídas na Lei 8.078/90.

Agora você já sabe o que é venda casada e entende que ela pode trazer sérios problemas para aos empresários e seus estabelecimentos. Por isso, é essencial agir com cautela ao se comunicar com clientes e ao divulgar informações de promoções e ofertas. O bem-estar e os direitos do cliente devem ser preservados, bem como as finanças da sua empresa.

Esperamos que tenha gostado da postagem! Em nosso blog, você encontra várias postagens que podem ajudar o seu negócio. Aproveite que já terminou a leitura e descubra como funciona a venda cruzada e quais os seus benefícios!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.