O que é planograma e como pode ajudar a sua loja a vender mais?

Você já ouviu falar sobre o que é planograma? A lista de possibilidades de ferramentas estratégicas para otimizar os processos e os espaços de uma loja é realmente grande, porém, poucas delas provocam resultados tão sensoriais quanto o planograma.

Com a aplicação dele, os clientes tornam-se ainda mais satisfeitos e propensos a efetivar as compras. Inclusive, é possível incentivar a aquisição de produtos específicos.

Neste artigo, você vai ficar por dentro das principais informações sobre o planograma: o que é, como organizá-lo na sua loja e quais são os resultados proporcionados por essa estratégia de planejamento visual. 

E aí, conseguimos despertar o seu interesse sobre o assunto? Então, aproveite os próximos tópicos!

O que é um planograma?

O planograma é uma estratégia de organização de produtos na loja que leva em consideração alguns fatores, como estoque, objetivo do estabelecimento, categoria dos produtos e perfil do comprador, para ser efetivada. A organização da loja e a disposição de elementos prezam, então, pela satisfação do cliente e pelo aumento das vendas.

Como se dá a implantação de um planograma em um estabelecimento?

Para concretizar a prática, o responsável deve reunir as informações sobre o mix de produtos e, então, definir um plano de organização dos itens nas gôndolas. Dessa maneira, a disposição de elementos se torna estratégica para facilitar a experiência do consumidor na loja. 

Veja algumas dicas práticas dessa implantação:

  • os itens mais vendidos devem ficar distantes da entrada a fim de provocar um “passeio” na loja;
  • os produtos mais lucrativos devem ficar em maior destaque. Priorize, por exemplo, deixá-los na linha de visão do cliente;
  • os seus clientes devem ser levados em consideração, já que, se forem crianças, por exemplo, os produtos precisam estar ao alcance das suas mãos e na sua linha de visão, como dito;
  • as promoções devem se manter em locais estratégicos, por exemplo, em ambientes da loja que não são tão frequentados ou bem próximos ao caixa.

Quais são os impactos do planograma na loja?

Agora que você já sabe o que é o planograma e o que deve ser levado em consideração para efetivar a estratégia, vale a pena conferir o que tudo isso, quando aplicado de maneira precisa, promove. Separamos os principais impactos do planograma e você pode observá-los na lista a seguir:

  • agilidade na reposição dos produtos;
  • aumento da atração pelos produtos;
  • criação de uma estratégia de venda indireta;
  • facilitação da vida dos clientes;
  • melhora da experiência na loja, tornando-a mais satisfatória;
  • diminuição de aglomerações em pontos específicos;
  • estimulação da compra por impulso;
  • aumento do fluxo de vendas etc. 

Prontinho! Agora, você já sabe o que é planograma e quais são os benefícios dessa tática. Lembre-se de que, além do posicionamento estratégico dos produtos na loja, é interessante que você invista em iluminação no espaço. Assim, o que antes estaria em um lugar chamativo torna-se destaque no seu estabelecimento.

Chegando até aqui, nós já fizemos a nossa parte de mostrar a você o que é planograma. Agora, conte-nos, por meio da caixa de comentários, quais são as estratégias aplicadas na sua loja para incentivar a efetivação da compra dos seus clientes! Você já usa o planograma no espaço?

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