O que é neuromarketing e como pode ser aplicado nas vendas?

Embora o ser humano seja racional, nem sempre suas ações são motivadas pela razão. Muito pelo contrário, na maioria das vezes, buscamos argumentos racionais para legitimar decisões que tomamos de maneira inconsciente.

Se você deseja saber o que é neuromarketing, basta pensar na associação entre o marketing e a neurociência em uma ferramenta criada para entender todo o processo que leva o cliente a fechar negócio.

Por isso, se você ainda não sabe direito o que essa estratégia pode fazer pelo seu empreendimento, é só continuar a leitura para descobrir. Prossiga e tire suas dúvidas!

Saiba o que é neuromarketing

O neuromarketing é a aplicação de conceitos da neurociência em estratégias de publicidade e propaganda. Dessa forma, ajuda a montar campanhas que são capazes de influenciar os consumidores, sem que eles se deem conta disso!

Para chegar a conclusões dessa natureza, são utilizadas tecnologias que analisam o comportamento cerebral diante de diversos estímulos. Essas informações são tratadas e aplicadas em ações que reproduzem sensações semelhantes, otimizando o sucesso das campanhas publicitárias.

Isso pode ser muito observado na indústria alimentícia. As propagandas despertam uma vontade quase que incontrolável de consumir os alimentos, de modo que muitas vezes o consumidor acaba pagando caro por um produto que talvez nem goste tanto assim.

Descubra como usar o neuromarketing nas empresas 

Agora que você já sabe o que é neuromarketing, está na hora de ficar por dentro de como usar isso na sua empresa. Na sequência, listamos algumas maneiras simples de implementar essas técnicas no seu negócio. Leia mais para entender!

Aplique a psicologia das cores

Não é novidade que as cores despertam sensações e impressões muito peculiares. Por isso, elas são usadas de maneira bem específica na decoração, mas também nas campanhas de publicidade.

O vermelho e amarelo, por exemplo, são cores muito usadas por redes de fast food, uma vez que estimularem a vontade de comer. Com a mesma natureza estimulante, o verde comunica a sensação de saúde, por isso é frequentemente usado em marcas de produtos naturais.

Use a estratégia storytelling

O uso do storytelling consiste em adicionar um toque de subjetividade e pessoalidade à propaganda, inserindo a marca em um contexto com o qual as pessoas possam se identificar. Ao apresentar uma história por trás dos seus produtos, você consegue ativar emoções que farão com que os clientes absorvam o conteúdo com mais naturalidade.

Abuse de impressões visuais

Criar uma identidade visual para a empresa é uma ótima estratégia de neuromarketing. Seja nas embalagens, seja em posts de blogs ou redes sociais, todas as figuras devem ficar posicionadas para direcionar o olhar do consumidor àquilo que você deseja transmitir. Afinal, quem nunca comprou um produto só pela embalagem, não é mesmo?

Use gatilhos mentais

Somos vítimas diárias de gatilhos mentais que nos levam a sensações de urgência e necessidade. Talvez você já tenha passado por isso em grandes promoções, na Black Friday, por exemplo. A ideia geralmente é ativar o “gatilho da escassez” e despertar uma necessidade imediata de consumir, como se aquela fosse uma oportunidade única.

Aposte na reciprocidade

A reciprocidade é um gatilho mental que induz as pessoas a retribuírem favores. É por isso que algumas empresas oferecem períodos gratuitos e brindes. É como se você fizesse um favor a alguém, sem que essa pessoa tenha solicitado. Inconscientemente, ela vai se sentir na obrigação de retribuir isso em algum momento e estará mais propensa a contratar os seus serviços no futuro.

Vimos que é muito simples entender o que é neuromarketing: a associação entre marketing e neurociência para afetar a decisão de compra e induzir comportamentos de consumo. Cada vez mais empresas têm investido em estratégias dessa natureza para aumentar suas vendas e criar campanhas mais assertivas. Portanto, comece você também a desfrutar os benefícios do neuromarketing!

Quer saber como aplicar essas técnicas na sua empresa? Entre em contato com a gente e impulsione seu negócio!

campanhas de marketingPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.