Conheça os benefícios da integração de sistemas para sua empresa

Se você tem uma infraestrutura de TI diversificada, uma boa escolha é adotar a integração de sistemas. Esse processo é fundamental para quem busca um fluxo de trabalho com alta colaboração. Além disso, ele permite que a empresa seja mais eficaz ao evitar problemas na entrega de resultados e na troca de informações.

Para investir na integração de sistemas, é necessário haver planejamento e foco nas particularidades do negócio. Assim, todos poderão aproveitar os benefícios dessa abordagem. Se você quer saber quais são, continue a leitura do post a seguir!

O que é a integração de sistemas?

A integração de sistemas é o processo em que aplicativos diferentes são modificados para conseguirem trocar dados no seu dia a dia. Esse fluxo de informações pode acontecer de modo automatizado ou manual. Em ambos os casos, o objetivo é manter um ambiente com maior colaboração e menos chances de problemas acontecerem.

Como a integração de sistemas é feita?

A integração de sistemas é feita com o apoio de funcionalidades nativas e APIs. Elas são configuradas para permitir que funcionalidades de várias aplicações trabalhem como se fossem de uma só. Desse modo, os dados podem ser compartilhados rapidamente e sem riscos de segurança.

Para funcionar, a integração entre sistemas exige uma documentação clara e dados padronizados. O mesmo vale para os comandos utilizados para enviar e receber informações. Quando as equipes têm acesso a eles, é possível identificar o melhor modo de unificar os sistemas e, assim, garantir a sua integração completa.

Que benefícios ela traz para o negócio?

A integração de sistemas é algo que pode trazer vários ganhos para a empresa. Juntos, cada um dos impactos positivos pode contribuir para manter o negócio mais ágil e preparado para lidar com as necessidades de clientes e parceiros comerciais. Veja alguns benefícios a seguir!

Aumento da performance operacional

Sistemas que trabalham em conjunto conseguem, assim como o investimento em equipes unificadas, gerar mais performance operacional. Os times poderão garantir que todos os dados estarão sempre atualizados. Assim, perderão menos tempo validando registros internos.

Mais troca de dados

A troca de dados entre aplicações facilita o uso da análise de dados e de tomadas de decisões ágeis. Isso colocará a companhia em um lugar estratégico diante das demandas de seus concorrentes. Afinal, os times sempre conseguirão trabalhar com registros atualizados, o que evita falhas em processos, retrabalhos e demais fatores que levam a atrasos.

Aumento das funcionalidades dos aplicativos

Os aplicativos que são integrados a outras soluções ganham mais funcionalidades. Além disso, passam a ter um maior valor agregado — unificar um CRM com soluções de gestão de estoque, por exemplo, faz com que os seus recursos sejam otimizados com plugins e extensões, o que dá mais possibilidades para cada profissional interno executar os processos do seu dia a dia.

Maior controle sobre as métricas

As métricas corporativas são fundamentais para o controle dos fluxos de trabalho. Integrando soluções de gestão de rotinas, o acompanhamento da evolução dos processos internos se torna mais fácil e centralizado. Afinal, os dados sobre cada indicador poderão ser acessados e monitorados em mais lugares.

Como você pôde ver, investir na integração de sistemas pode trazer vários ganhos para a sua empresa. Por isso não deixe de montar uma estratégia para facilitar a unificação dos fluxos de dados na sua infraestrutura de TI. Assim, a empresa poderá reduzir os seus problemas internos e sempre conseguir atingir as suas metas de médio e longo prazo.

Gostou da nossa dica? Então, fale já com um de nossos especialistas para saber como integrar os seus sistemas e aproveitar mais os seus recursos computacionais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.