Entenda quais são os impactos da LGPD na sua empresa

A LGPD já é realidade nas empresas do país e revela como é preciso estar apto à nova regulação do uso de dados vigente no mercado. Os impactos da LGPD podem ocorrer das mais variadas formas, com mudanças significativas no processo de tratamento dos dados internamente.

Como esse assunto é atual e, principalmente, tem uma relevância muito grande, preparamos um material completo para você. Então, veja o artigo até o final e não perca nenhuma informação para compreender os impactos da LGPD na sua empresa. Vamos lá?

Como a LGPD provocou mudanças nas empresas?

Em primeiro lugar, é fundamental compreender qual o objetivo da política da LGPD. Ou seja, essa legislação é pioneira em criar limites, regras e ações referentes ao uso de dados de clientes ou, até mesmo, visitantes ao seu site.

Tudo isso vem ao encontro das novas políticas mundiais de segurança da informação, já que os dados são considerados o “petróleo do século XXI”. Tudo isso revela como a LGPD é importante e gera um aumento de profissionalismo no campo do tratamento de dados. As mudanças que essa nova realidade gera são as mais diversas possíveis.

Entretanto, o ponto mais importante está exatamente na falta de conhecimento sobre o assunto. Isso pode fazer com que muitos gestores e empresários não adequem corretamente seu negócio a essa nova realidade, o que pode resultar em multas futuras e a adoção de ações que podem colocar os dados dos clientes em risco.

Pensando nisso, preparamos os principais impactos que a LGPD provocou nas empresas logo abaixo. Continue a leitura!

Comunicação digital

A LGPD deixa bem claro que as informações pessoais das empresas devem ser mantidas em segurança, já que esses dados são pertencentes aos usuários. Nessa lógica, para coletar e usar tais informações, vai ser preciso que o proprietário autorize de forma explícita. Assim, os empresários vão ser cada vez mais induzidos a investir na comunicação digital para assegurar a transparência e adequação à LGPD nas suas atividades.

Análise de dados

Os processos em que há captura e análise de dados são, claramente, um dos mais impactados pela nova legislação. Existem diversas informações que não podem ser expostas. Confira:

  • estado civil;
  • endereço;
  • número de IP;
  • CPF e RG;
  • dados financeiros;
  • orientação sexual.

Ou seja, as empresas não vão mais poder tomar decisões orientadas por dados sem haver o consentimento do proprietário das informações.

Relação com os consumidores

Por fim, haverá uma mudança básica na relação clientes-empresas com as mudanças citadas. Isso decorre do fato de que a forma como há a coleta dos dados será mudada e não terá mais um ambiente desregulado. Com isso, a segmentação de informações e a veiculação de campanhas publicitárias serão alteradas para estar em vigor com essa nova legislação. Tudo isso vai gerar uma modificação na forma de abordagem e captação de novos clientes, com uma mudança profunda nessa relação.

Neste artigo, foi possível compreender um pouco mais sobre como os impactos da LGPD já andam modificando diversas ações operacionais das empresas. Para evitar multas, sanções e advertências é preciso contar com uma consultoria especializada e com experiência no assunto. Conte com a Vórtice nesse momento. Converse com um consultor agora mesmo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.