Veja como fazer a gestão da carteira de clientes de forma assertiva

O seu negócio tem um processo de gestão da carteira de clientes bem estruturado? Se não for o caso, talvez seja a hora de começar a pensar nisso. Afinal, essa é uma ótima maneira de manter consumidores fidelizados e sempre engajados com a sua marca.

Uma boa gestão da carteira de clientes ajuda a empresa a conhecer melhor o seu público, otimizar as estratégias de vendas e ter um time de marketing mais qualificado. Ao mesmo tempo, limita erros durante o processo de atendimento e garante que os consumidores sempre terão uma boa relação com a empresa. Ou seja, torna o dia a dia do empreendimento mais eficiente e com menos riscos.

Quer saber mais sobre o tema e descobrir como criar a sua política de gestão da carteira de clientes? Então, confira este post!

O que é uma política de gestão da carteira de clientes?

A política de gestão da carteira de clientes é um conjunto de processos voltados para otimizar a relação da empresa com os seus consumidores. Ela toma como base o apoio de tecnologias, técnicas de vendas e relacionamento para estruturar um conjunto de consumidores que sejam fiéis à marca. Assim, o negócio reduz o custo de aquisição de vendas e melhora o seu posicionamento no mercado.

Como a gestão da carteira de clientes pode ser feita?

Para implementar uma política de gestão da carteira de clientes no seu negócio, é fundamental que a empresa tenha uma rotina bem estruturada e saiba quais atividades e soluções devem ser adotadas. Veja os passos básicos para executar essa estratégia a seguir.

Organize os dados dos clientes

Ter dados bem organizados é um dos primeiros passos para fazer uma boa gestão da carteira de clientes. Por isso, faça uma análise completa da sua carteira e categorize os clientes. Para isso, considere alguns indicadores, como: perfil de renda, data da última venda feita, nível de engajamento, qualidade do lead e ticket médio.

Desenvolva estratégias de prospecção

Para que o cliente se torne uma boa fonte de lucros, é importante que, além de fidelizado, ele sempre compre produtos da marca. A melhor forma de fazer isso é apoiando-se em estratégias que permitam a oferta contínua de produtos. Desse modo, o consumidor sempre estará em dia com o que pode ser feito por sua marca para solucionar as suas dores.

Use um CRM

O CRM é uma peça fundamental do processo de gestão da carteira de clientes. Ele ajuda o negócio a organizar dados dos consumidores em um ambiente unificado. Ao mesmo tempo, facilita o compartilhamento dos registros, o que agiliza o dia a dia da empresa e evita falhas durante o trabalho com o público.

Por que a tecnologia é fundamental para a gestão da carteira de clientes?

A transformação digital mudou vários setores da economia. Dentro das empresas, um dos maiores impactos pode ser encontrado nos setores de vendas, de marketing e de relacionamento.

Com o apoio da TI, as empresas podem minimizar riscos, organizar dados e aumentar as suas receitas. Além disso, podem prever tendências de mercado, otimizar a análise do perfil de cada cliente e, assim, ter abordagens mais eficientes na hora de vender um produto. Por isso, não deixe de utilizar a tecnologia como uma importante solução de apoio para a sua gestão da carteira de clientes.

Quer saber mais sobre como um CRM pode ajudá-lo a ser mais eficiente no relacionamento com os seus consumidores? Então, fale conosco!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.