cadastro de clientes

Entenda a importância de uma ferramenta para manter o cadastro de clientes atualizado

Muitas pequenas e médias empresas não possuem cadastro de clientes e, entre aquelas que possuem, algumas mantêm os dados desatualizados.

Entretanto, é notável que a organização adequada das informações pertinentes de clientes é um grande aliado na tomada de decisões de um negócio, pois conhecer essas pessoas é importante para alavancar o sucesso no mercado competitivo.

E nesse cenário o CRM pode ajudar muito a concretizar esse objetivo tão desejado, portanto, confira abaixo a importância de ter essa ferramenta implantada no seu setor!

Atendimentos diferenciados

O cadastro de clientes devidamente atualizado permite uma comunicação direta, reduzindo o tempo gasto para estabelecer um contato com o consumidor, pois cria intimidade nestes com a sua marca.

Por meio de newsletter, convites para eventos ou outro tipo de contato, haverá a propagação da importância do seu trabalho, sustentando uma relação estável com seu público.

Ao fazer um cadastro da maneira mais completa possível (com nome, telefone, e-mail, data de aniversário, endereço, etc.), torna-se mais fácil conhecer o seu cliente a fundo e, desse modo, atendê-lo de forma única.

Quem não gosta de ser chamado pelo nome e saber que a outra pessoa sabe das coisas que lhe interessam? A satisfação do cliente incide diretamente no valor que ele está disposto a pagar por seus produtos/serviços.

Estratégias de marketing

Com as informações registradas no CRM, você consegue manter seus contatos informados sobre as novidades da sua marca, coletar feedbacks sobre os produtos/serviços e, assim, saber quais são seus melhores clientes.

Há clientes que compram em poucas quantidades, mas frequentemente. Há também aqueles que consomem somente uma vez por ano, porém, quando isso ocorre, o valor da compra costuma ser bem alto. Portanto, vale a pena criar estratégias para os dois perfis.

Procure esporadicamente enviar e-mails informativos (newsletter, e-mail marketing, mailing), ligar em datas importantes, enviar cartas de fim de ano, enfim, todas as formas de contato são importantes para manter o vínculo com seus clientes.

Imagine que sua empresa trabalha com serviços, organizando treinamentos e eventos, e tem um cliente cadastrado que frequentou um treinamento sobre vendas, por exemplo. Se você oferecer outro treinamento sobre o mesmo tema, ele possivelmente terá interesse em participar também. Esse é o melhor momento para entrar novamente em contato.

Ou, então, suponha que sua empresa oferece produtos para escritórios e, em seus registros, há um cliente que recentemente adquiriu uma série de computadores e impressoras. Por que não enviar novidades e promoções de móveis para o escritório dele?

Pós-venda certeiro

Quando o cliente fornece seus dados para contato, ele geralmente dá oportunidade para a manutenção do relacionamento. Você pode ligar perguntando se o produto supriu suas necessidades, se o treinamento foi interessante ou se o serviço oferecido foi satisfatório.

Faça isso de forma cíclica e certeira, tendo posse de uma agenda focada nas melhores datas para entrar em contato.

Com os argumentos citados nesse artigo, você já notou que a implantação de um CRM ajuda muito na organização de dados de clientes. Ele pode impulsionar vendas, satisfazer clientes, fisgar prospects, otimizar processos de venda e pós-venda e, consequentemente, melhorar a imagem da sua empresa no mercado.

E então, o que você achou deste post? Aprendeu qual a importância de manter o cadastro de clientes sempre atualizado? Comente suas experiências!

crm e programas de relacionamentoPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.