Data driven: entenda o que é e quais as vantagens para a sua empresa!

Você já ouviu falar sobre data driven e sua importância para as empresas? Pois bem, se você pensar que os dados e as informações podem ser considerados o petróleo do século XXI, consegue ter uma ideia de como eles são fundamentais na atualidade. Mas a explicação para isso é a grande variedade de oportunidades que a análise dessas informações pode promover no ambiente empresarial.

Empresas data driven estão prontas para coletar informação e transformar em ação. Continue a leitura para entender tudo sobre o assunto e conhecer suas vantagens competitivas. Vamos lá?

O que é data driven?

Em primeiro lugar, é preciso ter um conhecimento claro sobre o que o termo data driven representa. Em uma tradução livre, teria o significado de “orientado por dados”, e isso significa que uma empresa que cultiva essa ideia é capaz de usar continuamente as informações coletadas como ferramentas estratégicas na tomada de decisões.

Essa prática permite que todas as áreas e os funcionários envolvidos consigam ter acesso aos dados mais relevantes e oportunos ao negócio. Por consequência, é possível criar estratégias para maximizar a produtividade e as vendas, reduzir custos e aumentar a satisfação dos seus clientes. Tudo isso impacta de forma favorável o ambiente de negócios do empreendimento.

Por que ser data driven?

Já compreendemos em que consiste essa ferramenta, então vamos ao próximo ponto. Agora, partindo para a aplicação prática, por que ser uma empresa data driven? Essa pergunta é muito importante e direciona para uma só palavra: segurança. E isso se manifesta pelo fato de que, em um negócio orientado por dados, é possível tomar decisões com base em provisões e análises mais seguras.

Ter essa confiabilidade é muito mais importante e seguro do que ser guiado por suposições. Reforçar o uso das informações geradas no seu negócio permite ter muito mais certeza e profissionalismo nas demais tarefas de gestão, comuns a qualquer negócio.

Quais as vantagens da empresa data driven?

Redução de custos

Esse é um ponto fundamental para qualquer tipo de negócio. Manter os custos sob controle é a premissa básica para ter um fluxo de caixa positivo e permitir a saúde financeira da empresa por muitos e muitos anos. A empresa data driven consegue esse objetivo por ter decisões mais direcionadas e que permitem uma visão integralizada de todo o negócio, minimizando pontos de desperdício de capital.

Melhora na tomada de decisão

Esse ponto já foi citado e revela como decisões bem acertadas pavimentam um caminho de sucesso operacional. É preciso ter informações fidedignas para traçar planos de ação e saber exatamente em que área devem ser alocados os recursos.

Aumento da satisfação dos clientes

Os clientes são o maior ativo de qualquer empresa. Eles são os responsáveis pela geração de receitas recorrentes, as quais mantêm toda a estrutura operacional em movimento. Tudo isso demonstra como ter um foco na satisfação e no atendimento aos consumidores são fatores que não podem ser negligenciados.

Além disso, é preciso ter um acompanhamento constante de todas as informações e tendências geradas pelo seu negócio, uma vez que essas informações permitirão análises confiáveis e a consequente tomada de decisão mais segura.

Neste artigo, você entendeu como a empresa data driven já é uma realidade no mundo empresarial e como os benefícios dessa prática impactam diretamente nos planos comerciais.

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a informação de qualidade!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.