Inteligência de mercado e inteligência competitiva

Inteligência de mercado e inteligência competitiva

Para operar com eficiência, sua empresa precisa de informações confiáveis. Tanto a inteligência de mercado quanto a competitiva podem ajudar seu negócio a obtê-las e, assim, atingir melhores resultados.

No entanto, ambas as inteligências possuem focos diferentes, de modo que não devem ser confundidas no processo de desenvolvimento de seu planejamento estratégico. Neste post, vamos apresentar as diferenças entre elas. Boa leitura!

Business Intelligence

Foco nos dados

Em termos gerais, a inteligência de mercado relaciona-se à coleta e análise de dados para a obtenção de uma compreensão ampla do mercado no qual sua empresa se insere. Seu propósito é entender o cliente e seu comportamento de compra. Isso significa que ela é focada no cliente.

Em contrapartida, a inteligência competitiva utiliza a coleta e a análise de dados para compreender melhor a concorrência. Esse tipo de inteligência, portanto, é mais direcionada aos negócios.

Análises de clientes e de concorrentes

Como o foco da inteligência de mercado é o cliente, análises de estatísticas econômicas e sociais são, geralmente, muito utilizadas. Por exemplo, considera-se dados relativos à demografia, consumo, população, demanda etc.

A inteligência competitiva, por outro lado, atua com informações sobre estratégias e táticas de empresas concorrentes, bem como suas participações no mercado, pontos fortes e fracos e o impacto que elas podem ter sobre o seu negócio.

Diferentes estratégias

O objetivo das inteligências de mercado e competitiva é reduzir os riscos e elevar o desempenho global da empresa, aumentando receita e lucro. No entanto, uma vez que cada uma possui diferentes focos, elas também diferem a respeito de como são aplicadas na prática.

A inteligência de mercado pode fornecer informações que permitem ao seu negócio desenvolver novos produtos, melhorar aqueles que você já produz ou comercializa, atingir novos clientes e fidelizá-los. Se bem aplicada, seu impacto tende a se espalhar sobre uma série de produtos, permitindo uma maior abrangência e disseminação.

Com a inteligência competitiva, por outro lado, é possível elaborar diferentes estratégias para superar a concorrência, desenvolvendo diferenciais competitivos específicos para melhorar seu posicionamento no mercado.

A ligação entre inteligência de mercado e inteligência competitiva

Ainda que muitos vejam a inteligência de mercado e a competitiva como sendo completamente separadas, há um certo grau de ligação entre ambas.

Os clientes podem, por exemplo, escolher a concorrência por uma série de motivos particulares. Ao compreender esses motivos, você pode obter um melhor entendimento sobre o comportamento dos consumidores, bem como suas demandas e necessidades.

É possível, ainda, aplicar essas informações para analisar como a empresa concorrente foi capaz de vincular o comportamento dos clientes a suas campanhas de marketing e conquistar um segmento leal.

Isso significa que, para melhorar seus resultados de negócios, aumentar as vendas e fundamentar com mais precisão suas ações de marketing, é preciso levar tanto a inteligência de mercado quanto a competitiva em consideração ao traçar futuras estratégias e planejamentos.

Gostou do nosso artigo? Então siga-nos nas redes sociais e fique sempre por dentro de todas as novidades e dos melhores conteúdos! Estamos no Facebook e no LinkedIn!

campanhas de marketingPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.