Descubra mais sobre Marketing Flywheel e como pode ajudar a empresa!

Para qualquer tipo de negócio, é muito importante estudar e aplicar novas técnicas de marketing — principalmente no que diz respeito a ferramentas e tecnologias digitais.

A mais nova tendência nesse cenário é o Marketing Flywheel. Uma técnica desenvolvida para lidar diretamente com o consumidor, a fim de atender mudanças de comportamento e de hábitos de consumo inevitáveis no mercado.

Quer saber um pouco mais sobre esse conceito e entender como ele transforma os resultados da sua empresa? Este artigo tem as respostas que você procura. Boa leitura!

O que é Marketing Flywheel e como ele se aplica aos negócios?

O termo “Flywheel” foi usado pela primeira vez pelo empreendedor Jim Collins para comparar empresas a engrenagens. Ou seja, é uma representação da dificuldade que surge no começo de qualquer negócio, “para ganhar tração” e alavancar.

Contudo, à medida que energia é agregada à empresa, é possível perceber que, por meio de determinadas ações de marketing, os resultados se tornam crescentes e cada vez maiores.

Por exemplo, o Marketing Digital se encaixa muito bem no conceito Flywheel de um negócio. Isso porque seu intuito é gerar novas negociações. No entanto, criar personas e prestar atendimento personalizado em um canal online, por exemplo, pode não ser suficiente a curto prazo.

Aqui, a tendência é a observação em longo prazo, para que a engrenagem acumule energia e os resultados aumentem mais tarde. A energia será transportada por meio de um funil de marketing e vendas para, somente depois, atingir um público maior.

Como investir nesse tipo de marketing?

O grande segredo do Marketing Flywheel é ter visão. Afinal, é preciso encontrar impulso em todas as ações da empresa, para que a energia acumulada potencialize seus resultados. Cada melhoria alcançada faz uma grande diferença.

Defina seus objetivos

O Marketing Flywheel requer investimento a longo prazo. Não importa se a internet tem um caráter imediatista, pois um resultado rápido é interessante, mas é fundamental ir mais além.

Portanto, defina seus objetivos e faça um bom planejamento. Seu investimento será mais consciente e consistente e terá um impacto muito mais duradouro.

Realize testes e analise resultados

Cada pessoa tem um perfil diferente. Sendo assim, apresenta necessidades de consumo e comportamentos diferentes. É essencial experimentar estratégias variadas, assim como novos canais de comunicação. Somente assim, será possível angariar uma boa quantidade de informações para analisar e determinar o que é eficiente para você.

Qual é a sua relação com o funil de vendas da Hubspot?

O Flywheel é uma técnica que tem sobressaído em relação ao tradicional funil de vendas da Hubspot. Isso porque, diferentemente desse, o Marketing Flywheel representa um processo mais cíclico, que depende de clientes para crescer.

Quanto mais a velocidade do Flywheel aumenta, mais áreas receberão suas ações. Você continua a encantar e atrair clientes, mas garante um alinhamento maior entre vendas e marketing, e entre os demais setores de maneira geral. Além disso, também dilui as ineficiências que impendem consumidores de aderirem com mais fervor à marca.

Gostou de saber um pouco mais sobre como o Marketing Flywheel pode ajudar sua empresa? Se sim, cadastre-se em nossa newsletter e receba outros conteúdos como este diretamente em seu e-mail!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.