Aprenda o que é Customer Centric e melhore o desempenho da sua empresa!

Diante de tantos competidores no mercado, é essencial investir em diferencias. Uma das formas de fazer isso é por meio de ações voltadas para a satisfação dos clientes. É exatamente considerando tais aspectos que surge o conceito de Customer Centric.

Conhecer as características dessa modalidade é indispensável para criar e aproveitar oportunidades. Assim, é possível explorar diversos aspectos positivos. A seguir, veja o que é a abordagem Customer Centric e entenda o que ela pode trazer de positivo!

O que é a estratégia Customer Centric?

Em tradução livre, o termo significa “Centrado no Cliente” ou “Cliente no Centro”. Isso já ajuda a compreender que a proposta de Customer Centric busca colocar o consumidor no centro de todos os esforços, objetivos e ações de uma marca.

Na prática, a empresa deixa de trabalhar apenas para aumentar o lucro ou a participação de mercado. Em vez disso, o foco é maximizar a satisfação do cliente, por meio de experiências positivas.

Para alcançar tal objetivo, é necessário se aprofundar nas demandas, preferências e dores do seu público. A partir daí, desenha-se uma jornada de compra completa, com experiências que vão do pré ao pós-venda. Assim, é possível sair da teoria e colocar em prática a ideia de valorizar os clientes.

Por que ela é importante para o negócio?

É muito positivo quando essa estratégia é desenhada e colocada em prática corretamente. A empresa percebe impactos que, inclusive, ajudam a consolidar objetivos estratégicos gerais. A seguir, veja o que torna essa proposta tão relevante.

Satisfação do cliente

Colocar o consumidor em primeiro lugar tem resultados perceptíveis na relação com o público. Afinal, preocupar-se com a experiência e com o sucesso do cliente faz com que as pessoas fiquem mais satisfeitas. Dessa forma, o seu negócio constrói uma reputação cada vez mais positiva.

Conquista de indicações

De tão satisfeitos, muitos clientes se transformam em promotores da marca. Quando um amigo, colega ou familiar precisar de uma solução que você oferece, ele indicará o produto da sua empresa. Trata-se de uma “propaganda” orgânica e especialmente efetiva.

Aumento nas vendas

Com as recomendações para o público certo, é possível experimentar uma taxa de conversão ampliada. O negócio se posiciona de maneira positiva no mercado, pois todo mundo deseja uma experiência de compra satisfatória.

Maior ticket médio

No geral, reduzem-se o ciclo de vendas e os esforços para convencer o público. Com as indicações, também há a redução de custos de aquisição. Clientes satisfeitos gastam mais, então o ticket médio é maior. São resultados que ajudam o negócio a lucrar mais e se tornar financeiramente saudável.

Diferenciação de mercado

Com lucros reforçados, o Customer Centric possibilita investir em outras melhorias. Além disso, a percepção positiva por parte dos consumidores gera um posicionamento de destaque no setor — ainda mais se for competitivo. Como consequência, há como se destacar no mercado e sair à frente dos concorrentes.

Qual é o seu papel na retenção de clientes?

Existe outro impacto do Customer Centric que merece ser tratado: a fidelização ou retenção de clientes. Basicamente, pessoas extremamente satisfeitas tendem a voltar a consumir, o que fortalece o contato.

Além disso, o relacionamento se torna cada vez mais próximo, conforme a sua marca procura conhecer mais e melhor o público. Com a criação de um laço tão forte, as vendas são maiores, há outras indicações e fica simples convencer até a conversão.

Também é uma forma de melhorar a previsibilidade de receita e gerar receita recorrente, no caso de empresas no modelo de assinatura. Inclusive, a proposta diminui a taxa de churn ou cancelamento, o que está totalmente ligado à retenção.

A abordagem Customer Centric é cada vez mais necessária, diante de públicos exigentes e mercados disputados. Com o uso adequado, é possível gerar uma boa experiência para os consumidores e alavancar a empresa!

Como esse é um dos pilares da estratégia, baixe nosso e-book sobre experiência do cliente e coloque isso em prática!

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