CRM e Inbound

CRM e Inbound Marketing: por que a integração pode mudar sua IE?

Para os responsáveis pela gestão de instituições de ensino, é importante conhecer e aplicar os conceitos mais modernos e inovadores. Entre aquelas medidas, uma que já vem sendo muito empregada em várias empresas é o uso do CRM, cuja finalidade é melhorar o relacionamento com os clientes.

Também existe a estratégia conhecida como Inbound Marketing, que é desempenhada pelo setor de marketing da organização.

Você sabe como integrar CRM e Inbound Marketing em sua IE para otimizar seus resultados? Leia o post e descubra como fazer isso:

O funcionamento do Inbound Marketing

O Inbound Marketing compõe-se de basicamente 4 fases: atração, conversão, vendas e monitoramento. A IE deve atrair consumidores usando a internet (redes sociais, sites, blogs) e convertê-los em leads, que são, na verdade, potenciais clientes.

Nesse processo de captação, as técnicas de SEO e um conteúdo diversificado e bem direcionado ao público-alvo ajudam bastante. Quanto mais pessoas deixarem dados para contato, melhor para a IE.

O funcionamento do CRM

O CRM é um software que faz a gestão do relacionamento com o cliente. Isso significa que nele estão registrados os dados cruciais sobre os clientes e os contatos da IE, incluindo os leads: alunos, candidatos, ex-alunos, funcionários, vendedores e assim por diante.

A ferramenta precisa ser personalizada para atender às necessidades de uma IE. Apesar de ser uma organização empresarial, seu processo de vendas difere do que é tradicional no mercado de consumo.

A integração entre Inbound Marketing e CRM

Para otimizar o funcionamento dessas duas ferramentas, os dados do Inbound Marketing precisam ser compartilhados com o CRM. Isso significa maior integração entre o setor de marketing e os setores de atendimento e de vendas.

Quem decide se o lead é realmente vantajoso e deve avançar no funil de vendas, alcançando o setor comercial, é o marketing. É o Inbound Marketing que possui a inteligência por trás dos leads, já que tudo que a pessoa baixou, leu e enviou fica registrado.

Com esses dados, é possível usar o CRM para desenvolver o processo comercial, personalizando a linguagem para cada lead, de modo a tirar suas dúvidas, responder suas objeções, satisfazer suas necessidades — multiplicando as possibilidades de converter um lead em um efetivo cliente.

O CRM educacional dispõe de todas as etapas do candidato, contemplando suas necessidades em cada uma. Os conhecimentos do Inbound Marketing a respeito do processo de captação de alunos são muito úteis e constituem um diferencial relevante para o CRM.

As etapas de conversão do aluno

Integrando o Inbound Marketing ao CRM, será possível trabalhar cada etapa usando os melhores recursos possíveis. As etapas são:

  1. Candidato potencial (um lead);
  2. Candidato qualificado (o Inbound Marketing habilita o lead a caminhar mais adiante no funil de vendas);
  3. Candidato inscrito (cabe ao CRM manter o relacionamento com esse candidato, aumentando as chances de ele se tornar um cliente);
  4. Candidato avaliado (o candidato está pronto para a convocação);
  5. Candidato convocado (a importância do CRM se mantém para assegurar que o candidato não troque a IE por outra instituição);
  6. Candidato matriculado (ainda não é fim, pois o CRM precisa continuar seu trabalho a fim de garantir a retenção do novo aluno).

As vantagens da integração entre CRM e Inbound Marketing

Entre as muitas vantagens de unir Inbound Marketing e CRM em sua IE, podem-se destacar:

  • mais contribuição entre as equipes de marketing e atendimento/vendas;
  • fluxo centralizado de informações, melhorando a comunicação com os clientes;
  • gestão mais rápida e mais eficaz;
  • melhores resultados em retorno sobre o investimento (ROI), já que há melhoria dos processos internos e é possível identificar com mais precisão a viabilidade de certos investimentos.

E então, como vai aproveitar a integração entre CRM e Inbound Marketing? Aproveite e assine a nossa newsletter para receber outras novidades em primeira mão!

Quer saber mais sobre fidelização no varejo_ (1)Powered by Rock Convert
campanhas de marketingPowered by Rock Convert
crm e programas de relacionamentoPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.