CRM

CRM: 4 sinais de que você realmente precisa de um

CRM é o acrônimo de Customer Relationship Management, ou melhor: Gestão do Relacionamento com o Cliente. Em resumo, representa o conjunto de estratégias, tecnologias e processos que tem como objetivo aumentar o conhecimento sobre os clientes e utilizar esse conhecimento para fazer ofertas coerentes, visando relacionamentos mais duradouros e lucrativos.

Como em todo projeto complexo, a implantação de uma estratégia completa de CRM exige muito das empresas, já que depende do envolvimento da alta gestão, do treinamento das equipes, da entrada de novos softwares e principalmente da mudança da cultura organizacional.

blog-left-contato

Mas como saber se já está na hora de dar esse passo? Como perceber os sinais da falta de um CRM? Veja neste post 4 evidências de que você precisa de um CRM:

1. Você não consegue medir sua eficiência

Tudo que merece ser feito, merece ser avaliado — e melhorado. Para medir é preciso ter dados compilados e prontos para serem analisados.

A tecnologia de hoje permite que os softwares de CRM disponibilizem uma visão analítica totalmente estruturada, entregando aos gestores insights sobre o seu negócio e sobre o seu cliente. É possível acompanhar as taxas de conversão, os índices de satisfação dos clientes e a eficiência dos processos internos em tempo real.

Mas tudo isso depende de processos bem desenhados e de uma equipe comprometida com os resultados, afinal, os dados precisam ser coletados e estudados. Não basta ter um belo dashboard e não saber o que fazer com ele.

2. A desorganização das atividades está impactando o sucesso das vendas

Sistemas de gestão de tarefas podem auxiliar sua equipe nas atividades cotidianas, mas o que falta a esses sistemas é a integração entre as áreas e a visão única do cliente que um programa de CRM traz em sua essência.

Organizar as atividades e interações entre as equipes com o foco no cliente traz uma nova perspectiva de gestão da informação, na qual cada área trabalha para gerar mais conhecimento e também para utilizar esse conhecimento em prol da manutenção do relacionamento.

3. A história dos clientes está na cabeça dos colaboradores

Se na sua empresa as informações e o conhecimento adquirido sobre os clientes são propriedade das pessoas, você realmente precisa de um CRM. Não só de um software, mas de um programa completo de mudança de comportamento.

O CRM deve funcionar como um integrador entre as áreas, propiciando a troca de informações e enriquecimento do banco de dados dos clientes, tudo isso para que seja possível oferecer a ele a melhor experiência durante o contato com a sua empresa, e transformar sua empresa na “preferida”: que conhece seu perfil, suas necessidades e anseios, consegue alinhar suas expectativas de atendimento, entrega e se preocupa com ele em cada momento do relacionamento.

Se você deseja ter clientes fiéis, preocupe-se com eles de uma maneira ampla e cuide da sua experiência para que ela seja única!

4. Está faltando integração

Integração é a regra do jogo. Integrar pessoas, processos e sistemas é um grande trunfo dos projetos de CRM, e isso vem da preocupação com a visão de “cliente único”.

Se você tem algum destes problemas, uma estratégia sólida de CRM pode ser a solução:

  • Colaboradores trabalham dobrado inserindo informações em diversos sistemas;
  • Seu cliente dá a mesma informação diversas vezes;
  • Seus analistas usam diversas planilhas para chegar a uma informação que valha a pena;
  • Cada área da empresa entrega suas informações de uma maneira diferente, dificultando a análise e a tomada de decisão;
  • O tempo de análise de informações é longo pois não há confiança na consistência dos dados.

Oferecer produtos e serviços para os clientes de hoje não é tarefa fácil. Fazer a oferta certa e no momento mais propício faz toda a diferença. Por isso, esteja sempre atento ao seu cliente e às expectativas dele e torne-se a “empresa preferida”.

Uma estratégia sólida de CRM certamente será determinante se você deseja trilhar este caminho. Assine a nossa newsletter e receba mais dicas sobre como aprimorar o relacionamento com os seus clientes!

crm e programas de relacionamentoPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.