Como os indicadores para tomada de decisão impactam os negócios?

O Business Intelligence, também conhecido como inteligência empresarial, é uma tendência que tem se destacado em pequenas, médias e grandes empresas. Isso porque traz indicadores para tomada de decisão, que se destacam pois auxiliam na qualificação do processo de gestão do negócio.

Neste artigo, você vai entender a importância desses indicadores de desempenho nos processos empresariais, desde o planejamento até a tomada de decisão, descobrindo de que forma eles impactam nos resultados do seu negócio. Quer saber mais? Continue a leitura e entenda!

Ajudam a conhecer o negócio

Os indicadores de desempenho, também conhecidos como Key Performance Indicators (KPI) são informações que trazem conhecimento sobre o desempenho das atividades executadas em uma empresa dado um determinado período de tempo.

Ter acesso a essas informações permite aos gestores e planners ter conhecimento real e baseado em dados. Nesse sentido, o acesso à informações qualificadas a respeito da organização é o primeiro grande impacto dos KPIs na gestão empresarial.

Com essas informações é possível identificar de forma clara e concreta quais são os pontos fortes e fracos, levando a uma inteligência que permite planejar ações mais acertadas, relacionadas com as reais possibilidades da organização.

Business Intelligence

Permitem compreender mudanças necessárias

Outro aspecto de destaque dos indicadores de desempenho no processo de tomada de decisões é que eles permitem que o gestor tenha conhecimento sobre mudanças que são necessárias para o desenvolvimento do negócio.

Muitas vezes, a ausência de dados sobre a aceitação de determinados produtos pelo mercado consumidor dificulta o entendimento e a percepção dos gestores com relação ao processo produtivo e às estratégias de vendas que precisam ser mudadas.

Com o acesso aos KPIs e aos resultados de vendas de cada produto, é possível identificar, por exemplo, produtos que não estão sendo aceitos pelo público, realizando as mudanças necessárias para melhorar o desempenho geral das vendas.

Auxiliam na captação e fidelização de clientes

Além de trazer informações sobre os produtos e sobre o desempenho do negócio, os indicadores também trazem informações relevantes sobre o mercado consumidor.

Ter acesso a esses dados permite que os gestores empresariais adotem medidas específicas voltadas para a captação e fidelização de clientes.

Esses processos são muito mais qualificados, pois levam em consideração informações geradas pelos próprios consumidores.

Contribuem para o aumento de vendas

Por fim, uma das vantagens mais representativas economicamente para a organização é a maneira como indicadores para tomada de decisão contribuem para o aumento de vendas.

Sem dúvidas, todas as informações geradas e processadas em benefício do negócio, acabam direta ou indiretamente se relacionando com ações que visam a melhora no desempenho de vendas.

Aumentar os resultados e a lucratividade, oferecendo produtos que atendem as necessidades do público, construindo uma relação de fidelização entre a empresa e os clientes são metas de qualquer empresa nos dias de hoje.

Nesse sentido, apostar em tecnologia, investindo em informações qualificadas e indicadores que possam melhorar o desempenho do negócio impactando no seu crescimento, são fatores essenciais para empresas que querem sobreviver em um mercado cada dia mais ágil e competitivo.

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