CRM

Como o CRM ajuda a entender a dor do cliente?

Para entender o cliente é preciso acompanhar todas as interações feitas, bem como os dados de vendas gerados. A fim de realizar bem essa importante tarefa, as empresas têm buscado adotar as melhores soluções de CRM possíveis.

Isso, todavia, não é o suficiente. É preciso saber como colocar o CRM para trabalhar para você, de modo que auxilie o aumento da sua taxa de conversão, reduza os custos de marketing e, finalmente, construa um negócio bem-sucedido.

Ao longo deste artigo vamos abordar como utilizar o CRM para descobrir o que seu cliente quer e precisa. Boa leitura!

Identificar os pontos de dor

Para verdadeiramente encantar os clientes, você deve ser capaz de resolver seus problemas. Um recente estudo da Accenture revelou que nada menos do que 86% dos consumidores migraram para empresas concorrentes devido ao mau atendimento e às dificuldades na resolução de problemas.

O que você pode fazer para que sua empresa não entre nesse índice tão negativo?

Uma das principais vantagens do CRM é a sua capacidade de reunir todos os dados em um sistema unificado. Sendo assim, você pode visualizar dados gerados de e-mail marketing, chats online, histórico de compras, taxas de conversão por canal de vendas etc.

Com todas essas informações é possível realizar análises para definir exatamente onde se localiza o ponto de dor de cada cliente individualmente. Ao utilizar CRM para identificar as reais necessidades dos clientes, você está em uma posição muito melhor para oferecer um produto e/ou serviço que realmente tenha valor para eles.

Analisar padrões de compras para entender o cliente

É óbvio que a identificação dos pontos de dor do cliente pode ajudar você a oferecer sempre o produto certo e mais adequado, mesmo assim, ainda é preciso examinar os padrões de compra para evitar erros durante uma abordagem ou em uma chamada de vendas.

Bons sistemas de CRM mostram os hábitos de compras individuais em uma interface limpa, permitindo visualizar claramente como apresentar, para clientes potenciais, o produto certo, no momento em que eles mais querem ou precisam.

Além disso, analisar comportamento de compras de todos os seus clientes é algo extremamente útil para determinar quais trazem maior receita e lucros para a sua empresa.

Identificar quem são os clientes de alto valor torna muito mais fácil alocar recursos, de modo que cuidar de clientes fidelizados é algo absolutamente essencial, pois eles trazem mais receita e custam menos.

Fortalecer relacionamentos

A solução de CRM permite que você gerencie, de forma eficiente, o relacionamento com clientes e prospects. Além disso, é possível acessar todos os dados necessários para entender como se conectar com eles. Por exemplo, seu software de CRM pode lançar uma nova luz acerca de qual é o canal de comunicação preferido pelos seus clientes.

Quanto mais você se comunicar com sua base, mais dados podem ser gerados para coleta, fazendo com que seja mais fácil entender o cliente. Quanto melhor você conhece seus prospects, mais fácil será oferecer o que eles procuram: o produto certo no momento exato (e dentro de seus orçamentos, é claro).

Gostou do post? Então, assine nossa newsletter e receba todas as nossas novidades diretamente em seu e-mail!

Quer saber mais sobre fidelização no varejo_ (1)Powered by Rock Convert
crm e programas de relacionamentoPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.