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Como o BI pode ajudar na gestão de minha empresa?

Com o avanço das tecnologias de comunicação nas últimas décadas, é possível perceber o crescente volume de informações a que temos acesso todos os dias. Do ponto de vista empresarial, essas mudanças podem tanto ser benéficas quanto prejudicar a empresa, se não houver um controle desses dados.

O conceito de Business Intelligence (BI) vem justamente da noção de reorganizar as informações em indicadores para que elas possam ser utilizadas a favor da gestão. Dessa forma, a implementação de BI é um ótimo aliado para a tomada de decisão por permitir que o gestor conheça o mercado em que atua.

Veja abaixo como as ferramentas de BI podem auxiliar na gestão da sua empresa.

Conhecer melhor o seu negócio

Uma característica muito relevante das ferramentas de BI é a capacidade de unificação dos sistemas de gestão para gerar uma visão total. Isso quer dizer que, enquanto sistemas ERP e CRM permitem a visualização parcial de como andam os negócios em determinados setores, softwares e plataformas de BI permitem que dados de diferentes sistemas sejam exportados para sua unidade de armazenamento, conhecida como Data Warehouse.

Na unidade de armazenamento, os dados são cruzados para gerar os KPIs (Key Performance Indicators) ou indicadores chave de performance, fornecendo a situação real de como andam os negócios como um todo. Isso acontece por meio de gráficos, porcentagens, tabelas, entre outros.

As informações fornecidas por esses sistemas são de vital importância para analisar finanças, produção, vendas e atendimento. Elas permitem encontrar falhas nos processos para que mudanças sejam realizadas com mais precisão.

Traçar uma visão sólida dos seus consumidores

Além da organização de informações sobre os clientes que a empresa já recolhe, ainda é possível explorar perfis de consumo que estão disponíveis online, conhecido como Big Data.

O Big Data se refere à quantidade infinita de dados que são disponibilizados por usuários na internet. Por meio de buscas e compras online, são extraídas informações como, por exemplo, o que os consumidores estão procurando, faixa etária, ticket médio de consumo, tendências de negócios por região, entre outros.

A partir da obtenção desses perfis, a empresa deixa de ter apenas uma noção de seus consumidores e passa a ter o perfil real. Isso garante que campanhas de vendas e marketing sejam mais adequadas ao público.

Outra vantagem de se conhecer melhor os consumidores é criar estratégias para a fidelização de clientes com base nos seus hábitos, necessidades e afetividade.

Ter embasamento real para planejamento estratégico

Com todas as métricas que os sistemas de BI fornecem, os gestores se sentem mais seguros ao criar planejamentos estratégicos, uma vez que se antecipam às tendências de mercado e diminuem os riscos.

A noção de “achismo” é substituída por conhecimento atualizado sobre a situação do dos públicos consumidores e da concorrência, o que serve como norte para criar o planejamento tático da empresa.

Agilizar a análise das informações

Por fim, todas essas estratégias só funcionam se as ferramentas da empresa permitirem a obtenção de informações a tempo real. A cada dia novos produtos são lançados e as tendências alteram conforme os meios de comunicação mudam seu foco.

Com relatórios instantâneos, é possível medir resultados de campanhas, novas posturas da empresa, o desempenho dos colaboradores e, assim, ter uma tomada de decisão mais ágil e segura.

Essas são as principais vantagens de ter um apoio de BI na sua empresa. Com a concorrência forte, contar com indicativos reais de desempenho aumenta a chance de se conquistarem novos mercados, fidelizando clientes e ainda se tornando líder no segmento.

Sua empresa já teve alguma experiência com BI? Deixe um comentário abaixo nos contando sua história!

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