planejamento estratégico digital para IE

Como montar o planejamento estratégico digital para IE

A elaboração de um planejamento estratégico digital é, hoje, uma das ações mais importantes para uma Instituição de Ensino. Afinal, só assim ela conseguirá visualizar melhor o seu negócio e manter sua atual carteira de clientes — além de conquistar outros novos.

De fato, fazer marketing para o setor educacional é um desavio, pois ele tem que lidar com obstáculos bem diferentes de outros tipos de negócios. Por isso, cada estratégia e cada passo dado devem estar previstos em um planejamento bem elaborado, que contemple não somente questões orçamentárias, mas também toda a singularidade que esse setor requer.

Além do mais, deve ser previamente estabelecido um planejamento estratégico digital para Instituições de Ensino, para que todas as metas e objetivos traçados possam ser alcançados.

Dada, então, a importância de ter um bom plano para uma IE, abordaremos neste post algumas dicas para que você possa elaborar o seu de maneira mais eficiente. Preparado para aprender? Então, continue lendo!

O que considerar em um planejamento estratégico digital para uma Instituição de Ensino?

Todos sabemos que o nosso país atravessa um momento político-econômico bastante delicado. E enfrentamos muitos problemas específicos, como a evasão de alunos, por exemplo, o que influencia toda a estrutura financeira da Instituição.

Por outro lado, temos o fato de que o consumidor vivencia, hoje, uma nova realidade tecnológica. Cada vez mais, ele busca informações do seu interesse em canais online, como redes sociais, sites, fóruns de discussão, dentre outros — aproveitando a comodidade que esses ambientes oferecem.

Diante de tal quadro, as IE precisam buscar novas estratégias digitais para fortalecer a sua marca, atraindo e transmitindo maior confiabilidade aos seus clientes. Um planejamento digital que não contemple as necessidades do novo consumidor está fadado ao fracasso antes mesmo de começar.

E não queremos que isso aconteça, não é mesmo? Então, observe com atenção as seguintes sugestões que separamos para ajudá-lo na elaboração de seu planejamento estratégico digital:

Aplique o seu planejamento no momento mais estratégico

Busque a melhor época do ano para planejar, analisar e implantar as suas estratégias de marketing, procurando intensificar suas ações no período em que os alunos estão avaliando várias Instituições para estudarem.

É nesse momento, também, que as Instituições de Ensino concorrentes buscarão atrair mais alunos para si, e usarão todas os seus recursos consegui-lo primeiro. Portanto, planeje com antecedência e seja o pioneiro a captar os alunos que precisa.

Não deixe as redes sociais de fora do seu planejamento digital

Estar presente nas redes sociais ajuda muito a aumentar a visibilidade da sua IE. Principalmente por se tratar de um público-alvo mais jovem, que passa mais da metade do seu dia conectado em várias mídias sociais.

Inclusive, é bom lembrar que os filhos são grandes influenciadores dos pais na hora da escolha de uma Instituição de Ensino, por isso é tão importante interagir com eles nos mesmos canais online.

Então, se o seu planejamento estratégico não contempla as redes sociais como uma opção de marketing, é hora de repensar suas estratégias e, obviamente, incluí-las logo em seu plano.

Otimize suas ações para ser encontrado pelos motores de busca

Quando pais e alunos realizam suas pesquisas, é essencial que a sua instituição esteja entre as primeiras classificas pelos motores de busca. E essa não é uma tarefa fácil — especialmente se você quiser ser bem ranqueado utilizando apenas meios de divulgação orgânicos.

Logo, é preciso ter outras estratégias de otimização no seu site para conseguir um melhor posicionamento no Google e atrair mais alunos.

Trabalhe na elaboração de um planejamento digital que contemple quantas estratégias de otimização forem possíveis. Assim, você conseguirá uma audiência muito maior, e conversões bem mais rápidas.

Investir em um software de gestão também poderá ser útil para o seu planejamento estratégico digital, pois ele é capaz de ajudar em vários aspectos importantes, como monitoramento do relacionamento com o cliente e direcionamento dos seus anúncios para o público certo.

Busque conquistar autoridade no mercado de ensino

Você também pode aproveitar testemunhos dos seus alunos, prêmios conquistados e os seus bons resultados junto ao MEC para aumentar a sua credibilidade e conquistar autoridade no mercado de ensino.

Sem dúvida, divulgar histórias de sucesso sobre a sua IE pode ser incrivelmente poderoso para a conquista de novos alunos.

Utilize vários canais digitais em seu plano estratégico

A mídia digital, hoje, é a melhor opção para qualquer tipo de negócio que tenha como meta atrair e fortalecer o relacionamento com seus clientes. Além de aumentar o ROI, é claro — afinal, um dos objetivos a serem alcançados com a elaboração de um planejamento digital é o retorno financeiro, certo?

Para isso, tenha em mente que o seu planejamento estratégico digital deve absorver todas as oportunidades possíveis, então, não deixe de utilizar vários canais online ao mesmo tempo para atrair mais alunos.

Você pode utilizar esses canais para levar ao seu público-alvo conteúdos mais relevantes, criar mais empatia com ele ou aumentar o seu engajamento com a sua Instituição de Ensino, por exemplo.

Além disso, outra vantagem de trabalhar com marketing digital é que, assim, todas as suas ações podem ser facilmente monitoradas e mensuradas, por meio de relatórios específicos com informações seguras sobre a performance da sua IE.

Procure integrar um CRM educacional em seu planejamento estratégico digital

Sua Instituição de ensino também pode optar por outra ferramenta muito importante para ajudar a melhorar o relacionamento e o engajamento com alunos e pais: o CRM (Customer Relationship Management, ou Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente).

Um CRM educacional, por exemplo, pode ser útil à sua IE nos seguintes aspectos:

  • gera uma base de dados mais qualificada;
  • acompanha os resultados de suas campanhas de marketing digital;
  • auxilia na comunicação entre pais, alunos e escola;
  • ajuda na fidelização do cliente;
  • oferece um canal de relacionamento mais adequado às necessidades dos pais e alunos;
  • pode ser otimizado para gerir vários processos relativos a gestão de uma IE, como cobrança, avisos de evasão, ocorrências de alunos, entre outros.

Enfim, você pode ter várias opções que te ajudem a otimizar o seu planejamento estratégico digital para captar mais alunos. Contudo, vale a pena investir em um CRM educacional, que te permitirá atender todas as necessidades fundamentais de gestão, bem como outras estratégias de marketing, para o sucesso da sua IE.

E aí, gostou deste artigo? Então, agora que você já sabe como montar um bom planejamento digital, aproveite para ler também sobre as 7 vantagens competitivas do uso de um sistema de CRM para sua IE!

campanhas de marketingPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.