tecnologia no negócio

Como implantar a tecnologia no seu negócio digital

O surgimento da internet e das redes sociais foi um presente para todos que sempre tiveram vontade de buscar mais informações e estar por dentro das atualidades, assim como, para quem pretendia montar um negócio digital

Além de facilitar a busca por resultados, a tecnologia inovou áreas que estavam estagnadas no mercado, como as vendas e o marketing. 

As redes sociais criaram uma das estratégias mais usadas e eficazes na atualidade, o marketing digital.

Preparamos um artigo que explica desde o zero, o que é o marketing digital e como as tecnologias presentes entre nós podem ajudar a aumentar a visibilidade da sua marca e alavancar as vendas do seu negócio digital.

Abordaremos dicas e conceitos sobre o meio digital que te ajudarão a pensar em novas estratégias para o seu comércio, seja ele digital ou até mesmo físico. 

Sim, o marketing digital pode fazer a diferença no seu negócio físico também, a partir de agora falaremos mais sobre isso. 

Qual a relação do marketing digital com a tecnologia?

A internet é uma das maiores provas de tecnologia e avanço da ciência em termos de praticidade, informação e trabalho. 

São incontáveis os números de aparelhos dispositivos conectados a internet e a redes sociais no mundo, é algo viral e que veio para ficar.

O marketing digital surgiu na internet e nas redes sociais, quando empresários e empreendedores descobriram que este meio era muito mais do que só um lugar para vender o seu produto, mas para conquistar e fidelizar clientes. 

Não existe marketing digital sem a tecnologia, os dois andam juntos em todo o momento e auxiliam na melhoria da visibilidade de empresas e marcas. 

Hoje, se uma pessoa procura sobre preço de transferência de veículo, ela encontra muito mais do que só a definição do que ela procurou, ela encontra marcas e empresas que podem disponibilizar este serviço para ela.

Essa é a relação entre o marketing digital e tecnologia, é a parceria entre dois elementos fundamentais para fazer do seu negócio um sucesso absoluto. 

Como implantar o marketing digital e a tecnologia no meu negócio?

Implementar as estratégias de marketing digital e tecnologia no seu negócio pode parecer um bicho de sete cabeças, mas não é. 

Seja você o proprietário de uma desentupidora em sp ou de uma loja de roupas,por exemplo, as dicas apresentadas aqui te ajudarão a mudar a realidade da sua marca.

  1. Blog

Os blogs ainda são muito usados para pessoas encontrarem resultados de pesquisas, informações e esclarecimentos de dúvidas. 

Mesmo muitos achando que a era do blog chegou ao fim, ele ainda é um dos maiores aliados do marketing digital.

Com um blog contendo artigos e posts sobre o assunto da sua marca, fica muito mais fácil do leitor encontrar informações como o tratamento com aplicação de varizes se você tem uma clínica de estética ou qualquer outro assunto que possa ajudar o usuário a resolver um problema.

Criar um blog permite que você produza conteúdos de qualidade para leitores que podem vir a ser seus futuros clientes, com informações de qualidade e valor você consegue atrair e fidelizar esses leitores.   

  1. Instagram e Facebook

É quase impossível conhecer uma pessoa que não entre no Instagram ou no Facebook hoje, muito mais do que só entreter o público, essas redes sociais podem ser grandes aliadas para alavancar as suas vendas. 

No Facebook, você pode produzir um vídeo falando sobre um sistema de tratamento automatizado para piscina, como ele funciona, qual o valor e onde encontrar. 

Essas informações trarão clareza e soluções para as dúvidas dos usuários e os atraíram para o seu negócio. 

Um dos pontos positivos destas redes é poder utilizar diversos formatos de conteúdos para atrair pessoas diferentes, então use e abuse das ferramentas disponibilizadas nestas plataformas para conhecer ainda mais o seu público e produzir um conteúdo de qualidade. 

No Instagram, você pode produzir um post com imagens e textos explicando sobre como funciona um tratamento para queda de cabelo masculino, quem pode realizá-lo, quanto custa, como funciona e onde encontrar um profissional qualificado. 

  1. YouTube

Quem nunca ficou com dúvida em relação a alguma coisa e foi procurar no You Tube? Quantas vezes pessoas procuraram sobre diversos assuntos? Como é o caso do passo a passo de como montar uma cadeira de escritório ou empresas de desratização

O YouTube é uma das redes sociais mais usadas no mundo e que mais fornece informações aos seus usuários.

Por isso, manter um canal no YouTube pode te ajudar a solucionar as dúvidas de muitas pessoas e divulgar ainda mais o seu trabalho. 

  1. Técnicas de SEO

SEO significa Search Engine Optimization, que em português significa Otimização para Sites de Buscas. O objetivo dele é melhorar a posição do seu site/blog perante o Google.

As técnicas mais utilizadas neste meio são o Guest Post e o Link Building, que são trocas de conteúdos e links com outros blogs relacionados com o seu assunto, essa troca faz com que outras pessoas conheçam o seu trabalho e considerem a compra do seu produto.

Por exemplo, se você possui um blog sobre saúde e bem-estar, pode entrar em contato com outros blogs que falam sobre o mesmo assunto e realizar uma troca de links entre ambos.

Essa troca acontece da seguinte forma: Você inclui links do seu blog no blog do seu parceiro e ele realiza o mesmo procedimento. Essa troca permite que ambos os usuários conheçam o trabalho um do outro e conquistem mais clientes. 

  1. Anúncios pagos

Muitas pessoas acabam gastando rios de dinheiro em agências de divulgação que nem sempre entregam o resultado esperado.

O marketing digital também proporciona uma divulgação maior da sua marca por meio das redes sociais e com um baixo investimento. 

A maioria das redes sociais oferecem a opção de anúncios pagos, até mesmo o próprio Google proporciona este método para ajudar ainda mais o seu negócio. 

Você pode divulgar desde produtos como sacolas personalizadas para loja ou até serviços como limpeza de pele ou massagem corporal linfática.

Investir nestes anúncios pode te trazer resultados ainda maiores do que só a forma orgânica destas plataformas.  

  1. Avalie métricas

Métricas são indicadores utilizados para mostrar os resultados de determinadas ações e campanhas implementadas nas redes sociais por meio do seu negócio. 

Elas te permitem verificar o que deu certo e o que deu errado, o que precisa ser melhorado e o que deve continuar.

Uma das plataformas mais utilizadas é o Google Analytics, que fornece informações primordiais sobre os resultados de pesquisa dos usuários no Google.

Essa plataforma te mostra, por exemplo, quantas pessoas procuraram por “preciso de contador para abrir empresa” ou “como emagrecer de forma fácil e rápida”. São informações que podem te ajudar a ver do que os seus clientes precisam e produzir algo para ajudá-los.  

São essas métricas, esses resultados que te dão um norte sobre o que fazer para cessar as dúvidas dos seus clientes e construir um produto ou serviço para suprir os seus desejos e vontades. 

Os exemplos usados nos tópicos são simbólicos, você pode usar essas dicas em qualquer nicho ou negócios, seja criativo e avalie como essas dicas podem se adequar a sua marca para incluí-las nas suas estratégias de marketing e aumentar a visibilidade da sua empresa. 

Quais os benefícios dessas estratégias? 

Colocando em prática todas as dicas apresentadas anteriormente, você e sua empresa podem chegar a resultados surpreendentes e criar benefícios que perpetuaram a qualidade da sua marca, como:

  • Ótima visibilidade nas redes sociais;
  • Construção de uma audiência de qualidade;
  • Comunicação com o público certo e na hora certa;
  • Analisar dados, métricas e resultados com mais precisão;
  • Excelente custo X benefício;
  • Você se torna uma referência dentro da sua área de atuação;
  • Melhora o seu relacionamento com os seus clientes.

Ainda existem diversos outros benefícios que não caberiam neste artigo, mas os apresentados acima são os mais vistos nos negócios que aderem as estratégias certas e as aplicam de forma efetiva no seu negócio. 

Todas as dicas apresentadas aqui são com o objetivo de alavancar a sua marca e conquistar novos clientes.

 Aplicando elas em seu negócio, os resultados serão surpreendentes para você e sua equipe. 

Considerações finais

Esperamos que este artigo tenha sido claro e objetivo, que as suas maiores dúvidas em relação ao marketing digital e ao uso da tecnologia no seu negócio tenham sido esclarecidas.

Lembre-se que os resultados não aparecem do dia para a noite, é necessário esforço, persistência, originalidade e constância. 

Pode parecer um bicho de sete cabeças, mas com uma equipe qualificada e as estratégias certas o resultado é certo. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

campanhas de marketing

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.