jornada

Como funciona a jornada do cliente na educação?

Em meio ao oceano de informações no qual vivemos, não dá para ser raso quando o assunto é marketing. As pessoas estão buscando, cada vez mais, conhecimento sobre os serviços e produtos antes de fecharem uma compra. Todo esse processo recebe o nome de jornada do cliente.

Na educação, não é diferente. Os alunos pesquisam a fundo para decidirem o curso e a instituição antes de efetuarem a matrícula. Portanto, é necessário ficar atento às etapas da jornada de compra para que ela seja eficaz.

Quer saber como funciona essa jornada e sua importância na educação? Continue lendo o artigo!

 

kit educacional

O que é jornada de compra?

A jornada de compra faz parte da estratégia de Inbound Marketing. Nela, você deve produzir conteúdos de acordo com a fase em que o cliente se encontra. Os estágios se dividem em:

  • atração;
  • consideração;
  • decisão.

O Inbound Marketing funciona como uma espécie de funil. O topo é a fase na qual se concentra o maior número de pessoas; alguns vão chegar até o fundo e outros não. Você precisa entregar conteúdos para atraí-los, educá-los e convertê-los em clientes.

Caso você crie diversos materiais promocionais apenas com a finalidade de conversão, isso não vai funcionar muito bem, pois essas ações se encontram no estágio final. O ideal é também criar conteúdos para atrair e educar pessoas que ainda não estão nem considerando estudar em sua instituição.

Qual a sua importância na educação?

O possível aluno, antes de ingressar em uma faculdade ou curso profissionalizante, procura uma instituição na qual confiar. É o futuro dele que está em jogo, portanto, ele escolhe cuidadosamente. No caso do ensino básico, os pais desse aluno avaliam o estabelecimento. 

Por meio de conteúdos relevantes, você consegue transmitir autoridade no assunto. Se quem estiver acessando seu site, por exemplo, não sentir confiança ou não ver relevância nos materiais, sua estratégia ficará comprometida.

Quando você conhece seu público-alvo e entrega conteúdos direcionados para cada uma das fases da jornada, consegue estabelecer uma conexão melhor com o usuário. Como dito anteriormente, se você entregar um material do fundo do funil para o visitante que acabou de conhecer sua empresa, você está fazendo isso errado.

Quais são as etapas da jornada do cliente?

Aprendizado e descoberta

Essa é a primeira etapa e ocorre quando o usuário entra em contato pela primeira vez com seu conteúdo.

Vamos supor que essa pessoa não estava necessariamente procurando uma instituição para estudar e digitou no Google: o que faz um publicitário? Seu artigo apareceu na primeira página do mecanismo de busca e ele clicou para saber mais.

Nesse momento, você sanou uma dúvida e seu site virou referência nessa área para ele.

Reconhecimento do problema

Agora que o aluno em potencial conheceu seu site/blog e começou a ler os artigos sobre cursos e profissões, ele entra na fase de reconhecimento do problema. Ou seja: ele reconheceu que precisa fazer um curso para alcançar seu objetivo.

Para essa ocasião, você pode produzir conteúdos menos superficiais, como abordar a atuação do profissional no mercado de trabalho. Por exemplo: profissionais da área X estão sendo cada vez mais procurados pelas empresas.

Consideração da solução

Após reconhecer o problema, o lead — seu potencial aluno — começa a considerar a sua instituição. Nesse estágio, ele já está bem informado. Assim, digamos que assinou sua newsletter para receber mais informações.

Nesse instante, quando ele está quase chegando ao final da jornada, você deve oferecer conteúdos promovendo seu estabelecimento de ensino. Testemunhos de ex-alunos e notícias sobre as conquistas da instituição são bem-vindos.

Avaliação e decisão

Por fim, chega a hora da decisão. O potencial aluno já escolheu o curso e conhece mais sobre seu sistema de ensino, porém, você deve convencê-lo a se matricular. Nessa fase, geralmente a equipe de vendas entra em ação.

Oferecer vantagens —como bolsas, facilidade de pagamento e aulas experimentais — são boas práticas para conseguir efetuar a matrícula.

Considerar todas as etapas da jornada do cliente é fundamental para uma estratégia sólida de marketing digital. Quando feita de maneira correta, a conversão de alunos se torna maior, e sua instituição ganha mais autoridade.

Está gostando de nossos conteúdos? Conheça então as 4 ferramentas que ajudam a fidelizar clientes!

Quer saber mais sobre fidelização no varejo_ (1)Powered by Rock Convert
campanhas de marketingPowered by Rock Convert
crm e programas de relacionamentoPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.