Como escolher os canais de comunicação mais eficazes para o varejo?

Os diferentes canais de comunicação disponíveis precisam ser entendidos como ferramentas úteis para as empresas divulgarem suas soluções. Quando isso acontece, benefícios aparecem, tais como uma melhor exposição da marca para o seu público ideal e um alcance capaz de atingir consumidores em lugares distantes.

No caso de empresas de varejo, atenção especial para determinados canais, como as redes sociais, os chats online e o e-mail, pois são esses os mais interessantes para esse tipo de atividade.

Quer saber como escolher o canal adequado e obter maior retorno na sua campanha? Então, confira as nossas dicas.

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Determine o seu público-alvo

Uma estratégia de comunicação precisa ser direcionada a um público específico para que tenha eficácia. Sendo assim, é preciso entender o perfil do seu consumidor para, então, direcionar uma mensagem capaz de persuadi-lo.

Determinado tipo de público exige uma determinada abordagem, de acordo com suas características. Em certos casos, uma mesma empresa precisa se comunicar com mais de um público, o que exige que ela identifique possibilidades diferentes de abordagem.

Considerando as características do público-alvo, a empresa pode investir em ações dentro de redes sociais, como o Facebook e o Twitter, ou montar uma estratégia de e-mail marketing, se for o caso. Tudo depende do devido entendimento do comportamento do consumidor.

Jamais se comunique sem antes definir o seu público-alvo. Essa fase é fundamental para garantir o sucesso da sua comunicação.

Esteja sempre atualizando as ações

Mesmo que uma estratégia seja eficiente, dificilmente ela poderá ser mantida por muito tempo. Isso porque as características do público-alvo mudam de tempos em tempos. Até alguns anos atrás, o Orkut era a rede social preferida do brasileiro. Hoje, ela sequer existe. Entender essa volatilidade do meio digital e procurar se adaptar a ela ajuda você a tornar sua comunicação mais eficaz.

Imagine concentrar todo o seu esforço de comunicação em um canal e, de repente, perceber que os resultados já não surtem efeito. Para evitar problemas assim, é preciso variar as ações. Faça testes para avaliar se novas propostas têm boa aceitação junto ao público. Você pode considerar tipos de mensagens e novos canais. Os testes são importantes para que a nova estratégia seja realmente eficiente.

Analise a mensagem que está sendo transmitida

Uma mensagem direcionada é capaz de cativar o seu público. Pense nisso na hora de desenvolver a sua. E uma mensagem bem construída depende de alguns fatores, como o canal onde será divulgada, o tipo de conteúdo oferecido e os benefícios que apresenta.

Analise a mensagem que a sua empresa divulga com foco nesses fatores. É preciso também que ela se encaixe perfeitamente dentro da sua estratégia comercial para garantir a eficiência da campanha.

No marketing digital, uma maneira de fazer isso é contando com recursos, como o Twitter Analytics e o HootSuite — ferramentas que permitem não somente gerenciar o trabalho com redes sociais, como também mensurar seus resultados para que a empresa tenha como avaliar os impactos de cada ação na realidade do negócio.

Considere o custo da comunicação

Dependendo do que você fará, é preciso ter cuidado com o orçamento. Um diferencial das mídias digitais em relação às tradicionais é que elas permitem um maior controle sobre os gastos, ou seja, se você montar uma campanha de divulgação no Facebook, terá como definir de antemão os valores que está disposto a investir na publicidade da sua marca.

Mas não ignore as mídias tradicionais. Televisão, rádio e mídia impressa ainda são alternativas interessantes que podem custar mais e ter um retorno positivo para os seus interesses. Sendo assim, esteja atento às taxas de publicidade apresentadas pelos editores de mídia. O ideal é que você determine um limite dentro do seu orçamento e, em função disso, monte a sua estratégia de comunicação.

Conheça a fundo os canais de comunicação

Em relação às redes sociais, é preciso ter em mente algo que muitas pessoas e até profissionais ignoram: cada uma delas exige um tipo de comunicação diferente. Adaptar-se a isso é fundamental. O Twitter, por exemplo, permite um máximo de até 280 caracteres por postagem, o que sugere uma mensagem curta e objetiva. Já o Instagram é um canal voltado para o trabalho com imagens, sendo assim, é a rede ideal para companhias que querem expor seus produtos com fotos de boa qualidade.

Lembre-se: uma mensagem eficiente depende de alguns fatores, entre eles, o entendimento do meio em que será propagada. Portanto, não pense que o mesmo conteúdo será eficiente nas diferentes plataformas existentes. Um material de e-mail marketing, por exemplo, costuma ter um direcionamento muito mais específico em relação a determinados fatores, como preço e condições de pagamento, do que um material para o Facebook. O motivo disso é que as mensagens no e-mail podem ser mais personalizadas do que nas redes sociais, afinal, você está se comunicando diretamente com o indivíduo que permitiu esse contato.

Isso exige de você um conhecimento aprofundado de cada canal para extrair deles o máximo de seu potencial para o benefício do seu varejo.

Conte com profissionais especializados

Ainda pensando nos custos do processo, tenha em mente que contar com profissionais especializados não é um gasto, mas um investimento. Uma boa estratégia de comunicação depende, fundamentalmente, da ação de pessoas qualificadas, capazes de fazer com que uma marca atinja seus objetivos junto ao público-alvo.

Pense em todas as dicas anteriormente apresentadas: como identificar o público-alvo ideal, definir os canais de comunicação mais adequados para cada necessidade, desenvolver conteúdos interessantes, monitorar as ações e mensurar resultados sem a devida experiência no negócio? É por esse motivo que investir em profissionais especializados pode fazer a diferença na sua empresa. Recorra a profissionais de marketing digital e soluções automatizadas para simplificar a sua ação. Essa dica pode mudar os rumos da comunicação da sua organização.

Por fim, vale destacar: o entendimento do uso ideal desses canais pode ser o que a sua empresa precisa para conseguir o espaço desejado dentro do mercado de varejo. Uma marca que faz bom uso dos canais de comunicação consegue se aproximar do cliente e, dessa forma, estabelecer-se com maior facilidade. Por isso, considere as dicas apresentadas e comece a prosperar.

Entendeu como trabalhar com os canais de comunicação da sua empresa? Caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade para colocá-la aqui no espaço dos comentários.

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