Como aumentar o ticket-médio no varejo? Descubra aqui!

Como aumentar o ticket médio dos seus clientes? Entre as métricas que envolvem a análise da eficiência das estratégias de vendas, essa é uma das mais importantes. Afinal, ela está diretamente relacionada com o quanto o cliente está disposto a investir nos serviços e produtos da marca.

Aumentar o ticket médio de seus consumidores é uma forma simples de ganhar mais dinheiro. A empresa realizará vendas mais lucrativas sem ter que aumentar significativamente os seus gastos. Ou seja, o retorno sobre o investimento em estratégias comerciais será mais alto.

Portanto, neste conteúdo, mostraremos algumas boas práticas para que seu negócio eleve o valor do ticket médio. Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto e entender como essa métrica pode colocar você em uma posição de destaque no mercado!

O que é o ticket médio?

ticket médio consiste no valor que cada consumidor gasta em média a cada compra realizada em seu estabelecimento comercial. Ele corresponde a uma média entre o número de clientes que gera esse valor e o montante de vendas em um determinado período.

Seu cálculo é bem simples. Basta dividir o total da receita pela quantidade vendida. No entanto, aumentar o ticket médio é uma tarefa extremamente importante, pois está diretamente ligada ao faturamento da empresa e, por consequência, à sua estabilidade no mercado.

Por que é importante investir no aumento do ticket médio?

Investir no aumento do ticket médio é um método simples para garantir que a empresa mantenha-se competitiva e capaz de atingir as suas metas comerciais facilmente. A partir do momento em que o negócio mantém processos que encantam o seu consumidor, ele ficará motivado a fazer investimentos maiores nos produtos e serviços disponíveis. Em médio e longo prazo, isso também influencia na aquisição de novos consumidores.

Clientes que gastam mais são, também, aqueles que se fidelizam de modo mais profundo. Ao mesmo tempo, são os que ficam mais propensos a indicar a empresa para outras pessoas. Isso cria um fluxo de novas possibilidades de venda, em que a companhia sempre conseguirá atingir as suas metas de vendas.

Como aumentar o ticket médio?

Saber como aumentar o ticket médio deve ser uma preocupação de todo gestor. Afinal de contas, esse é um dos melhores indicativos de que as rotinas de compra e venda de produtos estão funcionando. Veja alguns passos que podem ser tomados com esse fim a seguir!

Melhore o mix de produtos

Ter um mix de produtos inovador e alinhado com as demandas do seu público-alvo é um bom passo para começar a aumentar o seu ticket médio. Por isso, faça sempre análise das tendências do setor e das necessidades de seus clientes. Assim, você conseguirá manter um portfólio de soluções alinhado com aquilo que ele precisa.

Invista em marketing digital

O marketing digital é uma das formas mais precisas de atingir o seu público-alvo com ofertas que sejam atraentes. Mecanismos de publicidade direcionadas garantem que as suas campanhas cheguem nas pessoas certas. Desse modo, o retorno obtido com cada anúncio será muito maior.

Incentive as indicações

Essa é uma estratégia que já é utilizada por muitas empresas no ramo de serviços. A empresa pode criar pequenos descontos para os consumidores que indicarem os produtos para outro cliente. Desse modo, o negócio conseguirá fazer uma nova venda e, ao mesmo, garantir que o seu cliente antigo se mantenha fidelizado.

Monitore o comportamento do consumidor

Conhecer o perfil de seu público-alvo é indispensável para que a empresa tenha as informações necessárias para desenvolver estratégias e ações de fidelização de clientes e aumentar o ticket médio.

Afinal, quanto mais você conhece as dores e necessidades de seu cliente, maiores as chances de oferecer produtos/serviços e benefícios adequados ao seu perfil de consumo. Sendo assim, monitorar o comportamento dos consumidores é o melhor caminho para se obter esse tipo de informação e escolher as ações com coerência.

Cadastre seus clientes

Para monitorar os clientes e conhecê-los profundamente, nada melhor do que estabelecer um cadastro com dados pessoais e a respeito de seu histórico de interações com o estabelecimento.

Uma ótima forma para realizar esse tipo de controle é implementando um programa de fidelidade, pois isso estimula os compradores a se cadastrarem no sistema da loja espontaneamente.

Tenha um programa de fidelidade

Por falar em programa de fidelidade, essa é, sem dúvidas, uma das melhores estratégias para aumentar o ticket médio no varejo. É cada vez mais comum que os consumidores tenham preferência em fazer suas compras em estabelecimentos que ofereçam benefícios em troca de pontos por consumo.

Certamente, um programa de fidelidade pode gerar grandes oportunidades de aumentar as vendas e elevar o faturamento da empresa. Não é por coincidência que tantas marcas atuais investem nesse tipo de ação.

Apenas para contextualizarmos, um programa de fidelidade estimula a compra por impulso e fideliza o cliente, como o próprio termo já deixa claro.

O recurso funciona de forma bem simples: o cliente faz um cadastro na loja para se identificar a cada nova compra. O valor é registrado em um sistema de pontuação e associado ao comprador. Quando o consumidor atinge uma determinada quantidade de pontos, conquista o direito de poder trocá-los por benefícios exclusivos, brindes, descontos especiais, entre outras vantagens.

Recomende produtos e serviços complementares sempre que possível

Você já notou como as empresas modernas têm investido no sistema de recomendação de produtos relacionados? Pois bem, essa ação, quando realizada de forma precisa, é muito eficaz no que diz respeito ao aumento do ticket médio.

Mas é importante ressaltar que esse é mais um motivo para que você conheça bem seu público, já que a estratégia só surtirá efeitos positivos se os produtos adicionais oferecidos estiverem adequados ao perfil de consumo do cliente.

Como você pôde conferir neste artigo, existem diversas maneiras de aumentar o ticket médio em um estabelecimento varejista. Entre elas, oferecer um bom programa de fidelidade aos compradores pode ser uma das melhores e mais eficientes estratégias. Assim, você consegue manter a métrica alta para os consumidores novos e os mais antigos.

Saber como aumentar o ticket médio é uma das melhores formas de ampliar o seu lucro. As estratégias podem ser aplicadas em toda a companhia, desde que tudo seja feito com um bom planejamento. Assim, o negócio conseguirá se posicionar com qualidade diante das demandas dos clientes e sempre arrecadar bem após fechar uma venda.

Gostou das dicas deste post? Então, compartilhe ela entre os seus companheiros de trabalho e gere um impacto positivo em todo o negócio!

crm e programas de relacionamentoPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.