ecommerce

Como atrair leads ao seu e-commerce

Como atrair leads ao seu e-commerce

Se você possui um negócio digital, provavelmente um dos seus objetivos é atrair leads ao e-commerce ou seja qual for o seu tipo de serviço ou produto. 

Isso não é uma tarefa fácil, mas também não é uma missão impossível. É fundamental estudar os conceitos e estratégias que o marketing digital apresenta como uma forma de facilitar a divulgação da sua marca. 

Por isso, não se preocupe se você nunca ouviu falar sobre leads, neste artigo vamos explicar mais sobre eles.

O fato é que para alavancar os seus resultados é necessário saber quais as ferramentas e oportunidades você tem à sua disposição para conquistar ainda mais clientes. 

Neste artigo vamos abordar dicas práticas para te ajudar neste processo, provando como o meio digital é extremamente importante e necessário para o seu negócio. 

O que é um e-commerce? 

Talvez você nunca tenha ouvido falar nem sobre o conceito de e-commerce, por isso, vamos resumi-lo para que o artigo fique ainda mais claro para você e quem sabe, até mesmo para te inspirar a abrir um novo tipo de negócio. 

Um e-commerce nada mais é do que um empreendimento 100% digital, ou seja, uma marca que nasceu, se desenvolveu e permaneceu na internet. 

É muito comum encontrar e-commerces de roupas e acessórios, lojas digitais que permitem que você faça a compra do seu produto pela internet e em alguns dias ele chega a sua residência. 

No entanto, existem diversos outros tipos de e-commerces que vendem produtos e serviços, como:

  • Um curso de liderança;
  • E-books;
  • Materiais e consultorias;
  • Calçados;
  • Produtos de beleza.

O e-commerce realmente inovou a forma das pessoas consumirem e tornou o sonho de abrir o seu próprio negócio bem mais acessível sem ser preciso de contador para abrir empresa.

E o que são leads? 

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o conceito de e-commerce, vamos falar sobre o protagonista deste texto, os leads.

Leads nada mais são do que potenciais clientes, ou seja, pessoas que conheceram a sua marca e demonstraram um determinado interesse em adquirir o seu produto ou serviço. 

Vamos supor que uma pessoa está a procura de uma empresa de portaria terceirizada e encontra um serviço, que fornece esse tipo de espaço para pequenas empresas. 

Essa pessoa entra em contato com a sua equipe para saber mais informações sobre o produto e tirar todas as suas dúvidas, ela já se torna um lead justamente por ter ido atrás da sua marca e demonstrado interesse e curiosidade no que você oferece. 

E nem sempre esse interesse é demonstrado por meio de uma atitude tão clara como a ligação, essa pessoa pode simplesmente assinar a newsletter do seu blog ou começar a acompanhar todos os seus conteúdos nas redes sociais. 

Um usuário que esteja interessado em saber mais sobre postos de coleta de lixo eletrônico, por exemplo, nem sempre irá entrar em contato com a sua equipe, ele pode agir de forma sutil e até mesmo imperceptível, mas o que ainda prova um interesse no seu negócio. 

Como atrair esses leads? 

Chegamos ao tópico mais esperado e importante, onde você irá saber o que fazer para atrair esses leads para o seu negócio e alavancar os seus resultados. 

  1. Crie conteúdos relevantes 

Uma das melhores maneiras de atrair novos clientes para o seu negócio, é mostrar que você possui autoridade e prioridade no que faz, e é possível fazer isso por meio de conteúdo informativo nas redes sociais. 

Você provavelmente já deve ter visto um post bem elaborado no instagram sobre uma maquiadora ensinando uma determinada técnica na área ou qualquer outro tipo de conteúdo que te fez pensar que aquela pessoa sabia do que estava falando. 

Pois bem, essa é a sensação que os internautas sentem quando veem um conteúdo seu mostrando informação de qualidade e valor para eles. 

Quando alguém está à procura de uma clínica estética Taboão da Serra para realizar um procedimento, provavelmente ela se sentirá mais segura ao realizá-lo com um profissional que demonstra o poder e relevância que possui naquela área. 

Da mesma forma funciona o seu negócio, seja ele qual for. Produzir conteúdos de valor e que mostram a sua autoridade na área fazem toda a diferença na impressão e imagem da sua marca. 

E você pode produzir este tipo de conteúdos por meio de:

  • Blogs;
  • Instagram;
  • Youtube;
  • Facebook;
  • Lives. 
  1. Ofertas 

Quem nunca gostou de receber um desconto ou uma oferta no site de uma loja? É imenso o número de novos clientes que uma empresa conquista quando resolve fazer uma oferta ou oferecer um desconto exclusivo. 

Uma pessoa que está à procura do preço de aula de funcional sp e encontra a sua marca que oferece um desconto de 30% aos novos clientes, se sente ainda mais atraída pelo seu serviço. 

Portanto, investir em cupons de textos, ofertas para novos clientes, programas de fidelidade possuem ainda mais chances de cativar esses leads e transformá-los em clientes fiéis da sua marca. 

  1. Técnicas de SEO 

As técnicas de SEO são muito utilizadas em blogs que realizam parcerias com outros domínios relacionados ao seu produto ou serviço. 

Em português SEO significa Otimização dos Mecanismos de Busca, ou seja, quanto mais você usar as técnicas da forma correta, mais bem posicionado o seu blog será perante o Google. 

Quando um usuário digita no site de busca um termo como “certificado avcb” aparecem diversos links e resultados, na maioria das vezes o internauta acaba clicando no primeiro que surgiu. 

E é exatamente isso que as técnicas de SEO fazem, elas colocam o seu blog ou site de vendas entre os primeiros resultados da primeira página do Google, aumentando ainda mais as chances dos usuários conhecerem a sua marca. 

Uma das técnicas mais usadas é a de link building, que se baseia na troca de links entre blogs que possuem o mesmo nicho. 

Por exemplo, se você possui um e-commerce de t-shirts, pode encontrar uma outra marca que também trabalhe com esse mesmo tipo de negócio. Você consegue inserir links do seu blog no deste parceiros e vice-versa. 

Dessa forma, você e essa outra marca se ajudam tanto no aumento da visibilidade da marca quanto no melhor posicionamento de ambas perante o Google. 

  1. Esteja presente nas redes sociais 

Não é novidade para ninguém que as redes sociais mudaram completamente a forma das pessoas se comunicarem e conhecerem novas marcas e negócios. 

Por isso, ficar fora delas é um grande erro para você que pretende conquistar novos leads e aumentar a visibilidade da sua marca. 

Mostre os bastidores da sua empresa, a produção do seu serviço ou produto e como funciona o dia a dia da sua equipe, seja em empresas de portaria e zeladoria em fortaleza ou até mesmo em home office, por exemplo

Crie esse relacionamento e intimidade com os seus seguidores e mostre que por trás daquele negócio existe um ser humano que se preocupa em criar um vínculo real e duradouro com seus clientes. 

  1. Tenha um identidade visual 

Por mais que algumas pessoas achem que se preocupar com a imagem do perfil de um e-commerce ou com as cores das postagens nas redes sociais não faz nenhuma diferença, e é aí que a maioria se engana. 

Ter uma identidade visual e uma paleta de cores bem definida para o seu negócio é necessário para criar harmonia e mostrar coerência aos seus novos clientes. 

Um usuário que entra no perfil de uma academia de natação zona norte e encontra tudo desorganizado acaba pensando que aquela marca não oferece um trabalho tão bom assim. 

Por isso, estude sobre paleta de cores e a psicologia delas, qual sentimento e sensações cada cor passa juntamente com a mensagem que você quer emitir por meio da sua marca. 

Existem profissionais no mercado especializados apenas neste assunto e que podem te ajudar a criar uma identidade visual para o seu negócio. 

Essas são apenas algumas das diversas dicas que existem na internet para te ajudar a atrair leads ao seu e-commerce ou seja lá qual for o seu negócio.

Não esqueça de que esse leads são, antes de qualquer coisa, pessoas que precisam de comunicação, identificação e ajuda. 

Saiba exatamente qual o seu objetivo e prepare sua equipe para atender e oferecer o melhor suporte possível aos seus clientes. 

Considerações finais

Que este artigo possa ter esclarecido a maioria das suas dúvidas em relação a atração de leads para o seu e-commerce.

Não deixe de colocar as dicas apresentadas aqui em prática e de continuar estudando e indo atrás de informação para aperfeiçoar cada vez mais as suas estratégias. 

Obtendo assim sucesso e prosperidade no seu negócio, alcançando suas metas e objetivos com êxito. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.