Atender cliente na loja

Descubra agora como abordar um cliente na loja da melhor forma

Saber como abordar clientes na loja é um desafio para qualquer profissional. Por mais que sejamos treinados para prestar todas as informações, as pessoas que entram no local de venda são diferentes, o que faz com que uma fórmula mágica para o bom atendimento simplesmente não exista.

Sendo assim, resolvemos trazer este post com as principais boas práticas para você saber a hora de se aproximar do potencial cliente e como fazê-lo, respeitando o espaço dele e mirando em um atendimento de alta qualidade. Que tal continuar conosco e descobrir quais são elas? Leia e veja a seguir! 

Atenda a todos igualmente 

Regra de ouro do atendimento: nunca menosprezar ninguém. Muitas pessoas se sentem mal por não serem consideradas como potenciais clientes. Não é incomum ver depoimentos de indivíduos que sentiram que os vendedores fizeram julgamentos sobre o seu potencial de compra e, dessa forma, não os atenderam decentemente.

Sendo assim, atenda a todos igualmente. O sorriso, a atenção, o cumprimento caloroso — todas as dicas de vendas devem se aplicar a todas as pessoas. Procure se analisar nesse sentido e padronizar a sua abordagem. Se há algum outro fator que talvez faça você dar uma atenção diferenciada, é hora de repensá-lo: todos devem ter uma atenção diferenciada. 

Tenha o pitch em mente

De que adianta você fazer uma abordagem muito boa, deixar o cliente ansioso para ouvir mais ou conseguir ganhar a simpatia logo de cara, se, depois disso, você não tiver nada a dizer?

Obviamente, a escuta ativa é o primeiro passo, ou seja, você deve encaminhar a conversa de acordo com a recepção do cliente. Entretanto, treinar um pitch de vendas é preciso. Pode ser uma abordagem, uma explicação, um exemplo, enfim: tenha-o na ponta da língua. 

Demonstre segurança

A sua postura também faz bastante diferença na hora da abordagem. Sendo assim, treine a sua linguagem corporal e a sua oratória para passar segurança ao cliente. Dessa forma, ele vai saber que você está à disposição e que pode contar com o seu conhecimento sobre o produto ou o serviço.

Fidelização de Clientes

Uma boa sacada para melhorar a sua segurança é seguir técnicas e estratégias de vendas. O Spin Selling, por exemplo, é uma forma de direcionar a abordagem ao cliente, fazendo perguntas para entender a necessidade dele e, assim, conseguir oferecer o melhor atendimento possível. Pratique! 

Pratique o Rapport

Falando em praticar técnicas de vendas, não podíamos deixar de falar sobre o Rapport. Trata-se de uma prática consagrada entre vendedores, que faz com que a pessoa se conecte a você, sinta confiança e, dessa forma, abra-se mais para a conversa. Analise o comportamento, o jeito e a fala do indivíduo e aja de forma coerente para a identificação.

Trabalhe a sua percepção

Já que estamos conversando sobre Rapport, vamos falar sobre percepção: nem todas as pessoas querem que o vendedor fique no “pé” delas.

É fundamental manter a sua postura, dar o cumprimento, tratando todos igualmente, e oferecer ajuda, mas também ser capaz de se afastar quando sentir que é isso que o cliente quer. Essa prática pode ser muito mais eficiente do que a insistência, pois ela pode deixar a pessoa desconfortável e afastá-la da loja.

Fique à disposição

Ao pensar em como abordar um cliente na loja nesse sentido, dar espaço não é sinônimo de abandono, combinado? Mesmo que a pessoa não queira o seu atendimento naquele momento, deixe-a à vontade e esclareça que você está à disposição, sempre usando a sua percepção para a abordagem.

Lembre-se de que o seu atendimento pode ser um fator de fidelização ou de afastamento total do potencial consumidor. Então, saber como abordar um cliente na loja pode representar a diferença entre o sucesso e o fracasso do fechamento dos negócios.

Que tal ler mais sobre isso? Veja o passo a passo de como trazer o cliente de volta para a loja e saiba como agir!

Quer saber mais sobre fidelização no varejo_ (1)
campanhas de marketing

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