Inteligência artificial

Como a Inteligência Artificial impacta a experiência do varejo

A tecnologia está presente na sociedade em diferentes momentos e em áreas variadas. Dessa forma, as atividades de trabalho ganham um dinamismo muito maior, a vida fica mais prática e os processos tornam-se mais ágeis. As empresas de varejo somente têm a ganhar com isso, otimizando suas vendas. Quer apostar em uma boa solução tecnológica em sua organização? Leia o post e descubra como a inteligência artificial no varejo pode fazer toda a diferença para o seu negócio!

fidelização

As soluções analíticas

Os donos de lojas de varejo estão cada vez mais estruturados em sua base de dados, recebendo informações de diferentes fontes e realizando um trabalho de análise a partir de ferramentas apropriadas.

Essa estratégia é ainda mais importante quando se trata de analisar informações sobre os clientes.

O mais importante é que essa análise pode ser feita de forma automática, com máquinas capazes de processar um volume alto de informações, efetuando uma análise detalhada, gerando relatórios e chegando a conclusões que podem contribuir para o gestor tomar decisões mais acertadas.

O machine learning e o comportamento dos consumidores

Para entender mais a fundo o que é a inteligência artificial no varejo, convém conhecer um conceito: o de machine learning. Trata-se de uma área da inteligência artificial que permite que uma máquina aperfeiçoe a sua performance em dada operação por meio do uso de algoritmos matemáticos e automação.

Com ajuda da análise do grande volume de dados, é possível prever comportamentos futuros dos consumidores, definindo o que é ou não verdadeiramente relevante para eles. Assim, faz-se as adequadas correlações e percebe-se o tempo ideal para apresentar um novo serviço ou um novo produto.

Em lugar de manipulação manual e de suas limitações, o gestor poderá usar a inteligência artificial no varejo para efetivar uma abordagem muito mais ampla e imparcial, descobrindo padrões recorrentes e realizando previsões mais consistentes.

A inteligência artificial no varejo e a análise preditiva

A análise preditiva é utilizada para fazer o cruzamento de dados atuais com o histórico de uma empresa. Esse cruzamento serve para uma avaliação que envolve clientes, fornecedores, parceiros, produtos e serviços, interpretando com mais precisão o cenário econômico.

A análise preditiva contribui também para o gerenciamento de riscos. Assim, é possível identificar problemas futuros e trabalhar para evitá-los ou reduzir o impacto negativo que, porventura, possam ter sobre a empresa.

Mas, além de permitir avaliar os riscos, por meio da análise proporcionada pela inteligência artificial no varejo, é possível avaliar também as oportunidades e preparar-se para elas.

No que se refere ao marketing, a análise preditiva ajuda a determinar as respostas dos clientes às compras. Também pode ser utilizada para melhorar as possibilidades de vendas cruzadas, conforme o perfil do comprador.

Resumindo, a inteligência artificial no varejo também ajuda a reter e fidelizar clientes. Essa é uma das metas mais importantes de toda empresa moderna, como solução para enfrentar a crise econômica, reduzindo custos e garantindo vendas.

A análise preditiva automática é feita por meio de técnicas variadas, que incluem a mineração de dados, a modelagem estatística (uso das estatísticas) e o desenvolvimento da machine learning para a obtenção de conclusões mais coesas e confiáveis.

As vantagens da inteligência artificial no varejo

Muitos benefícios a inteligência artificial no varejo pode proporcionar aos empresários que atuam no ramo. Entre essas vantagens, vale destacar:

  • redução de custos, devido ao uso da tecnologia e às possibilidades de encaminhar os recursos financeiros de forma mais bem direcionada;
  • otimização das campanhas de marketing e da quantidade de vendas;
  • obtenção de dados, conclusões e relatórios mais precisos e confiáveis (o que ajuda a tomar melhores decisões);
  • relacionamento melhor com o consumidor e os parceiros (mais chances de fidelização);
  • capacidade de fazer projeções realistas, identificando as melhores oportunidades para inovar, lançando produtos e melhorando os serviços.

E agora, o que pensa sobre a inteligência artificial no varejo? Já está aplicando o conceito no setor de marketing de sua empresa? Deixe seu comentário nos espaços abaixo!

Quer saber mais sobre fidelização no varejo_ (1)Powered by Rock Convert
campanhas de marketingPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.