gestão de dados

Como a gestão de dados pode melhorar a satisfação do cliente

Houve um tempo em que os clientes não tinham tantas possibilidades. Suas escolhas eram muito limitadas e suas demandas, facilmente atingíveis. Para o bem e para o mal, essa não é mais a realidade de hoje. Sendo assim, a gestão de dados deve estar preparada para, sempre que preciso, deslocar o foco do negócio e se adaptar aos novos contextos.

O cliente tem à sua disposição uma miríade de produtos e serviços, os quais pode escolher livremente. O essencial é identificar o que ele quer e como deseja ser tratado ao fazer a compra. Assim, naturalmente, o poder de decisão deslocou-se: se os clientes não estão satisfeitos, eles simplesmente vão gastar seu dinheiro em outro lugar.

Para evitar que isso aconteça em seu negócio, vamos abordar, neste artigo, como uma boa gestão de dados pode ser útil no entendimento do seu cliente. Boa leitura!

A importância da gestão de dados para entender o cliente

No passado, os clientes insatisfeitos não dispunham de muitos recursos que atingissem a imagem de uma empresa.

Todavia, com o advento das mídias sociais e outras tecnologias de acesso instantâneo e gratuito ao mundo on-line e digital, qualquer comentário negativo atinge proporções verdadeiramente enormes e potencialmente nocivas para a empresa.

Para acompanhar, se adaptar e reagir a essa tendência que veio para ficar, tornou-se praticamente um fator de sobrevivência garantir que seus clientes sejam plenamente satisfeitos.

O que se entende por manter um cliente satisfeito? Basta assegurar que seus problemas e reclamações sejam solucionados? Garantir a disponibilidade dos produtos e serviços que eles procuram?

A resposta é: sim, mas não somente. A satisfação do cliente abrange todos esses pontos, mas também necessita de algo mais profundo. Algo que mostre que a empresa realmente se importa com seus clientes.

Em outras palavras, a satisfação pode ser conseguida instilando uma sensação em cada cliente de que ele é realmente importante para o seu negócio. O primeiro passo para gerar esse sentimento é entender seus consumidores, avaliando:

  • quem eles são;
  • de onde vêm;
  • o que querem;
  • como querem;
  • como o produto impacta seu dia a dia etc.

Porém, conseguir respostas adequadas para todas essas questões é uma tarefa impossível sem o auxílio adequado. Precisamente por isso, a gestão de dados é mais que importante para o sucesso de sua organização: ela é imprescindível. Confira, a seguir, seus principais benefícios:

Melhora a comunicação

Comunicar-se diretamente com os clientes, para fins de marketing ou no caso de estarem insatisfeitos com a experiência ou o atendimento oferecidos, além de melhorar a imagem do negócio, contribui para aumentar a retenção de clientes.

Ajuda a mensurar o valor médio de compra

Mensurar o valor médio de compra (e as possibilidades de aumento desse índice) ajuda a entender o valor gerado por cada cliente e a planejar estratégias para curto e longo prazos.

Descobre preferências

A gestão de dados pode auxiliar a descobrir as preferências dos clientes. Dessa forma, você poderá desenvolver ofertas, produtos e/ou serviços altamente personalizados, otimizando a experiência do cliente.

Identifica comportamentos

Para identificar os diferentes comportamentos entre sua base de clientes, a gestão de dados deve ser usada para classificá-los em grupos com base na idade, sexo, profissão ou qualquer outra categoria que seja relevante para o seu negócio.

Mantém um histórico de interações

O seu negócio se beneficiará imensamente se você estabelecer, como um dos principais objetivos de sua gestão de dados, a manutenção do histórico do relacionamento com cada cliente. Ao transformar esses dados em conhecimentos acionáveis, você proporcionará aos clientes a sensação de que estão sendo ouvidos e tratados de forma justa e respeitosa.

Gostou do conteúdo sobre gestão de dados? Então, assine a nossa newsletter e receba os melhores conteúdos diretamente em seu e-mail!

Quer saber mais sobre fidelização no varejo_ (1)Powered by Rock Convert
crm e programas de relacionamentoPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.