BI nas empresas: por que é importante para a tomada de decisão?

Você sabe como é feito o uso do BI nas empresas? O ambiente corporativo é dominado pela tecnologia. Para companhias que sabem utilizar soluções de análise de dados, a digitalização é uma ótima oportunidade.

O Business Intelligence evita que o negócio perca competitividade. As decisões se tornam mais robustas e alinhadas com os padrões do mercado. Além disso, passam a considerar um número maior de fatores ao serem validadas.

Quer saber mais sobre o tema? Então, veja a seguir como o uso do BI nas empresas está gerando mais lucro!

O que é BI?

O Business Intelligence é uma tecnologia de análise de dados voltada para o ambiente corporativo. Ela utiliza informações internas para validar registros e garantir que as decisões tomadas sejam mais eficazes. Além disso, garante que erros sejam encontrados com mais facilidade a partir da avaliação de arquivos, registros internos e indicadores de performance.

Por que o uso do BI nas empresas é uma boa ideia?

O uso do BI nas empresas se tornou uma tendência nos últimos anos. Isso se deu principalmente pelos impactos que ele pode causar. Entre os principais, podemos apontar:

  • a maior habilidade de rastrear problemas: com o BI, tendências de indicadores se tornam mais evidentes, o que evita que falhas no fluxo de trabalho não sejam corrigidas da melhor forma possível;
  • mais segurança ao tomar decisões: o gestor que toma decisões apoiado no BI evita riscos desnecessários e tem uma visão mais abrangente sobre todos os fatores envolvidos na sua escolha;
  • possibilidade de antecipar riscos: esse fator permite ao negócio se preparar mais para o futuro e garantir uma performance mais abrangente para as suas rotinas;
  • abandono de decisões feitas por intuição: desse modo, todos os profissionais terão confiança nos caminhos traçados pela liderança corporativa.

Como implementar o BI no seu negócio?

Implementar novas tecnologias no ambiente corporativo nem sempre é uma tarefa simples. Mas se feito com cuidado, isso pode ajudar negócios a terem mais sucesso a médio e longo prazo. Afinal, os profissionais terão tudo o que é necessário para aproveitar ao máximo os recursos disponíveis.

Entre as medidas que são tomadas antes ao implementar o BI nas empresas, podemos apontar:

  • entender as demandas e o perfil do negócio;
  • treinar profissionais;
  • buscar soluções que tenham bons recursos de segurança e boa escalabilidade;
  • prestar suporte aos profissionais durante os primeiros meses de uso;
  • fazer uma análise dos resultados e ajustes caso os objetivos não sejam alcançados.

A análise de dados está dominando vários setores da economia. Na logística e na agricultura, por exemplo, ela melhora o uso de insumos e evita problemas em processos internos. Nesse sentido, o Business Intelligence se destaca como uma ótima forma de gerar resultados à frente do esperado.

A integração do BI nas empresas reduz riscos. A tomada de decisões passará a ser feita considerando mais fatores (como o perfil do cliente e os erros cometidos), o que evita riscos e melhora as expectativas. Por isso, não deixe de adotar essa abordagem na sua companhia!

Quer saber se chegou a hora de utilizar o BI no seu negócio? Então, confira o post que preparamos sobre o tema!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.