Inteligência artificial

Benefícios da inteligência artificial para pequenas empresas

A tecnologia e a automação certamente vão revolucionar a forma como as pequenas empresas são conduzidas. Atualmente, os benefícios da Inteligência Artificial (IA) demonstram como o futuro já chegou para a administração de PMEs.

Com a IA, mesmo pequenos negócios podem utilizar seus dados para construir modelos preditivos. Como? Analisando as tendências do mercado e os seus dados financeiros, a sua performance nas vendas e a sua base de clientes. As interfaces automatizadas são capazes de sugerir os cenários mais prováveis para a sua empresa nos próximos meses e anos.

 

Business Intelligence

Esse é apenas um simples exemplo. A IA veio para ficar, e neste post vamos mostrar o que ela pode fazer pela sua PME:

Quais são os benefícios da inteligência artificial para PMEs?

Criar uma comunicação mais eficiente com os clientes

Você já ouviu falar em chatbots? Eles são ferramentas robóticas de interação com os clientes nos sites e nos aplicativos.

Eles são programados para responderem as perguntas mais frequentes do cliente de uma forma mais natural e têm a capacidade de aprender quais são as questões mais comuns e de respondê-las como se fosse um atendente humano.

É por isso que os proprietários de pequenas empresas também devem continuar a se concentrar no que elas oferecem de diferencial: um excelente atendimento aos clientes e a capacidade de acomodar as suas demandas mais específicas.

Com a IA, você poderá otimizar o seu atendimento sem parecer que está deixando de lado o atendimento personalizado — o que, sem dúvidas, chatearia muito a sua base de cliente.

Por isso, é um grande investimento para PMEs, pois a tecnologia está prontamente disponível e pode escalar rapidamente junto com o seu negócio.

Assim, a inteligência artificial nas pequenas empresas é capaz de diminuir os custos, acomodar melhor os clientes e permanecer competitivo com os seus concorrentes cada vez mais equipados com tecnologia.

Conquistar mais clientes por meio de vendas inteligentes

Para qualquer tipo de empresa, é fundamental aumentar o seu número de clientes. Por isso, a inteligência artificial dispõe de ferramentas que auxiliam aos funcionários identificarem qual venda tem mais chance de ser efetuada.

Além disso, há ferramentas inteligentes — como os CRMs — que não deixam os vendedores enfraquecerem a sua relação com os clientes. Por meio da Inteligência Artificial, conquistar novos clientes e mantê-los ativos não é mais um desafio assustador.

Por fim, ela é uma excelente ajuda na tomada de decisão em relação às quais parcerias serão mais estratégicas. Com base nos bancos de dados da sua empresa e em métricas inteligentes, elas são capazes de analisar quais serão os melhores parceiros em potencial.

Automatizar os processos do seu negócio

Com a ajuda da IA, as empresas podem melhorar a experiência do cliente, aumentar o desempenho dos funcionários, automatizar os processos de trabalho e desenvolver agentes inteligentes para ajudar em muitos processos de negócios repetitivos.

Por essa razão, verifique todas as suas tarefas passíveis de automatização. Há soluções de IA para todas as áreas: vendas, marketing, e-commerce, gestão financeira, recursos humanos etc.

Criar um ambiente de trabalho mais eficiente

Em breve, a inteligência artificial será capaz de ajudar na redução de custos dos negócios. Todos os dispositivos estarão conectados e, assim, você não vai mais precisar se preocupar com:

  • ajustar a iluminação do ambiente de acordo com o fluxo de pessoas;

  • encontrar a temperatura e a acústica ideais nas salas de reuniões com base na ocupação;

  • alertar os trabalhadores quando os seus locais de trabalhos estiverem vazios.

Essas ações levarão ao redesenho do escritório tal como o conhecemos. Chega de luzes acesas à noite, de ambientes muito frios com ar-condicionado em potência elevada e de computadores ligados durante toda a noite para… ninguém.

Superar as expectativas dos clientes

Por fim, a IA está auxiliando as empresas a tomarem decisões melhores e mais rápidas ao automatizar o papel de um cientista de dados.

Ao utilizar dados do cliente, essa tecnologia pode encontrar correlações rápidas e precisas que as suas equipes podem ter deixado passar. Então, você pode usar essa visão estratégica para prever preferências do cliente e criar uma experiência personalizada.

Por exemplo: com base na sua análise de dados, ela pode encontrar um cliente que tem um problema com um produto e sugerir uma maneira de resolver isso. Com essa informação, você pode imediatamente tomar medidas para resolver o problema antes de danificar o relacionamento com o cliente.

Como eu posso usufruir dos benefícios da inteligência artificial na minha empresa?

É preciso verificar se a IA é apropriada para a sua empresa. Em 1º lugar, você deve confiar nessa solução. Afinal, não devemos implantar nada em nossos negócios sem estarmos confortáveis. Por isso, busque testar aplicações de IA como um cliente.

Comece testando pelo Amazon Alexa ou pelo Google Home para identificar o que você gosta. Depois, descubra como os seus próprios clientes podem usar uma tecnologia similar para interagir com a sua empresa. Por fim, pense em quais processos podem ser otimizados com a inteligência artificial.

Também é muito importante também fazer um brainstorming com a sua equipe a respeito de quais tecnologias implantar na sua empresa e, também, verificar os prós e os contras da implementação da tecnologia.

Afinal, não é aconselhável inserir a IA sem um planejamento — é importante priorizar quais aplicações serão mais críticas para os seus processos. Por exemplo: se você gerencia uma loja de roupas, talvez seja melhor começar com uma tecnologia de gestão de vendas e de automação do relacionamento com o cliente.

Alternativamente, se você possui um restaurante, você pode se concentrar em sistemas de controle de pedidos e de entregas. Já se você é uma empresa com contabilidade complicada, é melhor começar com um software de gestão financeira.

Ao definir objetivos específicos, as pequenas empresas podem facilmente definir um plano e executá-lo.

Portanto, os benefícios da inteligência artificial permitem às pequenas empresas competirem com concorrentes maiores. Lembre-se de que, atualmente, a IA é acessível até mesmo para as menores empresas. Assim, elas ficam preparadas para se tornarem a próxima geração de grandes empresas.

A tecnologia tem revolucionado o mundo dos negócios, não é mesmo? Por isso, os gestores das pequenas empresas não podem deixar essa oportunidade passar.

Quer melhorar a eficiência da sua empresa? Então confira o nosso post sobre o workflow e as suas ferramentas!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.