Já ouviu falar em barreiras de comunicação? Entenda como acontecem!

Você sabia que as barreiras de comunicação são umas das principais responsáveis pelos fracassos das empresas? Isso acontece, justamente, porque elas tornam as mensagens e informações distorcidas. Pois é! Repensar a maneira como sua organização se comunica com os clientes, por exemplo, pode garantir diversos bons resultados.

Neste post, a gente conta para você quais são os impactos pontuais dessas barreiras. Além disso, apresentamos quais são as principais barreiras de comunicação que sua empresa precisa destruir de uma vez por todas. 

E aí, conseguimos despertar sua curiosidade sobre o tema? Então, siga a leitura e dê início a sua jornada de conhecimento sobre as barreiras de comunicação!

Impactos das barreiras de comunicação no relacionamento da empresa com o cliente

Para assumir uma postura resolutiva, é importante que sua empresa compreenda quais são os reais problemas do cliente, pois, ao lidar com as barreiras de comunicação, é muito mais difícil acessar as problemáticas apresentadas. Já deu para perceber que a lista de impactos prejudiciais das barreiras da comunicação é imensa, certo? Veja alguns malefícios:

  • baixa satisfação dos clientes;
  • insights pouco assertivos;
  • informações incompletas;
  • decisões não comunicadas etc.  

Os tipos de barreiras de comunicação que podem prejudicar a relação com o cliente

Agora que você já compreendeu a importância de destruir as barreiras de comunicação da sua empresa com seu cliente, vale a pena dar nome às vilãs dessa história. Siga os próximos tópicos e descubra quais são os principais tipos de barreiras prejudiciais à sua comunicação. 

Linguagem

Imagine um grego se comunicando com um brasileiro sem contato algum com nosso idioma. O resultado pode ser confuso e desastroso, concorda? É dessa forma que seu cliente pode se sentir quando sua empresa tenta explicar algo muito específico em uma linguagem técnica da área! Adeque a mensagem para a “língua” do seu cliente para garantir uma maior compreensão. 

Canais de comunicação

Se você sabe que seu cliente prefere contato por meio das redes sociais, porque você optaria por enviar e-mails com comunicados importantes? É necessário conhecer seu cliente e compreender quais são as preferências de canais de atendimento, assim, fica mais garantido que a mensagem da sua empresa seja lida e compreendida!

Excesso de burocracia

Agora, considere que para seu cliente esclarecer uma simples dúvida ele precise enviar diversos e-mails, marcar um horário na agenda, falar com diversas pessoas e, só então, acessar o colaborador preparado para auxiliá-lo. Muita burocracia, concorda? É provável que o cliente fique com a dúvida por ter sido desencorajado pela estrutura dos processos de comunicação de sua empresa. A dica aqui é analisar o processo e “enxugar” as etapas, a fim de facilitar o contato.

Se sua leitura chegou até aqui, você já descobriu o que são as barreiras de comunicação, quais os impactos dessa problemática no relacionamento com o cliente e tem uma ideia das principais barreiras que podem prejudicar a comunicação em sua empresa. Pode ser, então, que você esteja se perguntando “como transpor essas barreiras na minha organização?”. 

Uma das principais ações para garantir uma comunicação clara e nada distorcida é investir em tecnologia e, acredite, sobre tecnologia e softwares a Vórtice entende muito bem! Entre em contato com nossa equipe de atendimento e descubra como as nossas soluções podem auxiliar sua empresa a evoluir!

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