como reter alunos

Aprenda como reter alunos por meio do bom relacionamento

Se existe um problema para qualquer instituição de ensino, é a evasão de alunos. Então, além de pensar em como captá-los, é conveniente saber como reter alunos. Desenvolver um bom relacionamento entre os representantes do local, alunos e familiares pode ser uma estratégia importantíssima no processo.

São muitas as razões que podem fazer com que um aluno saia de uma instituição de ensino, ainda que o intuito da maioria do alunado seja iniciar e concluir seus estudos naquela mesma instituição. Algumas questões podem ser explicadas previamente, evitando contrariedades no futuro. Por exemplo, as dúvidas de cunho financeiro, os aspectos estruturais e de metodologia, entre outros.

Porém, existem alguns caminhos para promover a fidelização dos alunos na instituição até que concluam os estudos. Veja como reter alunos por meio do bom relacionamento!

Identifique os fatores da evasão

É preciso saber onde está o problema para buscar solucioná-lo. Todas as queixas de alunos e familiares devem ser encaradas como uma contribuição positiva para melhorar seus serviços e uma resposta para a pergunta ” como reter alunos? “. Se uma eventual insatisfação aparece, deve ser resolvida o mais rapidamente possível, e nunca ignorada.

Dê espaço para que os alunos e suas respectivas famílias possam ser ouvidos. Receba-os para reuniões e escute com atenção o ponto de vista deles.

A primeira impressão de uma reclamação pode ser ruim, mas você pode agradecer por elas no futuro, se usá-las a seu favor.

Mostre aos alunos que eles têm voz na sua instituição

Pode-se criar um canal de comunicação com os estudantes, para que possam se expressar. É fundamental que entendam que as opiniões deles são levadas a sério e que as reivindicações serão realmente analisadas.

A confiança na instituição pode se desenvolver quando os alunos perceberem que são bem representados e que sua voz tem força.

Toda a equipe da instituição deve estar envolvida no processo, de professores a funcionários. Quanto mais engajados na atenção às questões e diálogos com os alunos, maior credibilidade a instituição terá naquele meio.

Ofereça auxílio para ocasionais problemas financeiros

No momento da matrícula, é importante deixar claro os valores e condições de pagamento, para que a família do aluno não tenha surpresas. Mas se ocorrerem, mesmo assim, problemas de ordem financeira, vale a pena buscar soluções viáveis para facilitar os pagamentos e manter o aluno com você.

Avalie a situação da família de cada aluno para entender seu momento de dificuldade. Trate as inadimplências de forma discreta, sem exposição.

Estude as possibilidades de oferecer descontos ou parcelamentos.

Proporcione mais canais de interação

A internet pode ser um canal extremamente positivo. Informe com clareza os canais online abertos para que os alunos possam interagir com a instituição. Por exemplo, nas redes sociais.

O mesmo endereço online pode ser útil para deixar os pais informados sobre o que acontece na escola ou faculdade, gerando maior segurança para eles.

Fora do mundo virtual, as interações podem acontecer em eventos, convenções ou feiras. São formas diferentes de deixar a instituição mais atrativa, de aproximar os alunos e criar vínculos mais fortes.

Acompanhe o processo de cada aluno

O desempenho deve ser observado de perto por meio de participação, notas e frequência nas aulas. Caso algum problema em um desses três aspectos apareça, é preciso investigar.

Quais as justificativas do aluno para as faltas ou atrasos? De repente, a localização pode não ser favorável, ou a distância que ele percorre até o local das aulas é longa. A instituição investe em programas de auxílio de transporte ou disponibiliza ônibus especiais para os alunos?

Se o estudante apresenta baixo rendimento nos trabalhos e provas, o que a instituição faz a respeito? Que tal investir em programas de monitores, em que outros alunos dão auxílio aos alunos com mais dificuldades, em troca de bolsas ou horas extracurriculares? Essa experiência pode ser positiva para os dois grupos de alunos envolvidos.

Entender os meios de como reter alunos pode mudar a imagem da sua instituição. É preciso importar-se com a retenção, tanto quanto com a captação. Afinal, alunos matriculados não são garantia de permanência até o fim dos estudos.

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