Análise de dados na empresa: veja como fazê-la da melhor forma

Vivemos na era da informação, na qual um volume imenso de conteúdos circula dentro e fora de um negócio. É por isso que todo gestor precisa saber mais sobre Business Intelligence e análise de dados, de modo a entender como usar esses conhecimentos a favor do negócio para potencializar processos e resultados.

Existem várias formas de estudar essas informações, por meio de análises preditivas, prescritivas, descritivas, diagnósticas, entre outras. Assim, são muitas as formas como as empresas podem interpretar dados para ter insights que promovam o seu crescimento.

Neste artigo, você vai conferir dicas de como ter um processo efetivo de análise de dados que contribua para a produtividade do seu negócio. Continue a leitura para saber mais!

Determine os objetivos

Em primeiro lugar, é importante saber que a análise de dados deve ser focada para gerar resultados proveitosos. O volume de informações que circula tanto no mundo online como no offline é massivo, logo, a tentativa de fazer um mapeamento sem ter algo em mente pode acarretar grande desperdício de recursos. É preciso haver boa orientação para que os esforços forneçam bons insights.

Para tal, gestores devem se concentrar nas principais demandas e metas da empresa e pensar em objetivos claros e mensuráveis para guiar a análise de dados. Dessa maneira, é possível coletar frutos que realmente agregarão valor e contribuirão para as tomadas de decisão.

Reflita sobre as hipóteses disponíveis

Decisões de negócio não podem ser guiadas pelo “achismo”. Da mesma forma como é fundamental ter objetivos bem estabelecidos, é importante pensar em hipóteses que funcionem como guia para a análise de dados. Assim, reflita sobre pontos cruciais para seu negócio, fazendo perguntas como: o aumento de reclamações se deve ao atendimento da minha equipe ou existe alguma falha na elaboração do meu produto?

Sendo assim, gerencie dados para validar hipóteses e ter mais segurança na hora de agir ou implementar mudanças.

Escolha os indicadores

Definir indicadores de performance é uma boa forma de medir e acompanhar resultados para ter certeza de uma análise de dados direcionada e de qualidade. Avaliar constantemente o andamento desse projeto, com o apoio de métricas relevantes, é o melhor jeito de saber se tudo está caminhando conforme os objetivos traçados e conseguir fazer os ajustes necessários a tempo.

Faça uma análise qualitativa e quantitativa

Com relação aos métodos para análise de dados, podemos destacar o qualitativo e o quantitativo. Como o nome indica, a análise qualitativa está relacionada a um estudo mais complexo, que envolve variáveis e particularidades importantes para o negócio. Já o quantitativo envolve números, sendo assim, é um mapeamento mais objetivo.

As duas formas se complementam e apresentam ideias interessantes, portanto, vale a pena apostar em ambas as abordagens para ter acesso a diferentes pontos de vista e uma análise mais completa.

Avalie a relevância dos dados apresentados

Conforme falamos, foco e relevância são imprescindíveis para uma boa análise de dados, visto que coletar e investigar absolutamente tudo não é efetivo. Priorize boas e variadas fontes de informação e fique atento para que os registros sejam os mais atualizados possíveis.

A análise de dados é uma ferramenta essencial para sobreviver, se adaptar e reagir diante das constantes mudanças do mercado moderno. Ela auxilia a empresa a ter mais foco e precisão nas decisões e estratégias, promovendo uma vantagem competitiva. Uma vez feita, ela deve ser divulgada e compartilhada com toda a equipe para que seus resultados inspirem todas as áreas e colaborem para a geração de ideias e inovações.

Se você gostou deste conteúdo, aproveite para curtir nossa página no Facebook e conferir nossas postagens e atualizações em primeira mão! 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.