Business Intelligence

4 situações para sua empresa se beneficiar do Business Intelligence (B.I.)

Em um mundo de mercados altamente competitivos, a solução de um Business Intelligence pode ser vital para a sobrevivência e o crescimento de sua empresa. O B.I. fornece dados que podem abrir horizontes para os gestores. Com informações precisas e atualizadas sobre o comportamento de clientes e concorrentes, é possível tomar as melhores decisões e não perder grandes oportunidades.

Business Intelligence

Por conta disso, no texto a seguir, vamos enumerar 4 situações com as quais você poderá lidar melhor utilizando os recursos do Business Intelligence.

1. Usar o Business Intelligence para padronizar as métricas

Muitas vezes, as métricas consideradas importantes poderão ser diferentes entre os departamentos da empresa ou até mesmo entre os profissionais de um mesmo departamento.

Essa é uma situação que pode causar dor de cabeça para o gestor no momento em que este precisar ter uma visão geral dos processos da empresa. Para piorar o cenário, algumas áreas podem nem ter os dados que ele procura.

Porém, após realizar a implementação do B.I. na empresa, esses problemas terminam. Isso acontece porque os dados serão alimentados em um sistema integrado e, caso o gestor precise de dados específicos, ele poderá consultá-los com facilidade, e até mesmo elaborar relatórios customizados, a fim de apresentá-los em reuniões com pautas específicas ou tomar decisões mais seguras.

2. Dados desatualizados ou indisponíveis

Atualmente, as empresas precisam conhecer as tendências de consumo de seus clientes para ser bem-sucedidas, afinal, são os clientes que geram a receita do negócio. Mas, se os dados das transações de clientes ainda são inseridos em planilhas de Excel, em vez de serem digitados em um sistema de CRM integrado, fica difícil consultar os números atualizados sempre que precisar.

E, caso você esteja fora do escritório, a situação pode ficar ainda mais complicada. Imagine-se no banco, negociando um empréstimo urgente com seu gerente. Nesse caso, você precisa ter acesso imediato ao fluxo de caixa e aos valores recebíveis para, assim, negociar e reduzir as taxas de juros, calculando melhor a quantidade de parcelas. Não será agradável, entretanto, ter que voltar ao escritório e dedicar algumas “horinhas” para descobrir a melhor maneira de contratar o empréstimo.

Com um sistema Business Intelligence integrado ao CRM, é possível consultar e monitorar os dados da empresa através de dispositivos móveis, permitindo até mesmo uma gestão a distância, em caso de viagem.

3. Organização ineficiente de processos

Que tal ter acesso a um dashboard com indicadores sobre a performance da empresa para avaliar melhor o andamento dos negócios? Com o B.I., não é só o gestor que tem esse tipo de acesso, as equipes também poderão acessar os painéis que apresentam, em tempo real, processos relacionados aos seus, podendo se programar melhor, com informações adequadas, ao longo do dia.

Essa transparência resulta em maior eficiência para as equipes, fortalecendo o vínculo entre as diversas áreas e transformando a empresa em uma máquina completa e funcional, em que todas as peças e engrenagens interagem apropriadamente para o cumprimento de um objetivo comum.

4. Custos altos e lucros baixos

A ferramenta de B.I. auxilia na gestão de gastos, apresentando dados como custos com equipamentos, treinamentos, locomoção dos profissionais e salários, permitindo uma visualização completa da oscilação desses valores no decorrer dos meses. Essas informações, portanto, favorecem uma análise detalhada, que viabiliza ao gestor cortar gastos inadequados ou ainda reduzi-los em setores nos quais não haveria um impacto negativo.

Da mesma forma, o Business Intelligence é capaz de revelar quais são os produtos ou serviços mais lucrativos da empresa. Assim, o gestor pode abandonar o que não produz lucro e focar esforços no que for mais vantajoso, a fim de aumentar a lucratividade.

É possível alcançar as metas e garantir a satisfação dos clientes com uma solução de Business Intelligence. Este é um daqueles tipos de investimentos que evitam que a empresa quebre ou mesmo passe por uma das 4 situações difíceis listadas acima. Gostou do texto? Então curta nossa página no Facebook e conecte-se conosco no LinkedIn para conhecer nossas soluções!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.