Ferramentas para entender o cliente

4 ferramentas para entender melhor o cliente

Aumentar as vendas é o grande desafio de qualquer empreendedor! Para isso, é necessário saber por que o seu cliente consome ou deixa de consumir seu produto ou serviço. E para obter essas informações de forma prática é preciso estar atento às várias e mais atuais ferramentas para entender o cliente.

Entender o seu cliente é fundamental para fidelizar. Quando consegue isso, você pode criar novas linhas de produtos, melhorar a sua comunicação e direcionar os investimentos do seu negócio.

Mas quais são essas ferramentas para entender o cliente e como podem te ajudar? Continue a leitura e confira!

1. CRM ― Gestão de relacionamento com clientes

O uso da CRM serve para a realização do mapeamento dos clientes e possíveis clientes com o negócio, direcionando a equipe de vendas em suas estratégias. Com ela, é possível saber em que estágio de compra o cliente está e seu histórico detalhado de interação com a sua marca.

Com esse histórico, é possível realizar uma comunicação mais direcionada e personalizada de acordo com a localização de cada cliente no funil de vendas, o que culminará numa melhor taxa de conversão.

2. Design Thinking

O design Thinking é um conjunto de métodos e procedimentos que visam alcançar resultados inovadores e criativos. Não representa um método convencional de interação com o cliente mas, apesar disso, tem sido cada vez mais utilizado, gerando muito sucesso entre os empreendedores mais antenados.

Possibilita o entendimento do comportamento do cliente com base tecnológica na geração de insights e soluções a partir dessa compreensão. É uma ferramenta que interage muito bem com o CRM, pois o foco de sua metodologia é o ser humano.

É dividida nas seguintes etapas:

  • imersão: pesquisa junto aos usuários e melhor entendimento do contexto;

  • ideação: criação de ideias e soluções;

  • prototipação: testes e validação das ideias.

Existe uma fase intermediária chamada análise de síntese das informações coletadas, que consolida o entendimento e os desafios aos quais o projeto de Design Thinking se dedicará a solucionar.

3. Google Analytics

Através do Google Analytics, você pode ter a possibilidade de monitorar o visitante do seu site ou blog, vendo como ele encontra o site, a forma que ele navega, que itens ele procura mais e quanto tempo passa em cada página.

Com esses dados em mãos, você pode entender quais os erros de conteúdo existem em seu site, fazendo os ajustes necessários e detectando o que é preciso inserir, tirar ou modificar, bem como identificar as áreas ou artigos que performam bem.

4. Pesquisador de palavras-chave

Pesquisar as palavras-chave possibilita compreender o comportamento do consumidor e detectar nichos de mercado rentáveis. Também é possível identificar os maiores problemas que os potenciais clientes precisam solucionar.

Entre as principais ferramentas estão o Keyword Planner do Google, o SEM Rush e o Keyword Tool Dominator.

Utilizar ferramentas para entender o cliente e as particularidades de cada um é fundamental. Além de melhorar a sua comunicação, gera engajamento com a sua marca, fidelizando os clientes atuais e atraindo novos. Aplique essas dicas no seu negócio e veja na prática os resultados!

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