4 estratégias pós-venda matadoras que precisam de um sistema de CRM

4 estratégias pós-venda matadoras que precisam de um sistema de CRM

O CRM é, comumente, uma ferramenta tratada como fundamental para a atuação do negócio por mapear todos os pontos de contato do cliente com a empresa. Porém, muitas vezes ele é utilizado apenas para o processo de vendas.

Como se sabe, a venda não deve acabar na hora que o cliente adquire o produto ou serviço, mas deve continuar para que seja possível obter resultados consistentes. Para isso, o uso de estratégias de pós-vendas se torna indispensável e pode modificar, para a melhor, os resultados do negócio.

Nesse cenário, o CRM é uma ferramenta indispensável para a aplicação de muitas estratégias. Conheça, a seguir, 4 delas e qual é o papel do sistema de CRM para a obtenção do sucesso!

banners-blog-vortice-texto-1

1. Geração de novas vendas

Um bom processo de pós-venda pode gerar novas vendas para o negócio ao apresentar soluções que o cliente ainda não havia considerado. Essa estratégia colabora para aumentar o ticket médio, ou seja, o valor gasto pelo cliente.

É o caso do cross selling, que trata de compras combinadas, ou do up selling, que se relacionada às vendas de maior valor. Nesse caso, ter um CRM é indispensável para identificar informações do cliente de modo a traçar um perfil de consumo e fazer uma oferta mais assertiva e com mais chances de conversão.

2. Fidelização por meio do CRM de verdade

CRM na prática é cuidar do seu cliente. E outra estratégia de pós-venda de alto desempenho é a fidelização por meio do relacionamento. Como tornar clientes fidelizados custa de 5 a 7 vezes menos do que obter novos clientes, trata-se de uma forma de garantir que o negócio melhore sua rentabilidade e lucratividade.

Essa estratégia pode ser aplicada com a manutenção de contatos constantes, como por meio do uso do e-mail marketing. O CRM é útil nesse sentido porque ele detém as informações do cliente, de modo a ser possível manter o contato de maneira adequada.

3. Obtenção de feedback

A obtenção de feedback é especialmente importante para conseguir entender melhor as necessidades dos clientes e melhorar toda a experiência. Após a venda, vale a pena buscar a opinião dos clientes para entender qual foi a experiência com a venda e também com o produto em si.

Novamente o CRM é relevante porque permite não apenas entrar em contato, mas também o armazenamento dessas informações. Futuramente, o feedback obtido pode servir para orientar o processo de um atendimento mais personalizado.

4. Aumento do nível de satisfação

Aumentar o nível de satisfação dos clientes é importante para gerar mais vendas e aumentar os níveis de fidelização. Para que isso seja possível, dá para adotar estratégias como a oferta de conteúdos relevantes, de programas de fidelidade e também de soluções para experiências descritas como negativas.

O CRM faz diferença nesse momento porque permite um mapeamento das necessidades dos clientes e também o estágio em que ele se encontra. Se o negócio empreende um fluxo de nutrição no pós-venda, por exemplo, o CRM permite uma qualificação desse cliente para que a equipe saiba em que momento de uma possível compra recorrente o cliente está.

As estratégias matadoras de pós-venda que precisam de um CRM vão desde a geração de novas vendas até o aumento de satisfação do cliente. Utilizando-se uma ferramenta robusta, é possível melhorar os resultados do negócio e conseguir um desempenho cada vez mais adequado.

Quer mais dicas para aumentar o sucesso do seu negócio? Então assine nossa newsletter e receba as novidades em seu e-mail!

Veja também o nosso eBook: Como Melhorar a Experiência e a Percepção de valor do cliente? Clique aqui para fazer o download!

Quer saber mais sobre fidelização no varejo_ (1)Powered by Rock Convert
crm e programas de relacionamentoPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.