4 dicas fundamentais para a fidelização de clientes

Atualmente, investir na fidelização de clientes é um grande desafio, devido à grande quantidade de concorrentes em quase todos os segmentos de mercado. É muito difícil encontrar produtos/serviços exclusivos (por muito tempo), pois a tendência competitiva permite que a concorrência copie e transforme as mercadorias. 

Portanto, é fundamental criar estratégias de relacionamento em longo prazo com a sua marca, implantando esse diferencial no hábito da equipe de vendas. No post de hoje, listamos quatro dicas de fidelização de clientes que vão te ajudar nessa empreitada!

 

at1

Conheça seu nicho e foque nele

Conhecer o cliente além dos dados de praxe é fundamental, portanto, registrar o histórico de compras e atualizar as informações regularmente facilita bastante nos atendimentos. 

Além disso, tratar cada cliente de acordo com suas preferências faz uma enorme diferença. Se uma empresa tratar todos os consumidores com igualdade, desperdiçará o investimento empático personalizado e a queda nas vendas se tornará evidente.

Não gaste tempo, processos e dinheiro tentando abraçar todos os públicos, saiba que para fidelizar clientes é preciso dar ênfase no seu nicho. Ao direcionar ações estratégicas para o público certo, será possível garantir um atendimento efetivamente empático.

Caia na realidade e perceba que não é possível oferecer a todos o melhor atendimento ou produto/serviço do mercado. Não há como agradar todo mundo. Se você estudar seu público-alvo com dedicação, sabendo quem são, onde estão e o que desejam ficará mais fácil elaborar planos de fidelização eficientes.

blog-left-contato

Acompanhe as críticas

Acompanhe o que os clientes dizem sobre sua empresa. Só assim você terá a capacidade de corrigir eventuais problemas a tempo, preservando a imagem da marca e melhorando seus serviços.

Fique atento às outras empresas, observando como eles procedem nos mais variados casos. Observe o feedback dos clientes em relação a elas para bolar planos que evitem erros semelhantes no seu negócio.

Treine os atendentes

Treine seus colaboradores para aprenderem a lidar com os mais variados casos sem perder a postura e o bom senso. Enfrentar adversidades faz parte da rotina de trabalho e saber resolvê-las utilizando a empatia faz com que o cliente se sinta mais confortável nessas situações.

Monitore todo o processo

Todo os passos efetuados para a fidelização de clientes — ofertas, promoções via e-mail marketing ou o lançamento de um produto — devem ser monitorados. Para te auxiliar nisso, nada melhor que um programa completo CRM, que gerencia as campanhas de marketing (medindo cada ação do início ao fim), mensura o retorno sobre o investimento e te dá um panorama completo sobre a fidelização dos clientes.

Além disso, a ferramenta de CRM pode integrar o site da empresa, portais de fidelidade e mídias sociais, notificando sobre novas ocorrências e interações com a empresa. Isso melhora o fluxo dos atendimentos e a satisfação dos clientes.

O monitoramento permite a otimização das estratégias do seu negócio e, conforme os dados forem obtidos, você pode organizar cada vez mais as informações relevantes do seu público, suas preferências e suas necessidades.

Pronto para colocar as dicas em prática? Vise a excelência em sua totalidade, treine sua equipe em todos os aspectos e você verá o número de clientes fiéis crescer constantemente!

O que você achou das informações deste post? Comente e assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos como esse.

Quer saber mais sobre fidelização no varejo_ (1)Powered by Rock Convert
crm e programas de relacionamentoPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.